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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
As novas tecnologias e as redes sociais permitem um novo potencial de expressão criativa e desafiam as marcas a fazer mais e melhor, seja na procura de novos métodos de divulgação, na interação com o público, ou na forma como apresentam o produto. Existe uma constante adaptação face às novidades tecnológicas, permitindo também uma constante reinvenção da comunicação por parte das marcas. A imagem visual permite uma comunicação de informação eficaz, pois é percecionada com maior rapidez que a comunicação escrita, e tem um maior apelo visual que a informação textual. Áreas como a representação visual cinemática, como o cinema, animação, videojogos, comunicação pela internet (sites web, redes sociais), são em grande parte caracterizadas pelo conteúdo visual. Atualmente existe, portanto, um grande consumo de imagens, pelo facto de serem rapidamente memorizadas e compreendidas por público cada vez mais apto para a sua leitura e mais inapto para a leitura de informação textual. O presente relatório é intitulado por “Arte e design de moda”, cujo conteúdo investigado, no enquadramento teórico, incide principalmente sobre a imagem visual enquanto elemento de comunicação, aplicado na área do design de moda. Após uma fase exploratória, é apresentada a fase generativa que se subdivide em três grandes momentos: Primeiramente o enquadramento teórico que visa um estudo global de dois temas: “Marca” e “Comunicação nos média digitais”, e ao estudo mais específico desta dissertação, a “Imagem visual”. A segunda parte, o estudo de caso, é dedicado à análise prévia, que prepara o mestrando para o estágio com um desempenho ativo. Neste parâmetro o mestrando analisou o conteúdo realizado pela empresa e os seus processos. Seguidamente, os casos de estudo são o terceiro ponto da fase generativa, onde o mestrando aplica de uma forma ativa os seus conhecimentos em contexto profissional, neste tópico destaca-se o estágio realizado pelo mestrando no atelier Carlos Gil. A marca de vestuário Carlos Gil caracteriza-se pela sua qualidade e genialidade presente nas suas peças, tanto no método de idealização como na confeção. As plataformas digitais são utilizadas para comunicar de uma forma direta com o público, usando elementos visuais como o vídeo, a fotografia e ilustrações. Todas as publicações são devidamente planeadas, existindo uma relação e uma harmonia entre os elementos nelas constantes, que constroem um perfil coerente e organizado na informação a comunicar aos seus potenciais clientes. Por outro lado, ainda é enquadrado nos casos de estudo, o Projeto: “Ilustrações” realizado pelo mestrando, que propôs em contexto de estágio uma nova linguagem de apresentar o vestuário da coleção primavera/ verão 2021 “Portugal” na marca Carlos Gil. Posteriormente, foram realizadas as ilustrações digitais para a coleção outono/ inverno 2021/2022 “Now Know”. O mestrando realizou ainda ilustrações para duas marcas, uma nacional e outra internacional, respetivamente para a marca Luís Carvalho outono/ inverno 2021/2022 “Aurora” e para a marca Moschino outono/ inverno 2021/ 2022 “Denim & Glitch”. Estas ilustrações visam complementar e sustentar a dos temas em estudo nesta Tese, onde o mestrando tenta explorar novas técnicas criativas e de comunicação, de uma forma livre e criativa. Os objetivos do presente relatório têm como intensão saber como as marcas interagem com o seu público nas redes sociais e analisar como são criadas as imagens para a comunicação nas redes sociais e na disseminação dos conteúdos, nomeadamente para a marca de moda “Carlos Gil”.