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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Esta dissertação contempla duas partes: a primeira trata-se do relatório de Prática de Ensino Supervisionada, decorrida no ano letivo de 2020-2021, onde são descritos a instituição onde foi realizado o estágio, a saber o Conservatório Regional de Castelo Branco, a caracterização da classe de conjunto e da aula individual de instrumento. São selecionadas e descritas detalhadamente três aulas de cada disciplina para ilustrar o percurso de aprendizagem ao longo do ano. Por fim, é apresentada uma reflexão em relação ao período de estágio, trazendo pontos específicos de aprendizagem do estagiário. A segunda parte da dissertação foi uma pesquisa realizada junto a ex-alunos de violino do projeto Orquestra Geração, no sentido de perceber qual o percurso musical dos mesmos, quais dentre eles seguiram os estudos para a profissionalização do instrumento, e qual foi o caminho seguido por eles para que tal ocorresse. Para tanto, a pesquisa dividiu-se da seguinte forma: a primeira parte, teórica, consta o histórico do projeto OG em Portugal, suas diretrizes pedagógicas e o funcionamento do projeto nos agrupamentos escolares onde está inserido. Também constam o histórico, objetivos e funcionamento geral do El Sistema, projeto que inspirou e deu início à formação dos docentes da OG em Portugal. A descrição pormenorizada do El Sistema serviu trazendo um modelo de funcionamento e diretrizes para a expansão do projeto OG, visto que na Venezuela, o El Sistema é um projeto consolidado, com funcionamento desde a década de 70. É realizada também uma fundamentação teórica de duas pedagogias que defendem a intensa prática de música em conjunto como formas de incentivar e formar os alunos: a de Shinichi Suzuki e a de Sheila Nelson. Para fins de avaliação do nível dos alunos egressos da OG, traz o repertório exigido para o ingresso ao Ensino Superior em Música (violino) em Portugal. A segunda parte da pesquisa, esta prática, contempla a descrição e análise dos inquéritos por entrevista realizados com ex-alunos do projeto Orquestra Geração, buscando perceber os pontos positivos e pontos a melhorar do projeto OG no que se refere à profissionalização dos alunos (especificamente dos violinistas) e preparação para o mercado de trabalho e acesso aos cursos superiores de música. Por fim, é realizado um levantamento junto de violinistas profissionais residentes em Portugal que obtiveram sua formação no El Sistema da Venezuela, buscando identificar quais os incentivos dentro do El Sistema para a profissionalização, quais as semelhanças com a Orquestra Geração e o que, das características que diferem, poderia ser aplicado em território nacional, considerando as condições que existem em Portugal para tal. Por fim, são apresentadas as conclusões, refletindo quais são os pontos fortes para os alunos da Orquestra Geração e proposta de eventuais melhorias que poderiam ser aplicáveis no plano pedagógico das aulas individuais de instrumento.