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Tese de Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, ramo Turismo e Desenvolvimento, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar.
Cada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas. O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores, às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.
Esta dissertação foi conduzida com a intenção de averiguar o interesse, junto dos profissionais da área, sobre a discussão de práticas de sistematização de análises introdutórias na introdução de um projeto de Design de comunicação. A discussão permitiu gerar um contributo no reconhecimento das práticas existentes - delimitadas no espaço e tempo - na abordagem ao início do projeto em contexto profissional. No decorrer da investigação, aplicou-se a metodologia quasi-experimental mista por se referir a um método experimental de análise e interpretação de informação. A recolha e análise dessa informação foi conduzida numa abordagem qualitativa fenomenológica, com o intuito de estudar um “fenómeno” particular na gestão de projeto de Design de comunicação. A aplicação do método investigativo, conduziu o estudo à revisão de literatura, preparação para a recolha de dados, processamento dos resultados, discussão e conclusões. A investigação mostrou existir, na maioria dos entrevistados, um interesse por práticas de sistematização com a salvaguarda de que essa não impeça ou obstrua a riqueza do trabalho produzido. Transpareceu ainda não existir uma visão clara sobre o significado de “diagnóstico”, tendo cada entrevistado, apontado a sua interpretação. A maioria das empresas, que colaboraram neste estudo, demonstrou interesse em discutir modelos de sistematização que possam conduzir a um maior esclarecimento das práticas de condução de projeto, particularmente, por considerarem que as práticas diárias e rotinas estabelecidas, dificultam a inserção de novos membros nas equipas de trabalho.
Dissertaçäo de Mestrado apresentada à Universidade de Nottingham
Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artistica, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.
Dissertação de Mestrado em Ciências Biomédicas, Universidade Nova de Lisboa, 2008