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As aplicações multimédia (e.g., voz ou vídeo) exigem às redes IP um serviço de comunicação com baixa latência, baixas taxas de perdas de pacotes, e requisitos mínimos de largura de banda. Diferentes arquiteturas de Qualidade de Serviço (QoS) foram propostas e desenvolvidas por dois grupos do IETF, o modelo IntServ e o modelo, um pouco mais recente, DiffServ. Os fabricantes de equipamento de rede adotaram as suas próprias implementações destes modelos nos seus equipamentos de encaminhamento IP ou de comutação multicamada, para além do modelo Best-Effort. Neste trabalho, pretende-se avaliar a eficácia da implementação DiffServ realizada por um dos principais fornecedores de equipamento de rede. Para tal, implementou-se uma rede piloto e realizou-se um conjunto de testes de avaliação utilizando os principais modelos de gestão de filas (FIFO, WFQ, e CBWFQ) existentes nestes dispositivos, considerando a rede com diferentes configurações e níveis de cargas de tráfego. Na avaliação, comparou-se os resultados das taxas de perda de pacotes e de latência experimentados pelos fluxos de tráfego de Vídeo e Áudio em tempo real. A motivação deste trabalho teve origem numa discussão sobre a eficácia do Diffserv em ambiente de simulação vs Diffserv em ambiente real.
A Cisco Systems é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco Networking Academy é um programa de capacitação profissional e desenvolvimento de carreiras no setor de Tecnologias de Informação (TI) para instituições de ensino e pessoas em todo o mundo. Os cursos da Cisco Networking Academy são concebidos com o objetivo da preparação para os exames de Certificação Cisco, e estão alinhados e são reconhecidos pela indústria. Estas certificações são altamente valorizadas pelos empregadores em todo o mundo, e os profissionais que as detêm estão entre os mais bem pagos na área de TI em todo o mundo. Este foi o mote para a criação da Academia Cisco da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) em 2003, como um centro técnico de formação especializado em redes, que disponibiliza um vasto catálogo de cursos de formação, sendo as principais as formações CCNA (Cisco Certified Network Associate), CCNA Security e CCNP (Cisco Certified Network Professional Program). Cientes da crescente necessidade de implementação e gestão de tecnologias Cisco no mercado, e com vista a potenciar o reconhecimento das competências dos estudantes das Licenciaturas de Engenharia Informática e de Tecnologias da Informação e Multimédia do IPCB, os docentes das unidades curriculares (UCs) Redes de Comunicação de Dados e Arquitetura Internet, promoveram recentemente a reformulação dos seus conteúdos programáticos, alinhando-os com o catálogo de formação CCNA, bem como das metodologias de ensino e de avaliação para potenciar o processo de ensino aprendizagem. Estas UCs têm agora uma forte componente prática, com aulas ativas combinadas com o extensivo programa de e-learning da Cisco que apoia o autoestudo e autoaprendizagem e permite o uso de simuladores de redes. Este artigo reflete sobre o impacto das alterações introduzidas nas UCs, na motivação e o interesse dos alunos nos conteúdos e atividades desenvolvidas, na avaliação pedagógica e da atividade do docente, e na taxa de sucesso.
O Raspberry Pi é uma plataforma que se denota como Single Board Computer, um ecossistema propício ao desenvolvimento de soluções personalizadas, especificas e normalmente encontradas na comunidade maker. Através deste projeto, pretende-se implementar um sistema de monitorização num Raspberry Pi 4, nomeadamente, o LibreNMS – com o intuito de demonstrar a viabilidade do sistema em ambientes produtivos, qualidade, desenvolvimento e sandbox. Para além desta tecnologia, irá ser utilizado software open source. Esta dissertação perdente enquadrar o estado geral do mercado de trabalho, detalhar a composição da infraestrutura utilizada e a execução de testes de carga sobre o Raspberry Pi. Foi conseguido a instalação do LibreNMS no Raspberry Pi 4 e monitorizado trinta e oito clientes. Revelou-se que o sistema será capaz de suportar a carga de cento e oitenta e dois clientes monitorizáveis.
