Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.