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Os treinadores têm um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos seus atletas, e quando falamos de desporto adaptado esta prerrogativa ganha maior relevo pois o desporto é um veículo transforador na vida dos atletas. No entanto, a temática dos comportamentos de liderança do treinador de atletas com deficiência intelectual, é pouco explorada cientificamente. O estudo tem como principal finalidade identificar a autoperceção dos treinadores e a percepção dos atletas sobre os comportamentos de liderança do treinador dos Special Olympics Portugal. Pretende-se ainda examinar a relação entre a autoperceção e perceção com a formação formal dos treinadores. A investigação é descritiva e de corte transversal, com uma amostra constituída por 50 treinadores e 94 desportistas do universo dos Special Olympics Portugal. A escala de liderança de desporto foi o instrumento utilizando no estudo, nas versões auto-perceção e perceção. Perante os resultados obtidos constata-se que nas versões analisadas, os treinadores de atletas com deficiência intelectual apresentam mais comportamentos de liderança nas dimensões de reforço, treino instrução e suporte social. Os treinadores com formação específica na área da deficiência têm comportamentos mais adequados às características necessidades especificas dos atletas.
O Special Olympics Portugal é uma das principais organizações nacionais para o desenvolvimento dodesporto paraatletas com deficiência intelectual. Os treinadores desempenhem um papel relevante no desenvolvimento dos atletas,sendo os estilos de decisão e planificação aspetos essenciais para adequar o treino àsnecessidades especificas dosatletas. Estas prerrogativas são pouco exploradas cientificamente quanto aos treinadores deste tipo de atletas. Oestudo tem como objetivo identificar os estilos de decisão e planificação do treinador do Special Olympics Portugal. Pretende ainda analisar a relação da formação formal e não formal com os estilos de decisão e planificação. A investigação é descritiva e de corte transversal dos treinadores do Special Olympics Portugal, com a participação de50 sujeitos. Foram utilizados dois questionários: o Questionário dos Estilos de Decisão no Desporto e o Questionáriodos Estilos de Planificação no Desporto. Os resultados revelam que os treinadores do Special Olympics Portugal possuem um amplo espetro de estilos de atuação no treino, predominando os estilos de decisão democrático e planificação flexível. Esta situação implica que os treinadores desta área são mais reflexivos, necessitando de adaptar as suas metodologias para trabalhar com os atletas e procurar novas soluções, de forma a adaptarem o treino às necessidades efetivas dos desportistas.
El objetivo de este estudio fue conocer el rasgo de búsqueda de sensaciones en practicantes de paracaidismo en Portugal y comprobar si existen diferencias según las variables, sexo, nivel de experiencia y grupo de edad. Participaron en el estudio 114 paracaidistas. Para la recolección de datos se utilizó el cuestionario Sensation Seeking Scale-V (SSS-V). Se realizaron pruebas de asunción de criterios para la definición de modelos de contraste de hipótesis. Para comparar las variables con la función de búsqueda de sensaciones se utilizaron las pruebas U de Mann-Whitney, la T-Student y la prueba de Kruskal Wallis atendiendo a las características de los datos. Se encontró que el nivel de intensidad del rasgo de búsqueda de sensaciones de la mayoría de los paracaidistas se encuentra en valores medios o altos. En cuanto a la búsqueda de sensaciones y sus dimensiones, teniendo en cuenta las variables en estudio, solo se encontraron diferencias significativas en la Desinhibición entre los grupos de edad, identificando en los más jóvenes valores medios más altos frente a los mayores. Se puede concluir que los paracaidistas que participaron en este estudio resultaron ser un grupo homogéneo con características de personalidad definidas en busca de aventura, emoción y experiencias muy similares.
