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Metodologias organizam as etapas de um projeto a serem
seguidas. Com base nisso, a metodologia TXM Branding visa contribuir
com processos relacionados a pensar, experienciar e gerir marcas. No
âmbito da experiência, este estudo quesona como as estratégias de
visual merchandising podem acoplar-se de maneira que contribua com os
ativos da marca em um ponto de venda a fim de gerar experiências
sensoriais. Portanto, através de levantamento bibliográfico e estudo de
caso, esperou-se apresentar essa recente metodologia de design como
mais uma alternativa de controle projetual e também, aproximá-la da
prática do visual merchandising. A fim de exemplificar o apelo sensorial de
uma marca, foi escolhida a marca brasileira de vestuário feminino “Farm”
que terá seus aspectos conceituais analisados nesse estudo.
Em um cenário cada vez mais competitivo, as marcas auxiliam
no processo de identificação e diferenciação de um produto, serviço,
território ou lugar, tornando-se cada vez mais importante na conquista do
seu reconhecimento diante de seu público. Assim como empresas
procuram se destacar diante a concorrência, os países competem para
buscar a atenção de turistas e investidores. O Peru, percebendo a
necessidade em atrair e impulsionar as exportações, investimentos e
turismo, reformulou sua identidade visual e apresentou-a em 2011. O
presente estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica e de
um estudo de caso da marca turística do Peru, que teve como objetivo
analisar a utilização dos elementos da comunicação visual verificando se
sua aplicação transmite ao público a expectativa desejada pelo país.
O conceito de experiência vem sendo cada vez mais explorado
no contexto do design. Neste trabalho, discute-se o conceito filosófico de
experiência e como ele se manifesta no contexto do design. Busca-se
também delinear a inserção do design para a experiência na área da
gestão de design. Trata-se de um ensaio teórico oriundo de uma pesquisa
básica e qualitativa de base bibliográfica. Como resultado, constata-se
que a experiência é algo pessoal e subjetivo, entretanto, o design pode
trabalhar em suas formas de expressão, no sentido de projetá-la na
política de gestão estratégica de design em empresas e organizações.