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Contém ref. bibliográficas
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Este projeto consiste na conceção de bolsas multifuncionais, contendo as seguintes características: prático, confortável, personalizável, tecido resistente, funcional e intemporal. O projeto parte do ponto de partida de um problema que precisa ser solucionado. Após a avaliação do problema, podemos identificar as soluções. O problema está na falta de coligação entre produtos com estética agradável e a sua utilidade/funcionalidade. Apresento no projeto uma coleção composta por 5 acessórios, bolsas multifuncionais. O projeto apresenta um conceito que estará sempre presente em todas as edições: sociedade X tempo X trabalho, assim como o “efeito bumerangue”. Nos capítulos seguintes, será apresentado o conceito, toda a estrutura criativa, e processo inerentes ao projeto.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5151
Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco
O meu projeto é a criação de uma marca de acessórios “Beatriz Lains” que consiste na exploração de uma recente técnica têxtil em Portugal, o “Tufting”. Esta técnica é normalmente utilizada para peças de decoração e interiores assim como exposições de artesanato, e o objetivo do projeto seria o estudo e o aproveitamento desta ferramenta ao máximo adaptando-a para a moda e acessórios, com o objetivo de estabelecer uma relação entre o manual e o artesanato com a moda recente, fazendo com que estas técnicas menos conhecidas e por vezes desvalorizadas tenham o seu valor e visibilidade, mostrando a versatilidade das mesmas. Posto isto desenvolvi uma coleção cápsula de malas para a minha coleção “Espera.”. Esta coleção foi inspirada em histórias e costumes portugueses com um design minimalista, jovem e moderno onde o foco está no trabalho com a técnica têxtil, e para isto elaborei vários estudos e experiências vendo qual seria a melhor abordagem para obter o melhor resultado final.
Documento disponível na Biblioteca da ESART
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5484
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 687 - 5507
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Este projeto pretende mostrar que a música tem algumas particularidades, como o tipo de instrumento e a maneira de se manusear. Mesmo não sendo estudantes da área da música, podemos ver e identificar algumas necessidades de cada instrumento. Hoje em dia, ainda podemos ver que há um número considerável de pessoas que praticam uma carreira ou hobbie de música, estas podem ser convidadas a participar em vários eventos, sejam orquestras ou eventos sociais, como bailes, festas, aniversários ou casamentos. Independente do evento ou atuação, estes músicos têm um cuidado especial em relação ao vestuário. Podemos, no entanto, afirmar que não existem muitas lojas direcionadas e/ou especializadas para este público, o que faz com que os músicos acabem por comprar em lojas que não oferecem roupa adequada e não vão ao encontro das suas reais necessidades. Quando vão atuar, os músicos precisam que o vestuário tenha espaço e conforto para que haja possibilidade de movimento a mexer no instrumento de maneira que possam ter uma boa performance. Este projeto tem como objetivo criar um vestuário que vá ao encontro das necessidades deste público. O público a quem me refiro e para quem vou desenvolver vestuário é as violoncelistas (público feminino). Pretendo assim atender às suas necessidades que são o conforto e principalmente vestuário que não comprometa o movimento, o manuseamento do instrumento e do corpo.
O projeto consiste na criação de um sutiã personalizável, constituído por 3 partes removíveis das quais podemos trocar e escolher o formato, o tamanho, o modelo, as estampas ou a cor conforme o nosso próprio gosto e necessidade. O projeto surgiu de uma necessidade encontrada no mercado, algo que pudesse satisfazer a maior parte das mulheres, dando-lhes a oportunidade de ter uma peça 100% a seu gosto quanto ao tamanho e ao design. O grande objetivo é conseguir criar um produto, com uma história e um conceito forte com qual as mulheres se identifiquem, que as inspirem e que as faça apaixonar pela marca.
