Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Ensino Artístico, do Mestrado em Ensino da Música, variante de formação musical e música de conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e que decorreram, de forma articulada, na Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Está dividido em duas partes, cuja primeira relata um ano de lecionação das disciplinas mencionadas, na referida escola. Na parte B, é apresentado um pequeno trabalho de investigação em torno da disciplina de formação musical, cujo título é A Formação Musical no Ensino da Música: Motivação e Aprendizagens. Esta investigação foi desenvolvida em torno de questões levantadas a propósito da problemática de que uma maior motivação poderá proporcionar uma aprendizagem mais consistente, e em torno de estratégias motivacionais assentes nos conceitos de CAP (Composição, Audição e Performance), significados musicais e multimodalidade, e outras estratégias diversificadas. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção controlada das estratégias foi avaliada com uma recolha controlada e análise de dados, dentro de um paradigma qualitativo. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da formação musical. É importante salientar que, a longo prazo, mais investigação seria necessária, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.