Esta revisão sistemática teve o objetivo de sumariar a literatura publicada anteriormente acerca da modalidade de paraquedismo, centrados nas áreas da Psicologia, Fisiologia e Psicofisiologia. As plataformas e bases de dados eletrónicas utilizadas para a pesquisa bibliográfica foram: Web of Science, MEDline e Scopus. Foram selecionados 21 artigos, após passarem pelos critérios de seleção. Tendo em conta a área de estudo, encontramos três artigos no âmbito da Fisiologia, oito artigos no âmbito da Psicologia e 10 artigos no âmbito da Psicofisiologia. Os instrumentos utilizados na recolha de dados relacionados com a medição da frequência cardíaca (FC) foram sobretudo os monitores de FC Polar e ECG Holter. Nos estudos de ansiedade o instrumento mais usado foi STAI - State Trait- Anxiety Inventory, complementado com recolha de amostras salivares através do teste de cortisol. Para estudar os traços de personalidade foram utilizados: SSS- Sensation Seeking Scale – V, NEO PI-R, EPQ-R - Questionário de Personalidade de Eysenck revisto e TAS 20 - Escala de Alexitimia de Toronto. Na generalidade amostras até 25 sujeitos com experiência na modalidade e do sexo masculino foram predominantemente utilizados. Apesar da utilização preponderante de alguns instrumentos, os procedimentos utilizados foram bastante diversificados não existindo uma metodologia unanime e consensual.
The coach role has been widely studied, and it has become a ruling factor in achievement of more knowledge, and by improving their competence. However, most studies are related to regular sports, making it essential to develop the same process in adapted sports. The present study aims to create a project that intends to establish a coaching profile in the field of Adapted Sport through the perspectives of coaches and athletes with Intellectual Disability (ID). Quantitative methods will be used as resource. We will question coaches through questionnaires for the mentoring profile (CPQ; SCDS; SCLS; SCPS) whereas for the leadership profile we will use the Sports Leadership Scale (ELD). As for the athletes they will be questioned through: BRSQ; BPNSS; SWLS and PANAS and Leadership Scale for Sports - LSS - Perception Version and Preferences). The results obtained in the described process, will serve to develop out the construction of a profile of training and performance for the coaches in the area of adapted sport.
The lack of specific training in Adapted Sports in Portugal is an obvious reality and according to this context, the Polytechnic of Castelo Branco, through their School of Education presents in the study plan of the bachelor’s degree of Sports and Physical Activity, the specialization of Sport for People with Disabilities. One of the Curricular Units (CU) included in the study plan is Adapted Sports, where several practical and collaborative methodologies are used. A questionnaire was address to 30 students with the purpose of evaluating the teacher’s performance and the importance of functional and practical dynamism of this Curricular Unit. The teaching methodologies used are highly appreciated by the students, as confirmed by the results of the curricular unit evaluation (mean 5.62) as well as the teacher’s performance (mean 5.66), for a maximal evaluation of 6. This CU also aims to sensitize the entire academic community to Adapted Sports, in order to develop workshops and continuous training in this field.
Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
Pretendemos caraterizar o perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Participaram 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram aplicados inquéritos por questionário, tais com: “Coach Profile Questionnaire” (CPQ) sobre o perfil de modelo e “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação. Podemos concluir que os treinadores de desporto adaptado, que trabalham com atletas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, apresentam um perfil mais inovador quanto ao modelo e mais académico relativamente à formação.
Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do processo de treino. A amostra constituída por 31 treinadores portugueses, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação; Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Concluímos que o estilo de liderança democrático dos treinadores de desporto adaptado portugueses não se revelou uma variável mediadora significativa entre a formação académica destes e o estilo de planificação que estes exercem no processo de treino.