O Projeto Final de Licenciatura pretende unir o Design com a necessidade de encontrar respostas a um problema. O foco principal são as mulheres que passaram ou estão a passar por cancro de mama. O Problema encontrado foi a falta de lingerie com uma vertente mais sexy com as características de um soutien apropriado para pós-operatório. No decorrer do presente documento serão descritos os vários processos da proposta a desenvolver.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5517
Este projeto é desenvolvido com o objetivo de tentar suavizar e ultrapassar, por pouco que seja, a realidade que as crianças com doenças crónicas passam todos os dias, desenvolvendo assim, algo que as permita viajar mentalmente, esquecendo o mundo à volta por uns instantes. As emoções de uma pessoa, assim com a sua vivência, são as linhas guias e com um, grande peso para a liberdade e o sonho de cada uma. Com base nesta realidade, foi feita uma pesquisa com o intuito de tentar perceber o que poderia ser desenvolvido para proporcionar o bem-estar das crianças. Tendo como base a pessoa que inspirou o desenvolvimento deste projeto, foi feito um estudo-caso sobre ela, onde ela pode contar um pouco a sua história, tentando assim, transpor a sua a realidade para quem não a conhece. Desta forma, procurou-se revelar um pouco a sua realidade, mostrando o que está por de trás de uma menina de doze anos, que aparenta estar sempre bem. Perante esta situação, verificou-se que havia aspetos dos internamentos, que podiam ser melhorados, através do desenvolvimento de algo que as distraísse, tendo sempre em conta as suas necessidades e limitações. Exposta a origem da ideia, começou-se a falar com a Isaura sobre os trabalhos feitos por ela no contexto hospitalar, e que são destes os exemplos, os livros escritos e ilustrados pela própria, nos quais ela conta os seus sonho e ambições. Daqui surgiu a ideia de os padrões dos estampados serem a interpretação e ilustração de cada poema, feitos pela mesma. Em seguida foi executado os esboços das peças em si, do lenço, da máscara e do pijama. O principal foco deste projeto é fazer com que estas crianças se consigam expressar, enquanto estão entretidas a personalizar as suas peças, e que quem observe as suas obras de arte, as consiga decifrar. Feitos os padrões e o estudo das peças, chegou-se à realização de vários protótipos, focando em pequenos pormenores que possam fazer a diferença. Padrões estes que possuem uma história de quem vive uma realidade semelhante à das crianças, a quem este projeto se destina. Foi realizada uma segunda pesquisa das matérias, tanto riscadores como têxteis, para a realização das peças de vestuário destas crianças, mantendo o principal foco em entender qual seria a melhor opção, tendo em conta que estes iriam ser pintados, lavados e pintados de novo. Reunida toda a informação, realizaram-se os protótipos das peças, onde foi testado um dos padrões, para conseguir ter a perceção se a ideia era viável e funcional. Ao mesmo tempo foi-se desenvolvendo a marca e a embalagem que transportará o produto e que terá outras finalidades.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Guava Essentials Lda. para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Relatório de Estágio e projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
O presente relatório surge como uma apresentação do trabalho da mestranda inserido numa marca de acessórios de moda. O estágio curricular com inicio a 4 de Novembro de 2015 e conclusão a 31 de Maio de 2016, contribuiu portanto para a conclusão do Curso De Mestrado em Vestuário e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco/IPCB em conjunto com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O estágio visou aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como propôs novos desafios, ambientes de trabalho, discussão de ideias e conceitos, e mais importante, a experiência de trabalhar para clientes reais, noções de orçamentos, e gestão de tempo. Assim como foi determinante a experiência ganha ao realizar diferentes tarefas fora e dentro do espaço de atelier, tudo isto numa área em relação aos acessórios de senhora, neste caso malas, e o impacto que causam no contexto de moda atual, assim como a forte vertente têxtil da marca. O presente relatório consta do trabalho desenvolvido em contexto de estágio, desafios superados, dificuldades encontradas, e objetivos atingidos com sucesso. A mestranda apresenta também no presente relatório as tarefas que lhe foram atribuídas dentro da marca, em relação á criação, ilustração, etapas de execução de tarefas, assim como reflexões acerca de diversos temas relacionados com o estágio em si. Além do estágio, a mestranda foi desafiada a desenvolver uma coleção de malas para a marca, com o objetivo de apresentar uma abordagem sua da marca. Como poderia propor novos modelos, aliando a sua criatividade e sentido de estética às próprias características que representam Teresa Gameiro. Dessa forma conseguindo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o estágio, e acrescentando valor á própria marca apostando numa nova abordagem.
