Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório
contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são
ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua
maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado,
sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que
concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre
pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras,
estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível
secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos
conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende
sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa
elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em
vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea,
abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem
musical.
Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação
desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório
de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o
Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma
sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que
pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo
algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música
contemporânea