Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

53 records were found.

Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Dissertação de mestrado em cuidados paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2013
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Este documento traduz todo o processo de desenvolvimento e decisões tomadas, justificando todas as soluções aplicadas que dão a conhecer o projeto final, desenvolvido ao longo do último semestre de Licenciatura no curso de Design de Interiores e Equipamento, num culminar de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O espaço a intervir localiza-se no centro da cidade de Esposende, trata-se de um edifício desocupado e em estado degradado, com três frentes e dois pisos. Este projeto consiste na remodelação e no aumento do mesmo, cuja finalidade é corresponder às necessidades de um casal jovem. Uma prática frequente, nos dias de hoje, em Portugal, optar-se por soluções como as remodelações, tendo em conta os custos exigidos comparativamente a uma nova construção e dada a superlotação de construções nas cidades. Pretende-se assegurar que o espaço passe a ser habitável, que a habitação seja reorganizada espacial e funcionalmente, que sejam recriados espaços mais atrativos, confortáveis e modernos. Trata-se do projeto de uma habitação de tipologia T2 Duplex, composto por 4 pisos, um deles (piso 0) destinado na maioria a um espaço comercial, exterior à habitação, e não abrangido neste projeto.
O Santuário de Fátima, formalmente construído pela Igreja Católica dedicado à Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova de Iria, Fátima. Todos os anos a devoção e a fé́ convidam imensas pessoas a passarem pelo mesmo, quer seja em peregrinação, quer seja apenas para encontrar um momento de paz. Atualmente o Santuário de Fátima é o maior destino turístico religioso de Portugal. O Santuário foi construído, como já́ anteriormente foi referido, em honra da Nossa Senhora que apareceu aos Pastorinhas em 1917, comemorando em 2017 o centenário das aparições. Ano que proporcionou ao Santuário grande desenvolvimento. Graças ao Santuário, toda a zona da Cova de Iria e arredores ficou brutalmente desenvolvida. Na Cova de Iria, encontramos também, a uns metros do Santuário, a Via Sacra, também chamada de Via Sacra Hungra, que se inicia na rotunda Sul (conhecida também por rotunda dos Pastorinhos) e que termina junto à casa dos Pastorinhos em Aljustrel. Na Via Sacra encontra-se várias passagens, quer da vida de Cristo, quer dos Pastorinhos, resumindo todo o caminho da mesma é o caminho que as três crianças faziam para chegar a casa. Dentro o Santuário encontramos museus e vários espaços de oração. No seu redor existe uma enorme área comercial e hoteleira. Há ainda a possibilidade de uma visita a toda a estas áreas anteriormente referidas, quer seja a partir do comboio turístico querO Santuário é um espaço de fácil acesso, no entanto foi encontrado um problema de comunicação derivado ao excesso de informação desatualizada e não legível. Este espaço tem muito aderência principalmente de um público alvo específico e já com uma fragilidade a nível de compreensão/descodificação de imagem. Pretende-se com este projeto elaborar soluções para diferentes problemas, para isso é elaborada uma pesquisa prévia extensa, abordando vários pontos relevantes à realização do projeto. É elaborado também um estudo de casos, fundamentais para o desenvolvimento da solução do problema em causa, é abordado casos semelhantes ao projeto, deste modo proporciona-se uma facilidade à solução do problema. Tenciona-se então uma melhoria e redução de informação, de modo a realçar a clarificação dos caminhos e informação, a partir de um design atual/contemporâneo. Os resultados deste processo originam numa mudança a nível da atual brochura, uma proposta de um símbolo guia e um melhoramento a nível de sistema sinalético que irão ao encontro das necessidades do público alvo. seja de Tuc Tuc ou táxi.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26314TFCEBA.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A investigação foi realizada na Prática Supervisonada em Educação Pré-Escolar, tendo-se utiliza¬do o Skype com o objetivo de se promover um contexto de aprendizagem colaborativo entre dois Jardins de Infância
A investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo (Educação Pré-Escolar), é vista como um aspeto positivo. Apesar do sentimento dos inquiridos ser consensual em encontrar vantagens nas TIC, as suas opiniões não demonstram ser fortemente claras e objetivas no que toca a uma adoção mais sistemática e regular das TIC em contexto de jardim de infância.
A investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo, é vista como um aspeto positivo
O presente documento destina-se a apresentar a Dissertação do estágio realizado em Málaga, Espanha, com o coletivo Zambra – Iniciativas para a Ação Social, que decorre no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem por intuito evidenciar o contributo da união de duas áreas de conhecimento, o Design e o Social, pretendo explorar nesse contexto a transmissão de informação sobre a Masculinidade Tóxica, e de que forma poderá ser processada a sua desconstrução na comunicação através de elementos visuais. Por sua vez, a masculinidade tóxica é um tema que foi construído assente em fatores históricos e culturais que se afastam da biologia do ser humano e que afetam o bem-estar dos indivíduos que são alvos destes construtos. O tema engloba outras áreas de interesse, como o feminismo, a identidade de género e, consequentemente, o fenómeno queer, que contribuem para um melhor entendimento da matéria. O objetivo consiste na transmissão de informação através de meios visuais e criativos que, em conjunto, possibilitem uma consciencialização social sobre as raízes históricas pelas quais se rege o sexo masculino na construção da sua identidade. Para tal, as metodologias abordadas ao longo do documento assentam numa metodologia mista, intervencionista e não intervencionista, qualitativa e quantitativa, utilizando complementarmente a técnica de recolha de dados Focus Group. Com a última pretende-se reunir o máximo de dados, unânimes, possíveis sobre a forma como o Design pode contribuir, ou não, para a desconstrução da identidade de géneros, bem como para uma reflexão mais dedicada sobre o tema da masculinidade tóxica.
PROBLEMÁTICA: O envelhecimento populacional tendencialmente crescendo, associado ao aumento de doenças crónicas de evolução prolongada levam ao aumento significativo do número de internamentos de doentes terminais em hospitais de agudos. Este facto exige formação adequada dos profissionais de saúde para cuidar de doentes em que o intuito curativo deixa de ser a exigência. OBJETIVOS: Este estudo pretende identificar as vantagens e desvantagens da terapêutica e hidratação subcutânea em cuidados paliativos bem como, mais especificamente, descrevê-las reportando-as para o contexto de controlo sintomático em emergências, nos últimos dias e horas de vida e em cuidados domiciliários, cruzando com os objetivos principais e secundários deste estudo. DESENHO: Revisão sistemática da literatura que inclui estudos de natureza qualitativa, quantitativa e mista. METODOLOGIA: Para a sua realização foram incluídos 23 estudos empíricos, 17 de fonte primária e 6 revisões sistemáticas da literatura, publicados no horizonte temporal entre janeiro de 2007 e junho de 2012, pesquisados a partir de bases de dados de texto integral e de referência. RESULTADOS: Este estudo evidenciou não só a existência de vantagens e desvantagens da via subcutânea, como também a presença de fatores promotores, de dificuldades e entraves com que se deparam o doente, o cuidador, o profissional e as organizações de saúde. CONCLUSÃO: A via subcutânea é um recurso importante em cuidados paliativos. As suas imensas vantagens superam as suas possíveis desvantagens, sendo pouco frequentes, facilmente ultrapassáveis e previsíveis. As barreiras ao seu uso precipitam as suas desvantagens ofuscando muitas vezes as suas vantagens. Os ganhos em saúde com o recurso a esta via, são notórios.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29392TFCEV.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29366TFCEV.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 677 - 5159
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25201TFCRNA.
Objetivo Esta revisão de literatura tem como objetivo identificar e descrever as alterações cutâneas provocadas pela RT, assim como evidenciar a intervenção da fisioterapia dermatofuncional no âmbito do seu tratamento em doentes oncológicos. Materiais e Métodos A pesquisa realizada decorreu entre os meses de Outubro e Dezembro de 2018, utilizando como bases de dados a PubMed e a ScienceDirect, sendo definido o período das publicações correspondentes aos últimos 20 anos. Neste estudo foram incluídos os artigos: (1) que incluam como amostra do estudo doentes oncológicos submetidos a RT; (2) estudos cujas variáveis se relacionem com os métodos de intervenção em fisioterapia dermatofuncional; (3) artigos disponíveis na íntegra em língua portuguesa ou inglesa. Resultados Principais Foram analisados 8 artigos onde foram estudadas diferentes abordagens de intervenção da fisioterapia nas lesões cutâneas descritas, nomeadamente no âmbito da Radiodermatite, da Fibrose Induzida pela Radioterapia (FIR) e das Telangiectasias. Conclusão A elevada prevalência de queixas dermatológicas em pacientes oncológicos submetidos a RT revela a importância da elaboração precoce de estratégias de intervenção; no entanto são necessários mais estudos que especifiquem a abordagem de avaliação e tratamento neste grupo de doentes.