O vestuário profissional, é constituído por várias definições, a mais fácil de entender será fardamento. Nos dias de hoje o fardamento é um elemento importante nas mais diversas funções e cargos. Através do fardamento, é possível promover uma determinada imagem e transmitir valores. Mas a principal função, será a de proteger o seu usuário, para que tal aconteça, o criação de fardamento requer inúmeros estudos a nível das características físicas do usuário e local de trabalho. Um fardamento bem concebido, permite um melhor desempenho das funções a que o usuário está destinado, assim como o pode proteger de situações e perigos adversos. A Celtejo é uma empresa com quase 50 anos de conhecimento e experiência na produção de pasta de papel, encontrando-se na vanguarda tecnológica sendo reconhecida internacionalmente pela superior qualidade dos seus produtos. A empresa pretende a inovação do seu fardamento, e a possibilidade de proporcionar, melhor qualidade de trabalho aos seus colaboradores. Para que tal aconteça no presente estudo, a mestranda analisa diversas áreas associadas à criação de fardamento. O foco principal foi a Ergonomia e a Antropometria associadas à criação de vestuário, são áreas presentes no design, e que cada vez mais, são pontos de estudo nas mais diversas áreas. Foi importante para o projeto conhecer as instalações da Celtejo, ouvir opiniões, e identificar problemas. A realização de um inquérito aos colaboradores, permitiu também analisar outros pontos, a melhorar. Após os estudos feitos, iniciou-se a criação da proposta de fardamento, de forma a dar resposta ás necessidades apresentadas. Mantendo a imagem corporativa, são apresentadas peças, com características funcionais, com maior conforto, e que permitem aos seus usuários uma maior proteção.
O presente documento foi realizado no âmbito do estágio na empresa de Knitwear e Ready-to-wear, Sibling London, compreendido entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015. A Sibling London é reconhecida pelo uso de uma estética bastante divertida aliada à corrente artística da Pop Art e por explorar muito o sector Têxtil, nomeadamente a área das malhas e do croché. A escolha do estágio nesta empresa deve-se sobretudo ao gosto e identificação pessoal da mestranda, como também ao objetivo de perceber determinados aspetos inerentes à Pop Art, tais como: qual a importância desta corrente artística da Arte Contemporânea no Design de Moda e Têxtil?; como pode ser aplicada?; qual a mais valia do seu uso para a empresa em questão?. Tendo em conta a filosofia e o tipo de produtos oferecidos pela empresa, a mestranda pretende, portanto, dar resposta à questão de investigação: Como pode ser trabalhada a corrente artística da Pop Art nos sectores de Ready-to-wear e Knitwear e quais os procedimentos necessários para a sua aplicação? Para dar resposta a esta problemática, recorreu-se ao uso de metodologias intervencionistas ativas (quasi-experiência) e não intervencionistas (pesquisa e observação), no decorrer do estágio, de forma a alcançar o objetivo desejado. Referir ainda que, a mestranda tinha também como objetivo, adquirir novos conhecimentos acerca das metodologias e técnicas utilizadas pelos designers da empresa, para no futuro servirem como exemplo na criação e comercialização da sua própria marca. No decorrer do estágio foram realizadas inúmeras tarefas, na sua maioria tarefas manuais, onde foram explorados vários materiais e técnicas têxteis. Visto que a empresa Sibling London não representa tecnicamente esse tipo de trabalho, a mestranda aproveitou esse facto para criar um hipotético documento onde se ilustra e descreve detalhadamente, os vários trabalhos manuais, com a intensão de complementar e melhorar, ao nível de organização, as metodologias de trabalho, utilizadas pela empresa e também para dar a conhecer ao público o seu trabalho de uma forma mais aprofundada. O presente relatório termina com a apresentação e desenvolvimento de fichas técnicas, do trabalho manual realizado pela mestranda, ao longo do estágio.
