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Estudos sobre branding mostram que as marcas devem ser criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia, valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa da marca. Este ar􀆟go obje􀆟va discu􀆟r o termo endobranding (gestão interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos, além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus públicos de interesse. O estudo se u􀆟liza de pesquisa qualita􀆟va, bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e branding. Na segunda fase, realiza revisão e crí􀆟ca literária para a definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados. Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação corpora􀆟va, diminuindo a distância entre a verdadeira iden􀆟dade da organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto, também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.