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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Este estudo pretende investigar que adequação se deve levar a cabo no ensino do
piano para responder às necessidades dos alunos diagnosticados com Perturbações do
Espetro do Autismo.
A investigação foi orientada tendo em conta os pressupostos da Educação Inclusiva
e a importância da Musicoterapia no ensino do piano às crianças portadoras de
necessidades educativas especiais - diagnosticadas com Perturbações do Espetro do
Autismo.
O estudo compreendeu uma fase inicial, exploratória que permitiu formular a
pergunta de partida e os objetivos a atingir. Em seguida realizou-se a revisão da
literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Definiu-se o
universo de participantes, elaborou-se o guião da observação e o protocolo da
entrevista como instrumentos de recolha de dados.
Da análise dos dados da observação e do conteúdo das entrevistas foi possível
verificarmos que o piano, apesar de ser um instrumento solista e líder, tem
potencialidades para ser usado em musicoterapia e, particularmente, em alunos
diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo.
Foi possível, ainda, com este estudo, compreendermos a importância de uma
formação adequada, por básica que seja, no âmbito das Necessidades Educativas
Especiais, na perspetiva da promoção de uma escola mais equitativa, mais justa,
através da Educação Inclusiva.