Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

50 records were found.

Disponível na Biblioteca da ESART na cota : 728 - 5143
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Este relatório descreve todo o processo de desenvolvimento do projeto, justificando todas as soluções encontradas e empregues no mesmo, desenvolvido no 6º Semestre de Licenciatura de Design de Interiores e Equipamento, num culminar de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O projeto é um cavalo de baloiço de madeira para crianças. O destino deste cavalo é uma creche na Atalaia, aldeia onde resido. O projeto foi desenvolvido a pensar em temas que vão sendo falados entre pais, sobre os pontos fracos de cada brinquedo. Portanto, todas as soluções são respostas a essas mesmas questões e críticas.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 741 - 5145
O relatório presente consiste na apresentação do projeto final de licenciatura do curso de Design de Interiores e Equipamento, no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores, lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas, ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, IPCB. O objeto deste projeto refere-se a um apartamento no 3º andar de um prédio situado perto do centro da cidade de Castelo Branco. É, atualmente, um apartamento alugado a estudantes universitários da cidade e encontrase num bom estado arquitetónico, porém com aspetos e características muito desatualizadas, típicas de um imóvel com algumas décadas de construção. Neste projeto, propõe-se a remodelação do apartamento apresentado e a total adaptação a uma residência para estudantes universitários. Deste modo, pretende-se adequar as condições e funções da habitação ao público-alvo e ao respetivo modo de vida, dentro de um conceito que permite a ligação entre estes elementos.
Este projeto consiste num equipamento para espaços lúdicos em ambientes fechados e desenvolvido para crianças e jovens, designado de Unio. Unio significa união em latim e foi assim apelidado porque todo ele foi pensado de forma a juntar os seus utilizadores, assim como o próprio equipamento se trata de módulos interligados apesar das suas diferentes caraterísticas. Unio tem como principais objetivos a intervenção social, inclusão social e a educação. Pretende alcançá-los através da intervenção sensorial: sensações tácteis e visuais, que o próprio equipamento oferece. Estes módulos em formato hexagonal, apresentam-se cada um em cores diferentes e cada cor define um material diferente também nele utilizado. Por exemplo o hexágono amarelo apresenta-nos a areia e o verde dá-nos a conhecer a relva. Os módulos podem ser expostos no sentido horizontal, em cima do pavimento e estarão ligados entre si através de uma peça em tecido que os liga por meio de velcro.
Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento, no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamento, lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. O espaço a intervir corresponde a uma moradia unifamiliar, situada na aldeia de Nandufe, no concelho de Tondela, no distrito de Viseu. Atualmente, o imóvel é propriedade da junta de freguesia. A sua compra foi pensada para beneficiar os movimentos associativos da freguesia, para que estes tivessem um local onde pudessem reunir. Este edifício já foi sujeito a renovações no exterior e também no piso térreo, onde foi construído um café. No entanto, a parte interior do edifício, encontra-se em estado de degradação, muito devido ao facto de já não ser utilizado. Deste modo, através deste projeto, pretendemos reabilitar e remodelar este edifício, valorizando as suas características arquitetónicas. O projeto visa a converter a moradia num estabelecimento de alojamento local. Esta habitação possui cerca de 250 m2, divido por três pisos. O objetivo é desenvolver espaços confortáveis e funcionais para o fim a que se destinam. Um dos grandes desafios deste projeto é criar mecanismos para que seja acessível por pessoas com mobilidade condicionada, apontando para a promoção do turismo acessível. É ainda prevista a criação de equipamento desenhado à medida, considerando o conceito pretendido e mantendo a identidade do local.
O presente projeto apresenta um equipamento multifuncional, designadamente “um sofá multifuncional”. Este equipamento destina-se a clientes que pretendem iniciar a sua vida independente, numa faixa etária compreendia entre os 30 e os 40 anos, e com baixas condições económicas. O objetivo principal do projeto, é criar um sofá versátil, seguro, cómodo e que pudesse satisfazer as necessidades reais do utilizador, através do recurso a métodos projetuais que foram gradualmente desenvolvidos ao longo da minha formação académica. Com o tema definido concretizaram-se as pesquisas sobre o tema, para melhor entender o conceito e as necessidades. O objeto de estudo incidiu em questões ergonómicas, objetos semelhantes, materiais, formas, sistemas e funções. Em complementação, elaborei várias pesquisas e análise de equipamentos, de forma a conhecer objetos semelhantes e com as mesmas funções, já existentes no mercado. Esta pesquisa serviu de inspiração e suporte para o resultado final do meu projeto. De um sofá vulgar para um multifuncional, de apenas um só lugar de assento, surge um sofá chaise-longue e sofá cama, com módulos nas laterias do mesmo com funções acopladas, tais como uma garrafeira, onde se destaca um suporte giratório de apoio de trabalho, isto na lateral do lado direito, sendo que a lateral esquerda se situa à altura do assento do sofá, tendo a função de guardar objetos pessoais, e ter sempre à mão os telecomandos da televisão, carregadores de telemóveis, computadores, entre outros objetos, há ainda a possibilidade de guardar na sua lateral revistas e livros. Este documento apresenta-se como uma síntese explicativa de todo o projeto final desenvolvido ao longo do 6ª Semestre da Licenciatura de Design de Interiores e Equipamento.
