Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20146TFCER.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13418TFCMA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19268TFCPAG.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Os projectos de rega têm sido orientados prioritariamente para a construção das estruturas de armazenamento, transporte e distribuição de água. Em resultado do insucesso de muitos destes empreendimentos quanto ao cumprimento dos objectivos de produção programados, o conceito de projecto de rega tem evoluído nos últimos anos, tendo vindo a ser-lhe atribuídos novos componentes estruturais e institucionais. Para o melhor conhecimento das suas interrelações têm sido desenvolvidos programas de monitorização e avaliação com carácter interdisciplinar. Nesta perspectiva desenvolveu-se uma análise comparativa a posteriori para um conjunto de onze perímetros de rega no país, seleccionados de acordo com a dimensão da área beneficiada e com o tempo de funcionamento. A recolha de dados para além dos disponíveis, incluiu a elaboração de um questionário, dirigido às organizações de gestão dos perímetros. A análise baseou-se fundamentalmente na utilização de um conjunto de indicadores numéricos caracterizadores do empreendimento e da sua gestão, que se definiram de acordo com os objectivos pretendidos. Com base nos valores obtidos para os indicadores apreciaram-se os objectivos de gestão: produtividade, gestão da água e gestão financeira. Os resultados obtidos permitem validar a metodologia empregue, embora se tenha mos¬trado também a necessidade de uma maior elaboração, só possível com o aumento do tipo de dados disponíveis, o que deve ser considerado como uma das prioridades na implementação de medidas para a melhoria da gestão dos perímetros regados.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21413TFCER.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26752TFCERA.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica – Recursos Agro-Florestais e Ambientais.
O presente estudo tem como objectivo o desenvolvimento de uma aplicação com um conjunto de módulos programados para o cumprimento da legislação e regulamentação legal em vigor, de forma a automatizar os procedimentos de gestão para um Perímetro de Rega genérico, bem como de apoio ao fornecimento de dados para a produção de documentos necessários ao seu funcionamento. Com essa finalidade foi criado o SIGIPR (Sistema de Gestão Integrado de Perímetros de Rega) para a gestão de um Perímetro de Rega dum Aproveitamento Hidroagrícola, de forma a dar cumprimento ao estabelecido no DR n.º 86/82 de 12 de Novembro (estabelece a base dos Regulamentos das Juntas de Agricultores para os pequenos regadios de interesse local, definindo as atribuições das Juntas de Agricultores, estabelecimento das Taxas, respectivos critérios e valores a cobrar), e ainda, o Decreto-Lei n.º 86/2002 de 6 de Abril, que actualiza o regime jurídico das obras de aproveitamento hidroagrícola estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 269/82 de 10 de Julho, que estabelece e actualiza um conjunto de regras e procedimentos, nomeadamente quanto às Taxas de Conservação e Exploração e à liquidação e cobrança das mesmas taxas. O SIGIPR - Sistema de Gestão Integrado dos Regadios de Ródão, é uma aplicação informática desenvolvida de base para a gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas dos Regadios de Ródão, nas suas componentes de identificação cadastral e parcelar actualizada, identificação de regantes, campanhas de rega, emissão automática da facturação de cada regante para efeitos das Taxas Conservação/Manutenção e Exploração, produção de informação sobre a forma como está a ser utilizada a água relativamente à optimização na sua utilização, monitorização do comportamento hidráulico das barragens do Açafal e Coutada, monitorização das Estações elevatórias ou de Bombagem, e produção diária de informação das necessidades hídricas das culturas mais representativas dos dois Aproveitamentos Hidroagrícolas. O SIGIPR foi desenhado de forma a ser uma aplicação customizável que permita a sua adaptação às realidades e necessidades de outros Aproveitamentos Hidroagrícolas com as mesmas tipologias, e tendo em conta os baixos recursos que as Juntas de Agricultores ou similares dispõem. A evolução da actual versão com o desenvolvimento de novas funcionalidades, está a ser executada no âmbito do Projecto Final do Curso de Mestrado em Gestão de Recursos Hídricos, da ESA-IPCB.
O perigo pode ser entendido como a possibilidade de ocorrência de um fenómeno, numa determinada área e num determinado período de tempo. A avaliação do perigo de inundação resulta da combinação das cartas de altura de água e de velocidade de escoamento. Esta cartografia permite a delimitação das zonas inundáveis e a sua determinação depende dos dados meteorológicos, topográficos e da ocupação do solo e também da modelação hidrológica e hidráulica. Os objetivos deste estudo são, elaborar cartografia de altura de água, velocidade de escoamento e de zonas inundáveis, criar e validar um modelo digital de superfície de escoamento, a fim de obter mapas de perigo de inundação para a área de estudo. Utiliza-se o software HEC-RAS/HEC-GeoRAS, para simulação de inundação em regime de escoamento permanente e variável. Desenvolve-se uma metodologia SIG, adaptada aos dados hidrológicos e cartográficos disponíveis, para o cálculo de perigo de inundação. Verificou-se que os SIG e as respetivas extensões e ferramentas são bastante úteis para o desenrolar do projeto, resolvendo de forma capaz a metodologia usada. Tem grande capacidade de gestão, manipulação, armazenamento, análise e representação espacial dos dados. Com o auxílio da tecnologia de mapeamento aéreo com drones, conseguimos adquirir dados espaciais com elevada resolução, obtendo assim melhores resultados na modelação hidrológica. A boa qualidade de dados geométricos, o registo de hidrométricas instaladas no terreno e a análise desenvolvida nos regimes de escoamento permanente e variável, demonstrou serem resultados muito importantes à validação do modelo hidráulico de inundação e ao estudo de mapas de perigo de inundação para diferentes cenários.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - Recursos Agro-Florestais e Ambientais
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - Recursos Agro-Florestais e Ambientais
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Gestão de Recursos Hídricos
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Gestão de Recursos Hídricos
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21029TFCER.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21025TFCER.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17610TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17558TFCPAN.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24150TFCERA.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Opção Rural apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.