Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
O relatório apresentado é o resultado de um projeto realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Design Gráfico e Design de Multimédia, com o objetivo de mostrar uma síntese da aprendizagem e competências adquiridas ao longo dos três anos letivos da licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta Unidade Curricular é de grande importância, pois permite aos alunos o contacto com o meio profissional. Através deste projeto pretende-se que se aplique os conhecimentos apreendidos de forma útil. O seguinte relatório diz respeito ao desenvolvimento de toda a Identidade Visual do Centro de Recolha Animal de Castelo Branco bem como da exploração dos vários meios de comunicação. Com o trabalho desenvolvido nos último anos o Centro necessita da adaptação de novas estratégias. Este projeto pretende dar resposta a um problema de coerência de design de comunicação com benefícios diretos para as pessoas que têm interesse em proteger e adotar animais de companhia, sendo estes o principal público-alvo. Após identificar a existência de um problema, o foco central do projeto é resolvê-lo e desenvolver soluções para a comunicação do Centro de Recolha Animal de Castelo Branco, cuja missão visa recolher, tratar e recolocar em novos lares os animais de companhia abandonados na região da Beira Baixa.
A presente proposta para a realização de investigação tem como objeto de estudo o papel do Design de Comunicação na comunicação de produtos alimentares, neste caso de conservas piscícolas. Surge da necessidade de identificar e melhorar as lacunas existentes no processo de apresentação de marcas no mercado de peixe do rio. A investigação sobre o tema de identidade e comunicação visual de marcas alimentares, irá ao encontro do tópico investigativo que trata de comunicar e diferenciar a marca Bem Amanhado dos seus concorrentes. Para este estudo foram selecionadas as metodologias de natureza intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase, dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema, aplica-se a metodologia não intervencionista. Já na segunda fase, que se dedica ao desenvolvimento projetual da marca, será necessário recorrer a uma metodologia intervencionista, a investigação ativa. Todos os projetos desenvolvidos na Bem Amanhado – Iguarias de Peixe do Rio, propriedade da Conserveira do Interior, cooperaram para a investigação e suas conclusões, assim como contribuíram para verificar as capacidades da autora no seu papel enquanto designer. Pretende-se contribuir para que a marca se posicione no mercado de modo adequado e seguro, estando à frente das tendências, permitindo-lhe não só diferenciar-se, como também afirmar o seu espírito empreendedor fase aos seus concorrentes. Os benefícios deste estudo consistem num contributo para o conhecimento na área, junto da academia, na medida em que trata um tema pouco aprofundado, bem como para a indústria alimentar e para o setor piscícola em particular.