Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde se faz a caracterização da escola e dos alunos, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título Respiração Circular Método Pedagógico de Iniciação para Fagote. A falta de um método de iniciação de respiração circular e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para a sua iniciação em Portugal, foram o mote para a realização desta investigação. Devido a estes factos e conhecendo o sucesso que esta técnica tem nos dias de hoje, especialmente no repertório moderno, bem como o sucesso da sua adaptação para outros instrumentos, pretende-se estudar se as metodologias desta técnica podem-se aplicar com sucesso no ensino em Portugal. Para tal, desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares da técnica, incluindo a criação de um método de respiração circular para iniciantes.