Background. During a soccer game, the most diversified stimuli occur all the time, the physical condition level plays a determinant role, and there may be variations according to the com petitive level. In this sense, the present study aimed to verify differences in body composition, lower limbs power, and anaerobic power, comparing senior soccer players of different competitive levels. Methods. Participants were 81 players belonging to six soccer teams, aged between 18 and 35 years, with a mean age of 23.14 ± 4.23 years, who were divided into three distinct competitive levels: Elite, Sub-Elite and Non-Elite. The players performed bioimpedance evaluations on a tetrapolarInbody270 scale (body composition), the Countermovement Jump (CMJ) through the ChronoJump (lower limbs power), and Running Anaerobic Sprint Test (RAST) (anaerobic power). Results. Based on the com petitive level analysis, we verified that the players present body composition values similar to each other regardless of the competitive level in which they play. Concerning the performance evaluations, we verified that the elite players present higher values of highest jump (p = 0.012; d = 0.76, moderate; and p = 0.022; d = 0.71, moderate) and maximum force produced (p = 0.05; d = 0.64, moderate; and p = 0.002; d = 1.00, moderate), together with higher values of anaerobic power (p < 0.001; d = 2.43, very large; and p < 0.001; d = 2.22, very large), compared to the others. Conclusions. We can thus conclude that there is a homogeneity regarding the body composition of soccer players, regardless of their competitive level; in turn, elite players show better performance indicators in all variables.
Since coaches play an important role in the development of athletes, the process and mechanisms used by Special Olympics Portugal to develop coaches’ skills are worthy of research. In this context, the study aims to identify the training paths and profiles of the Special Olympics Portugal coach. It also aims to analyze the relationship between formal and non-formal learning in the profile and training of this type of coach. The research is descriptive and transversal regarding Special Olympics Portugal coaches, with the participation of 50 subjects. Two questionnaires were used, the Coaches’ Training Profile Questionnaire to determine the training routes, and the Coaches’ Orientation Questionnaire. The results show that the Special Olympics Portugal coaches have an academic background and a somewhat critical profile. It is imperative to build formal and non-formal learning contexts that focus on the theme of adapted sports, in order to allow the training of more qualified coaches, who are consequently more effective in their interventions with this type of athlete.
The general objective of this study was to identify the variation in heart rate (HR) of Portuguese skydivers during 6 moments in their first jump of the day, bearing in mind the variable level of experience. Thirty-one Portuguese skydivers, 28 men and 3 women, aged between 19 and 62, participated in the study, 12 had A and B licenses (less experienced) and 19 had C and D licences (more experienced). The instrument used to record the heart rate of the skydivers at the different moments of their first jump of the day was the WIMU PRO. A repeated measures analysis of variance was used to analyse HR at different moments in the jump and its relation with the variables level of experience. Bonferroni multiple comparisons were performed to study the importance of the differences observed in HR at the different moments. The effect size was evaluated with partial eta squared. The results showed that average HR in this group of skydivers was 130 bpm, in the different moments of the jump. HR increases from the value recorded at rest until the moment of jumping from the plane and opening the parachute, reaching the highest average at that moment, then decreasing until contact with the ground. Comparing the variable, we found that the less experienced had higher HR than the more experienced at all moments during the jump. Statistically significant differences were found at the different moments of the jump, regarding HR (Max: p < 0.001, η 2 p = 0.820; Min: p < 0.001, η 2 p = 0.821; AVG: p < 0.001, η 2 p = 0.834) Level of experience with jumping moment interaction, we only verified differences related to HR Min (p = 0.007, η 2 p = 0.056),. With regard to experience, the identified differences were not statistically significant. Skydiving triggers an acute adaptive cardiovascular response which is reflected in the increase in the HR, between the moment of boarding the plane and the moment at which the parachute opens, thereafter decreasing until contact with the ground. The most experienced parachutists recorded the highest HR at the moment of landing and the least experienced at the moment of free fall.
O Desporto adaptado é uma plataforma ideal para diminuir as debilidades e elevar processo vitoriosos. No entanto a escassez na formação especifica em Portugal é evidente. Neste contexto, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco decidiu incluir no plano de estudos do curso de Desporto e Atividade Física, a especialidade de Desporto para Pessoas com Deficiência. Uma das unidades curriculares inseridas no plano de estudo é a de Desportos Adaptados, onde são utilizadas metodologias de cariz mais prática. A utilização dessas técnicas é bastante apreciada pelos estudantes, como confirmam os inquéritos por questionários preenchidos pelos mesmo, acerca da avaliação tanto da unidade curricular como do desempenho do docente. De salientar que esta unidade curricular, ainda tem a preocupação de sensibilizar toda a comunidade académica para o Desporto Adaptado, realizando ações neste âmbito.