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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Este relatório encontra-se dividido em duas partes que contemplam a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo 2018/2019. A primeira parte refere-se à Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música e Artes do Centro. O estágio foi realizado com uma turma de 5ºano/I grau, de Formação Musical e uma turma de 6º ano/II grau, de Classe de Conjunto Vocal. Nesta secção é realizada uma contextualização do meio escolar, incluindo aspetos históricos e geográficos, bem como uma apresentação de toda a oferta formativa da instituição. Os sumários, as planificações, os relatórios de aula e as reflexões da prática de ensino supervisionada na disciplina de Formação Musical e na disciplina de Classe de Conjunto Vocal estão incluídos nesta secção e relatam todos os passos tomados na prática pedagógica. A segunda parte é direcionada para o projeto de investigação, no qual a escolha do tema por parte da investigadora está relacionada com o seu percurso musical enquanto estudante e, agora, enquanto docente. Considerando que a improvisação não tem um lugar central na aprendizagem de um músico, a investigadora pretende promover o desenvolvimento de competências musicais, especialmente competências rítmicas, melódicas e expressivas, através da criação de jogos de improvisação nas aulas de Formação Musical. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e a análise dos dados foi feita através de escalas de avaliação realizadas para o efeito. A fim de elaborar os jogos de improvisação, foi realizada uma pesquisa em torno de pedagogos como Orff, Gordon e Dalcroze. Por último, foram extraídas as conclusões do estudo no qual são apontados os aspetos positivos da investigação realizada, bem como as suas limitações.