Descrição baseada em: Ano 31, nº 1 (Jan. 1987)-
Tese de mestrado em Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações, Universidade de Aveiro, 2000
Os sistemas de bloqueio e filtragem de conteúdos Web encontram-se maioritariamente associados a regimes políticos opressivos, cujo principal objectivo na sua utilização é a censura. Infelizmente, este tipo de aplicação não só limita os direitos dos utilizadores como revoga o princípio daquilo que é uma rede global de partilha de informação pública, a Internet. Não obstante a filtragem e bloqueio de conteúdos Web é uma área franca em proliferação, cuja a sua correcta utilização tem vindo a demonstrar-se extremamente benéfica em determinadas áreas como a detecção e bloqueio de conteúdos pedófilos. Neste artigo apresentamos o protótipo Sisbloque, um sistema de filtragem e bloqueio de conteúdos Web projectado para ser implementado sobretudo em ISPs (Internet Service Providers), grandes instituições ou companhias, que propõe não só um mecanismo de filtragem de conteúdos com novas técnicas aperfeiçoadas e inovadoras como a intersecção de conteúdos relativos bem como a garantia de execução transparente suportada por um mecanismo de manipulação de erros.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos
A evolução da computação na nuvem tem crescido nos últimos anos e por conseguinte, tem também atraído muitos utilizadores e empresas. De tal forma que, existem cada vez mais aplicações na nuvem e serviços disponibilizados por este tipo de infraestruturas, a custos razoáveis, sobretudo baseados no custo de utilização dos recursos elásticos da nuvem consoante a sua necessidade e quantidade. Isto advém devido estes serem aprovisionados mediante solicitação. A grande capacidade de armazenamento, e o grande poder de processamento, tem potenciado a que arquiteturas como Data Warehouses sejam hospedadas na nuvem, originando o surgimento de novas aplicações analíticas. A necessidade de envio de informação sobre a atividade fiscal dos contribuintes ou empresas para os portais do governo de forma automática e integrada, bem como, a ausência de um local centralizado para a sua consulta tem-se revelado um problema dos softwares de gestão, bem como, para os contabilistas e técnicos oficiais de contas, recentemente apelidados de contabilistas certificados. Para colmatar estas lacunas, este projeto tem como objetivo a apresentação de uma proposta de arquitetura para um sistema de gestão e auditoria fiscal na nuvem, que permite o armazenamento contínuo da informação fiscal num Data Warehouse para posterior consulta numa aplicação web, como também o envio automático da mesma para os portais das entidades governativas nacionais via web services.
This paper proposes a Web-based architecture to monitor and experiment a Digital Pendulum Control System from a remote place. The Digital Pendulum Control System is an interesting educational tool considered ideal for both laboratory and project work, and a typical case of a computer control application.
Recent growth in the WWW (Word Wide Web) and Java has received significant attention as means to share sophisticated and expensive laboratory equipment in Computer Engineering Courses. To share a Digital Pendulum System in class laboratory and with other educational institutions, this paper proposes an Internet Toolkit for Computer Engineering Courses. This allows the monitoring and experiment of a Digital Pendulum System from remote place. A simple and easy-to-use Web interface was developed to help students, and other users, in lab experiences using default control algorithms.
This paper proposes a Web-based toolkit to monitor and experiment a Digital Pendulum Control System from any host of an intranet. “The Digital Pendulum Control System is a modern version of a classical control problem: that of balancing a free swinging pendulum in its inverted position”.
O presente trabalho visa o desenvolvimento de uma aplicação que permite a partilha de um equipamento didáctico existente, neste caso na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, via Internet, tornando possível realizar, de forma interactiva, experiências de controlo a partir de um local remoto (na sala de aula, outra sala de aula ou do exterior). O equipamento didáctico é o sistema Pêndulo Digital que opera num ambiente Matlab/Simulink, e juntamente com a toolbox Pendulum da Feedback [Fdb], fabricante do pêndulo, permitem controlar o sistema e realizar experiências através da alteração de parâmetros predefinidos (Figura 1). Este equipamento permite a aplicação de diversos algoritmos de controlo ao pêndulo, tais como o algoritmo baseado em regras (Rule-Based), o algoritmo PID, etc.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos, realizada sob a orientação científica do Professor Doutor Alexandre José Pereira da Fonte e do Professor Doutor José Carlos Meireles Monteiro Metrôlho da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.