Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea