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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente documento é a conjugação de um relatório de estágio, com um Projeto de Investigação realizado em paralelo ao mesmo, ambos apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Ensino Artístico, presente no plano de estudos do 2º ano de Mestrado em Ensino de Música. Na primeira secção reflete-se todo o processo vivido, ao longo do presente ano letivo (2016/2017), ao acompanhar uma classe de conjunto (constituída por quatro alunos de piano, violino, flauta e clarinete) e um aluno da classe de tuba do Conservatório Regional de Artes do Montijo. A segunda Secção encontra-se, fundamentalmente, suportada por dois grandes pilares. Primeiramente, é apresentado o questionário realizado, a fim de aferir quais os conhecimentos que os músicos (estudantes, amadores e/ou profissionais) possuem acerca dos principais aparelhos de respiração, bem como o uso que lhes é empregue. Concluiu-se, com a análise dos dados, que o nível de escolaridade pode estar, em certa medida, relacionado tanto com o conhecimento acerca do espólio de exercícios e aparelhos de respiração existentes, como com a prática regular de exercícios de respiração (em especial, antes e durante a prática musical). Numa segunda fase, e tendo em vista a resposta à problemática “Como maximizar a performance musical através da aplicação diária de exercícios de respiração com e sem aparelhos?”, foi desenvolvido um Método de exercícios de respiração (com e sem aparelhos) que, posteriormente foi aplicado numa amostra de quatro participantes, cada um com as suas especificidades. Apesar de pecar pela falta de apresentação de resultados médicos comprovados, foi possível observar os progressos de cada um, através, tanto dos registos pessoais, como da performance musical efetuada ao longo dos meses de aplicação do método. Pode, por isso, concluir-se que a performance musical pode, de facto, ser exponencialmente melhorada quando, aliado ao estudo de base, se efetuar exercícios de respiração que estimulem, preparem e trabalhem todo o sistema respiratório. Toda a elaboração deste relatório foi orientada pelo professor Ilídio José Viegas Martinho Massacote, que, de resto, foi fundamental em todas as vertentes deste crescimento pessoal, profissional e social.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto