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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto
O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira apresentamse os registos das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas na Escola de Música do Colégio Moderno, com uma aluna do último ano do curso preparatório de piano, e uma turma de coro, com alunos entre o IV nível de iniciação e o 3º Grau (Coro Juvenil E). A segunda parte consiste no projeto de investigação, na qual consta a análise da abordagem de Dorothy Taubman na resolução de problemas da técnica pianística, bem como o estudo empírico realizado com cinco alunos da mesma instituição na qual decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: Como é que a abordagem de Taubman contribuiu para o desenvolvimento a técnica pianística?; Quais as diferenças entre a abordagem de Taubman e os métodos tradicionais?; Quais são as estratégias utilizadas por Taubman para resolver dificuldades técnicas recorrentes?; e, por último, Como pode a abordagem de Dorothy Taubman ajudar na resolução de problemas da técnica pianística no ensino de piano?. Utilizando a metodologia de investigação-ação, o estudo baseou-se na análise dos resultados obtidos com dois alunos do III nível de iniciação e três alunos do IV nível, após a aplicação de exercícios criados de acordo com os princípios da abordagem de Taubman. Para auxiliar o processo de recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: relatório de aula, grelha de avaliação de aula, tabela de avaliação mensal, duas entrevistas e duas gravações de cada um dos participantes (no início e no fim da investigação, com o objetivo de serem divulgadas, juntamente com as respetivas grelhas de avaliação, para que se possam recolher opiniões externas sobre os resultados). Os dados obtidos permitiram concluir que os alunos ganharam uma maior consciência em relação aos elementos da técnica pianística que foram trabalhados, bem como uma maior preocupação em corrigir os seus problemas técnicos. Para além disso, as grelhas de avaliação, bem como as classificações atribuídas pelos professores que analisaram as gravações, confirmam que, após o estudo, os alunos evoluíram de forma positiva em praticamente todos os parâmetros.