Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável.
Vários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública, atenta à qualidade, à simplificação de processos e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste âmbito, a implementação de projectos que visem a simplificação de processos, constitui uma estratégia de que as organizações se podem recorrer para promoverem a melhoria contínua. Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo passa pela definição e análise de um sistema de gestão documental. Após a sua validação, este sistema poderá por um lado, constituir um mecanismo simplificador de processos, e por outro, ser um instrumento que irá fortalecer e contribuir para a qualidade dos profissionais de saúde que a instituição forma. E isto é extremamente importante uma vez que a educação tem um papel preponderante na transformação da sociedade (Morrow e Torres, 1997; Tedesco, 1999; Teodoro, 1994).
Na área da construção, existem muitas empresas de pequena dimensão ou de dimensão familiar, onde uma análise ambiental do produto pode marcar a diferença entre ganhar ou perder um trabalho, perante um cliente que considere esta questão fulcral. O apuramento do impacto ambiental associado a um material de construção pode ter alguma dificuldade associada, não só pela falta ou omissão de informação, mas também pela triagem necessária fazer ao excesso de informação (desinformação), por vezes deliberadas por parte dos fabricantes para o efeito que se pretende. Mas de onde surgiu toda esta preocupação com o ambiente, o que é a consciência ecológica e o que significa desenvolvimento sustentável? Ao longo deste trabalho, procuramos dar resposta a estas questões, explicar porque é que a ACV - Análise de Ciclo de Vida é dos métodos mais utilizados em todo o mundo e que outros tipos de informação ecológica, como rótulos ambientais, podem acompanhar um produto. Baseando-se em critérios pormenorizadamente analisados ao longo deste documento, a matriz desenvolvida permite quantificar e qualificar cada um destes critérios, possibilitando ainda que cada uma das avaliações a eles efetuada possa ser sujeita a ponderações devidamente fundamentadas, devolvendo no final uma qualificação dos produtos analisados, tendo em conta a importância que o utilizador pretende dar, por exemplo, ao custo ou à exigência funcional de um material. Resumidamente, este trabalho pretende ser uma ferramenta de apoio, com base em informação acessível, para fazer uma análise com base em critérios sustentáveis e com hipótese de adequar a ponderação de acordo com o interesse do utilizador da matriz. No final da análise, pretende-se que a informação resultante ajude na decisão de compra dos produtos analisados.