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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Percussão) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Percussão) e Música de Conjunto
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre os problemas inerentes ao ensino tradicional, procurando compreender os benefícios na inclusão da música experimental no ensino artístico especializado, de forma a complementar o ensino tradicional. Este trabalho não tem como propósito suprimir o repertório erudito, mas sim, adicionar ao ensino tradicional novos métodos de ensino mais atuais e completos. A música experimental explora os limites conhecidos nos géneros musicais vigentes em determinado período, assim como a utilização de novos elementos, instrumentos, técnicas e novas tecnologias, permeados pela ludicidade, autonomia, criatividade e sensibilidade, frente à diversidade cultural que encontramos no contexto de atuação. Na música experimental encontramos uma audácia e um interesse em romper novas barreiras do som. A utilização de novos elementos musicais, tais como o ruido, é característica de uma clara abertura ao experimentalismo. A introdução da música experimental no ensino coloca o aluno no centro da descoberta musical, através de experiências ou estratégias como a improvisação, e de processos de seleção de sons com intencionalidade, desenvolvendo uma escuta ativa e participante. É importante os alunos terem consciência do mundo sonoro, do ruído e do silêncio. A introdução destes conceitos, muitas vezes é mais fácil de assimilar nas crianças, porque elas revelam uma curiosidade acrescida em relação ao som, explorando novas sonoridades de forma intuitiva e natural. A presente pesquisa almeja identificar e compreender as diversas vantagens que a mesma acrescenta no desenvolvimento da aprendizagem de uma criança.