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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Integrado no Mestrado de design de vestuário e Têxtil, este relatório visa descrever as etapas desenvolvidas durante o estágio e supervisionadas pelas orientadoras, bem como a metodologia utilizada, o percurso desenvolvido com vista à integração na empresa Box32 e as etapas necessárias para o desenvolvimento do mini-projeto. O estágio curricular foi desenvolvido na marca Ricardo Andrez. Foi no atelier do Porto que foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, aos quais se somaram competências adquiridas no atelier. A realização do estágio curricular possibilitou adquirir conhecimento e obter contacto com a realidade, como o funcionamento do mercado de trabalho, saber como é trabalhar com pessoas da área, promovendo o contacto com fornecedores, empresas têxteis, e clientes. Foi dada à mestranda a oportunidade de poder participar no desenvolvimento da coleção SS2 de 2021/2022, desde o seu processo criativo e desenvolvimento até à exploração de competências pessoais que ainda não tinha realizado. Para além do estágio propriamente dito, o documento descreve também o projeto individual, iniciado ainda na altura do Estágio, para o Concurso Arts of Fashion, explicando assim as etapas que tive de passar até ao resultado final.
Este projeto consiste na publicação de uma revista de moda, com conteúdos diversificados. E que estes, por sua vez, sejam transversais aos dois públicos-alvo identificados. Contém temas relacionados com tendências, novas tecnologias, sustentabilidade e património cultural, bem como entrevistas com profissionais da indústria da moda. No seu interior existe um separador dedicado ao desfile Castelo Branco Moda’19, com todas as suas informações. Queremos com isto criar uma plataforma de partilha, e relações entre estes dois lados do setor da moda portuguesa, e também que o alcance da informação fosse vasto, sendo que para isto foi criada uma rede social. A revista apresenta ainda conteúdos visuais, entre eles dois editoriais e uma secção dedicada ao streetstyle. Em termos de layout, a revista apresenta-se de uma forma ruidosa e clean em simultâneo, que comunicará com os públicos-alvo, sendo este um ponto forte na edição.