No âmbito do conceito de tradição, sendo uma herança de costumes e bens culturais, partilhada entre gerações ao longos dos anos, onde a valorização e práticas culturais se desenvolvem numa constante de progresso ao longo dos tempos. O Design de Acessórios vai permitir transmitir esse conceito em forma de coleção de malas de palha de centeio, permitindo modernizar e inovar os produtos já existentes e tradicionais, dando-lhe outro tipo de utilidade sem ser apenas o típico, como um objeto utilitário de recolha, para guardar alimentos e transporte de objetos pequenos. O Design tem um papel fundamental neste projeto, permitindo estruturar e planear esta inovação através de um processo organizado de criar, com necessidade de projetar, estudar, esquematizar e planificar. A marca Palha Fidalga, situada em Marco de Canaveses, nasceu com o propósito de não deixar morrer a tradição da criação de objetos tradicionais em palha de centeio. Tendo já a marca quem produzisse as típicas malas tradicionais, foi proposto à mestranda desenvolver uma linha mais inovadora e moderna dos produtos, em parceria com a marca ficando acordado entre ambas que cada modelo desenvolvido e proposto para a marca tivesse um registo de modelo pertencente a equipa de design e não a marca em si. Ficando a marca com uma percentagem das vendas, mas o registo dos modelos seria da equipa de design. Houve necessidade de estruturar bem todo o processo, iniciando com a elaboração de um diagrama projetual onde se pretendeu dar resposta à questão de investigação, sendo ela “Como um designer de moda pode converter um conceito tradicional numa peça de design? “. Com isto surge a necessidade de empregar uma metrologia de trabalho mista, sendo ela não-intervencionista e intervencionista. Na metodologia não-intervencionista, procurou dar-se resposta à questão de investigação através da pesquisa elaborada em documentos, livros e internet. Quanto à metodologia intervencionista, esta está associada à componente projetual onde se concebeu todo o processo criativo no âmbito do Design de Acessórios da coleção.
A dissertação presente tem por objetivo a apresentação dos estágios elaborados em duas marcas espanholas, Agatha Ruiz De La Prada, em Madrid, e Colmillo de Morsa, em Barcelona. Estágios estes resultado da força de vontade da mestranda em questão, de querer evoluir e crescer a nível pessoal e profissional, aprofundando e desenvolvendo conhecimentos na área do design de moda, numa perspectiva de compreender também duas marcas com realidades completamente diferentes no mesmo país. Não deixando para trás o conceito proposto a ser aprofundado no que toca à inserção do vestuário unissexo na moda a partir destas marcas. Todavia, alguns aspetos que remontam para a questão das distinções entre ambas tornam-se pertinentes à medida que os estágios foram avançando, levando a mestranda a refletir sobre fatores originários, como a localização geográfica, o patamar na indústria, capacidade económica atual, tipo de estilo/design, influências e inspirações, entre outros. Irá ser feita uma apresentação de cada marca, de forma a explicar como se desenvolveu o estágio e de que modo contribuiu para a análise do conteúdo em questão. Este estudo tem por base uma investigação intervencionista, visto que a mestranda procurou estagiar/trabalhar em âmbito de atelier para poder aprofundar os seus conhecimentos e ao mesmo tempo compreender conceitos relacionados como, o funcionamento das diferentes marcas analisadas, a sua estrutura/organização, métodos de criação, produção e venda, em que patamar se encontra a nível nacional (em Espanha) e internacional e quais os seus objetivos e projetos futuros. Toda a dissertação tem por base analisar e compreender duas marcas que apresentam uma presença distinta no mercado, mas utilizam alguns meios semelhantes e outros bem diferentes para fazer face ao sucesso, num mundo de muita competitividade que requer força de vontade, trabalho árduo e estar atento à evolução dos tempos (ao ciclo da moda).
