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Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos apresentada ao Instituto Universitário de Lisboa
O reportório de música antiga é extremamente amplo e variado. Como resultado, educadores de música em muitas faculdades e universidades têm introduzido disciplinas na área da música antiga e da interpretação histórica dos instrumentos nos currículos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre a atual organização dos Departamentos de Música Antiga oferecidos por diferentes Instituições de Educação Musical a um nível Europeu. Do ponto de vista metodológico, foi consultada uma base de dados online internacional - International directory of Music and Music Education Institutions-, que integra informações detalhadas sobre mais de 3000 Instituições de Educação Musical. Esta pesquisa foi organizada utizando diferentes campos de pesquisa, nomeadamente: i) um primeiro campo de pesquisa que incluiu todos os países europeus que são relevantes para estudo (n=22); e ii) um segundo campo de pesquisa relacionado com o domínio de estudo e incluiu o índice “early music performance”. A revisão aqui apresentada estabelece novas orientações para o potencial apetrechamento dos Departamentos de Música Antiga, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento sobre as ofertas das Instituições Europeias e possíveis re-avaliações de programas/práticas educativas.