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Estudos sobre branding mostram que as marcas devem ser
criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno
para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia,
valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e
consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na
oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa
da marca. Este argo objeva discur o termo endobranding (gestão
interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de
gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por
administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de
ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por
fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos,
além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus
públicos de interesse. O estudo se uliza de pesquisa qualitava,
bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises
diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e
branding. Na segunda fase, realiza revisão e críca literária para a
definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados.
Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação
corporava, diminuindo a distância entre a verdadeira idendade da
organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto,
também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.