O presente documento apresenta o trabalho desenvolvido em atividade de estágio na empresa Colmillo de Morsa, em Barcelona, e expõe algumas das estratégias disponíveis a designers para a criação de moda mais sustentável. O documento tem como finalidade a conclusão do Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, proporcionado pela Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. A mestranda efetuou um levantamento de informação relevante sobre sustentabilidade na conceção e produção de moda, analisando os impactos ambientais e sociais do ciclo de vida dos produtos de moda, completando esse conhecimento com a aplicação prática na atividade de estágio na empresa espanhola. O relatório de estágio descreve, assim, todas as tarefas realizadas pela mestranda, os projetos em que participou, bem como as atividades realizadas durante o estágio na empresa espanhola. Colmatando com uma reflexão crítica sobre alterações processuais de design, na qual as empresas tentam implementar para seguir um modelo mais sustentável.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre de Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Textil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a Faculdade de Arquitetura Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Textil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Relatório de Estágio e Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Este projeto tem como tema “A importância da história da moda no figurinismo”, que consiste em dois casos de estudo; No primeiro projeto realizado foram desenvolvidos figurinos para o teatro Vaatão. O segundo caso de estudo, consistiu em estar envolvida em uma das equipas de produção na ópera Peter Grimes, mais corretamente, na equipa de costura. O projeto começou por uma pesquisa sobre a história do teatro, mais especificamente na área do figurino. Foi essencial para poder entender o enquadramento de como ao longo dos anos os trajes tiveram a sua evolução. Também foi necessária uma pesquisa e síntese do que é o figurino e qual é a sua importância. Sendo uma área diversificada do design de moda, foi necessário compreender e aprender como se trabalha para uma área tão especifica como a do figurinismo. No primeiro projeto, realizado desenvolveu-se figurinos para o teatro Vaatão. Foi fornecido pelo Vaatão um briefing que levou a um levantamento exaustivo sobre a temática pretendida. Criou-se uma metodologia de trabalho através de pesquisas, o que contribuiu para a apresentação da proposta especifica ao grupo, mantendo reuniões constantes com equipa de trabalho do Vaatão. O segundo projeto foca-se no desenvolvimento e preparação de guarda-roupa para a ópera apresentada no Teatro Nacional São Carlos. O grande foco do trabalho consistiu na integração de uma equipa de produção, no gabinete de costura. O essencial nos arranjos de figurinos e a ajuda aos atores durante os espetáculos, na troca de guarda-roupa.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 687 - 5511
Documento disponível na Biblioteca da ESART
No seu Projeto final, a Aluna desenvolveu o tema “Caricaturas dos Ícones da Moda, Aplicação e Transformação de Peças de Vestuário”. Desenhou as caricaturas de cinco grandes Ícones da moda internacional. Retirou os elementos característicos dos vários Ícones e fez a ilustração dessas mesmas caricaturas. Posteriormente, aplicou técnicas de bordado das diversas caricaturas em pecas como t-shirts, sweat t-shirts, casacos básicos, entre outras peças de vestuário, utilizando a metodologia de Bruno Munari. Também aplicou na técnica de bordado alguns materiais, considerados desperdícios, por algumas empresas, como por exemplo linhas de bordar, tendo em conta as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tão essenciais, no mundo de hoje. Por fim criou um Lookbook com as peças apresentadas no Projeto.
Projeto de customização de vestuário, com peças de roupa resgatadas, combatendo assim o desperdício têxtil e promovendo uma consciencialização artística, onde Exspraymental dá uma nova vida às peças de roupa resgatadas, customizando-as, inserindo o graffiti na moda e têxtil, utilizando spray têxtil eco-friendly.