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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Instrumento (Violino) e Música de Conjunto
O presente projeto de investigação visa salientar a importância da motivação na aprendizagem do violino, sendo o termo explorado e designados os derivados fatores que influenciam a motivação no processo. Procurou-se entender de que forma se verifica no ensino atual e se realmente é notável esse impacto no estudo e prática violinística do aluno, nas mais diversas variantes. Através da recolha de dados, com base em questionários a alunos de violino e duas entrevistas exploratórias a um professor e aluno de violino, foi possível compreender, descrever e analisar quais os intervenientes no processo motivacional que contribuem para o êxito de um aluno de violino no Ensino Artístico Especializado, nomeadamente os seguintes agentes: aluno, professor, escola e família. Ou seja, descobrir como estes fatores condicionam o processo motivacional e compreender qual o papel da motivação na educação e aprendizagem musical do aluno. O presente estudo adota uma metodologia de cariz descritivo suportada na análise de dados quantitativos e qualitativos, no sentido em que a investigação é aplicada a um variado número de alunos de violino de vários graus do Ensino Artístico Especializado, em particular, a Academia de Música de Paços de Brandão. É um estudo de caráter exploratório e descritivo, assente em técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa. Nomeadamente, uma entrevista do tipo exploratório, a um aluno de violino e uma entrevista por conveniência, a um professor de violino do Ensino Especializado de Música, assim como, questionários a alunos de violino do primeiro ao sétimo grau de Ensino de Música da AMPB. Através dos instrumentos de recolha de dados utilizados foi possível dar resposta às questões de investigação. Nesse sentido, foi possível constatar que a motivação é uma importante força dinamizadora da aprendizagem, podendo estabelecer-se uma relação significativa entre esses dois processos. Os dados obtidos reforçam a necessidade dos diferentes intervenientes no processo de ensino-aprendizagem estarem conscientes do papel da motivação, assumindo a perspetiva de que essa dimensão se constrói essencialmente na interação entre fatores internos e externos (motivação intrínseca e extrínseca), ou seja, entre o aprendente, o contexto e a sua rede social de apoio.