Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

34 records were found.

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias-Ramo Agrícola, class.17 valores
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias-Ramo Agrícola, class.17 valores
Trabalho de Projeto apresentado às Escolas Superior de Educação e de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
A ginástica tem um alto grau de exigência no controle postural e na orientação postural e no equilíbrio. Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar o efeito de um programa de exercícios de 6 semanas sobre o equilíbrio estático e dinâmico. 18 atletas do sexo feminino foram divididas em dois grupos com 9 atletas em cada. O equilíbrio estático foi avaliado usando o teste de Flamingo e o equilíbrio dinâmico foi avaliado usando o Star Excursion Balance Test (SEBT). O GI foi submetido a um programa de exercícios que promoveu o equilíbrio estático e dinâmico, baseado em exercícios de equilíbrio adaptados a elementos gímnicos. Este estudo mostra que houve melhorias após seis semanas de intervenção em relação ao equilíbrio estático e dinâmico. No pós-teste de Flamingo, foi identificada uma diminuição nos valores do GI (1,89 ± 1,36) quando comparados aos valores do pré-teste (3,00 ± 1,94), o que significa que houve uma redução no número de tentativas realizadas pelos atletas para atingir o objetivo do teste de equilíbrio estático. No equilíbrio dinâmico, houve melhorias em apenas duas variáveis. Essas duas variáveis são medidas posteriores, e esse aument opode ser justificado a partir dos exercícios que o grupo de intervenção realizou, uma vez que tiveram que passar de uma posição anterior para uma posição posterior.
The present work intends to approach the EKUI methodology as a literacy strategy. Through a brief exploratory qualitative study, which despite being insipient, intends to give clues of the usefulness of the resource for future research. The EKUI methodology is designed to help identify, assess, and intervene in the skills necessary for learning to read, write, and communicate. The study has methodological options for the application of questionnaires to professionals who are applying the EKUI methodology in the current year. Furthermore, the methodology aims to applicate a semi-structured interview to professionals who have already applied the methodology in their pedagogical intervention, in order to validate its contributions. The results obtained show the importance of the EKUI methodology as a strategy of Universal Learning Design and, consequently, as a promoter of a reflective attitude in teachers. On the other hand, it also contributes to the identification and intervention in necessary skills for learning to read, write and communicate.