O presente relatório relata as atividades desenvolvidas durante o estágio na ESART PROJECT FACTORY, onde se desenvolveram e aprofundaram competências essenciais para a prática profissional do design. O design de equipamento e mobiliário foram as vertentes mais aprofundadas, bem como a prototipagem rápida, assistida por tecnologias digitais, nomeadamente CNC onde foram desenvolvidos projetos com, diversos graus de complexidade. Deste modo adquiriram-se ferramentas para evoluir num sentido autocritico enquanto designer.
O presente relatório de estágio curricular, realizado na empresa Mob® Cozinhas em Viseu, surge como meio de conclusão do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Desde objetos, a espaços, sendo estes projetados para uso humano, existe a necessidade de configurar adaptando aos padrões de dimensão do corpo humano. Cabe assim a quem projeta, pensar na adaptação de algo para que seja utilizado pelo maior número de pessoas. Este relatório reúne informação teórica sobre o estudo dos primórdios da ergonomia, até à atualidade, com foco na antropometria e dimensões humanas. Ainda dentro do caso de estudo a pesquisa aborda o tema Design num contexto histórico, e em paralelo o seu crescimento e importância em interiores e mobiliário. O foco da empresa a integrar, é fundamentalmente a produção de cozinhas para uso doméstico, dando assim mais enfase a esse setor de atividade ao longo da atividade de estágio. No decorrer deste documento, é possível observar os processos e benefícios retirados pela participação em estágio curricular numa área específica que aborda tanto o mobiliário, como o design de interiores.
Este documento é apresentado enquanto relatório de estágio curricular, que se insere no segundo ano letivo como meio de conclusão do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estágio teve uma duração de dez meses e foi realizado nas instalações “EsartProjectFactory” da ESART. Ao longo deste documento poderá observar-se o relatório dividido em duas partes. A Parte I, como fase introdutória, passa por uma abordagem à contextualização teórica de aprofundamento das questões inerentes aos conceitos abordados. Neste seguimento, a Parte II consiste na concretização prática onde serão abordados, de forma descrita, as várias tarefas realizadas e os projetos desenvolvidos, assim como os conhecimentos adquiridos durante este período. Em desfecho, refletir-se-á sobre o decorrer do estágio, com a análise de todo o percurso desenvolvido durante o mesmo, o alcance dos objetivos e o impacto do mesmo na organização e desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária, expondo os vários benefícios provenientes desta experiência profissional. Esquematicamente, e de forma resumida, expõe-se a estrutura do documento apresentado
Pretende-se a criação de uma mala que possa ser utilizado diariamente, que seja resistente, que responda a necessidades de transporte e organização de objetos a usar no dia-a-dia. Do ponto de vista construtivo escolheu-se a técnica do laminado de madeira moldado, utilizando folhas de madeira que é um material 100% natural e sustentável. De um ponto de vista geral, este projeto pretende abordar a vertente de Design de Equipamento/Produto e Design de Moda, com fins de procurar soluções criativas, sustentáveis e com um design competitivo. Não se pretende neste projeto excluir algum tipo de público, o objetivo é conseguir chegar a todo o tipo de utilizador, independentemente do seu género. No desenvolvimento deste projeto, foi determinante o valor da organização, tendo em consideração alguns materiais específicos, pois é um ponto de partida, no que diz respeito às necessidades dos utilizadores.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
O presente relatório tem o objetivo de dar a conhecer o projeto final de curso, que foi realizado no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamentos, lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto do Politécnico de Castelo Banco. Esta intervenção constitui na requalificação de habitações sociais pertencentes ao Bairro de Aldoar. Este aglomerado fica situado no concelho do Porto na freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e faz parte de um projeto municipal. Estes prédios foram construídos na década de 60 e tem o objetivo de alojar pessoas com poucas posses financeiras. Pretende-se que o objetivo seja criar um espaço funcional que responda as necessidades das pessoas e ao mesmo tempo que possa proporcionar o conforto e aconchego de uma casa.
Este documento apresenta uma síntese explicativa de todo o projeto final desenvolvido ao longo do 6º semestre da Licenciatura de Design de Interiores e Equipamento, onde revelo todas as competências adquiridas ao longo da licenciatura. Todo o processo de desenvolvimento é descrito neste documento, bem como todas as decisões tomadas e a respetiva justificação de todas as soluções empregues. Este projeto foi realizado de forma complementar com a colega Manuela Maria Lucas Gouveia, por se tratar de um espaço com 5 553m2, localizado na Rua Pedro da Fonseca em Castelo Branco. Este projeto consiste da reabilitação do edifício de um antigo lagar de azeite e posteriormente de uma fábrica de confeção de fatos de homem em um restaurante com alojamento local.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento