Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Flauta Transversal) e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música refletindo por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 e, por outro lado, um estudo de investigação no âmbito do ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha e a primeira parte deste trabalho caracteriza todo o desenvolvimento do estágio, desde a contextualização da escola e do meio envolvente, a caracterização da aluna de instrumento e dos alunos da classe de conjunto, a síntese da prática pedagógica e, por fim, uma reflexão final. Quanto ao projeto de investigação, a segunda parte deste trabalho, tem por base a investigação desenvolvida relativamente à temática da mecanização, mais especificamente na sua aplicação pedagógica na Flauta Transversal. Esta parte consistiu em desmistificar através de pesquisa bibliográfica, todos os aspetos que estão relacionados com o conteúdo da mecanização, tais como a posição corporal, o processo de respiração (inalação, suspensão e exalação de ar), a posição do corpo em relação à flauta, o movimento dos dedos e a conexão que existe entre a posição dos dedos, a nota que se pretende ouvir e o ar necessário para tal. A metodologia utilizada foi a descritiva, tendo como instrumentos de recolha de dados um inquérito por questionário a professores de flauta transversal. Os resultados apontam para uma maior consciencialização corporal através de mecanismos de relaxamento.