Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

This paper presents the concepts developed for my piece “Breakfast Serialism”, for laptop orchestra and improvisers. This piece introduces several conceptual and technical aspects made possible by the use of computer mediation using network communication between the conductor and the performers. The piece is intended as a study on some of the technical and musical potential of the networked laptop orchestra. It is divided in six sections, each one exploring different musical possibilities for the application of the computer as a mediator, that ‘listens’ to all the events from the ensemble, and algorithmically adapts the pitch and dynamic possibilities using custom software developed in the Max/MSP programming environment. The concepts and technical aspects will be described, as well as an insight to the background and some of the specific points of interest and concerns in electronic music ensembles, reflecting a conviction that laptop ensembles present vastly rich, unique and underexplored compositional possibilities. This piece was composed for the ‘EME – ESART Electroacoustic Music Ensemble’, of the School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, with my students from the Electronic Music and Musical Production course, and guest instrument students with experience in free improvisation. It was premiered in the “Serralves em Festa” music festival, in June 1st 2014, at the library of the Serralves Foundation, Porto.
This paper presents the program in electronic music composition and musical production at the School of the Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco (http://www.esart.ipcb.pt). This study program offers a 1st cycle degree and is functioning since the academic year of 2005/2006. At the conference, we will present the curriculum of the program, some recent work by the students, and the next phase in the program development, which includes making contacts with people and institutions to further develop the program through ERASMUS exchanges of faculty and students, hiring of new faculty members, and eventual creation of an European partnership for a 2nd cycle degree. Keywords: New academic programs in electronic music, electronic music, musical production, multimedia.
This paper describes a contour-based algorithm for the real- time automatic generation of jazz walking bass lines, fol- lowing a given harmonic progression. A brief description of the walking bass procedure will be presented, and also a brief survey on some common implementations and tech- niques. This algorithm was implemented in the Max/MSP graphi- cal programming environment.
This paper presents a dynamic interface and voicing algo- rithm for real-time performance of jazz piano comping. Starting with a given song with a predefined harmonic progression, the algorithm calculates and maps an array of chord voicings to a virtual piano keyboard that can be played in real-time with any physical multi-touch input device like an iPad or computer keyboard. By taking care of the note selection for the voicings, the interface pro- vides a simplified and intuitive way to play sophisticated voicings, while leaving the control over the performance aspects like timing, register, wideness and density to the user.
A realização de um Desfile de Moda é, tal como refere Dillon (2012) uma atividade que exige um esforço muito elevado da equipa que o produz e absorve muito tempo e comporta elevados custos. Se, por um lado, se trata de uma perfeita simbiose entre diversas áreas que trabalham, em conjunto, para um mesmo fim, por outro lado, exige a garantia de sucesso que advém da relação entre todas as partes intervenientes, o que só se consegue com um relacionamento eficaz na equipa. A complexidade que um Desfile pode implicar na sua organização, quando resulta numa atividade de grande sucesso, representa retorno e identifica-se com enormes potencialidades para todas as partes envolvidas, desde a entidade que o realiza (designer, marca, instituição ou outra) ao público que assiste e participa e absorve todo um vasto conjunto de sensações que lhe são proporcionadas em diversos níveis, visual, estético, audiovisual, multimédia, som/música, espaço, etc.
Este livro é resultado do EIMAD 2022 – 8º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que teve lugar de 7 a 8 de Julho, em Castelo Branco, Portugal. O livro inclui os artigos curtos, submetidos ao EIMAD 2022 e aprovados pelo processo de revisão por pares, dupla e cega. A conferência mantém a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do Design, da Música, das Artes e suas intersecções. Esta missão ganhou maior relevância com a COVID-19 e a atual situação geopolítica, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização. O EIMAD 2022 adota um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, o que poderá permitir o aumento da participação e o impacto do congresso. Participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. Sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, o EIMAD 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores. Deste modo, este livro inclui resultados de investigação, diferentes abordagens, novos avanços de conhecimento sobre questões sociais e técnicas em Design, Música, Artes, relativas à prática profissional, ensino e educação. Os capítulos do livro estão organizados em três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Intersecção. Na primeira secção, encontramos capítulos com o propósito de compreender como as condições do contexto de ensino-aprendizagem impactam no ensino do design, face à abordagem de problemas complexos; uma proposta de um modelo conceptual de análise de tendências socioculturais, com vista à gestão visual de projetos em ambiente colaborativo; uma análise da efemeridade dos participantes da moda no Brasil; uma revisão do sentido e codificação das imagem como meios de comunicação; um caso de estudo sobre ilustrações de figurinos para teatro; um estudo sobre vestuário para idosos com limitações decorrentes de patologias degenerativas das articulações; uma proposta de ação de design social que liga a xilogravura à consciencialização ambiental através do design de superfície e, por fim, uma revisão da literatura sobre o branding das marcas de moda, particularmente a comunicação que mantém a relação com os consumidores e atrai novos clientes. No que diz respeito à segunda parte, está incluído um estudo sobre a canção como recurso didático e pedagógico facilitador do desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo; uma análise de diversas abordagens utilizadas na formação musical; uma investigação-ação sobre as dificuldades de aquisição da leitura rítmica verificadas em contexto de sala de aula; um estudo de caso descritivo sobre o Ensemble Dias de Música Electroacústica – Collegium Musicum Electroacústico; um estudo sobre processos de registo, classificação e expressão de informação de diferentes fontes para uso educativo, turístico e museológico. Já a terceira parte, inclui um estudo de caso sobre conceção e desenvolvimento de produtos personalizados, com recurso à tecnologia de fabrico aditivo, para apoiar indivíduos com limitações físicas na aprendizagem de instrumentos musicais, um estudo de caso sobre a obra do escultor Cesare Sighinolfi em Portugal, e por fim uma revisão da literatura e casos descritivos na interseção da escultura com a joalharia.
Um livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 33 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.