Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

Literatura infantil
Literatura infantil
O presente trabalho, que está dividido em duas partes, pretende abordar a importância das máscaras, da técnica vocal e da personagem, no desempenho do cantor/aluno e da consciencialização de ambas no ensino. A primeira parte refere-se à Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Porto. O estágio foi realizado com duas alunas, ambas no 3º ano de canto e sob a orientação do professor cooperante Emanuel Henriques. Nesta primeira parte, para além da contextualização do meio escolar, são apresentadas todas as aulas assistidas e lecionadas na disciplina de Canto e também as planificações das aulas lecionadas. Na disciplina de música de conjunto, que neste caso foi estúdio de ópera, resume-se às aulas assistidas e ensaios para o projeto final. A segunda parte direciona-se para o projeto de investigação e estudo de caso. São expostos alguns conceitos importantes da técnica vocal e explorados os principais temas desta dissertação, a técnica da máscara e a interpretação de uma personagem. Por último, foram extraídas as conclusões do estudo resultantes do trabalho desenvolvido com as alunas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Área de Especialização Canto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Variante canto
Esta proposta surgiu no âmbito da unidade curricular de Projeto Final da cadeira de Projeto de Design de interiores, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e nela consiste a reabilitação principalmente interior de uma moradia unifamiliar de dois pisos em alojamento local. Esta moradia situa-se no Lugar da Estrada que pertence à freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche. O imóvel está muito bem localizado e ao longo dos anos foi sofrendo algumas alterações, devido a alterações fisiológicas que afetaram as pessoas que nela habitam. O proposto para este projeto é a reabilitação de uma moradia Unifamiliar em Alojamento Local. O Edifício será então pensado na disposição de apartamentos completamente mobilados e com áreas comuns para refeições/lazer exteriores.
A presente investigação tem como o tema Eu serei Violinista – método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. O Ensino Artístico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artística no nosso país. Porém, a maneira como está organizado apresenta uma série de situações que não respondem bem à necessidade que realmente existe: o seu financiamento ser feito apenas a partir do segundo ciclo de escolaridade e a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau do ensino especializado da música são algumas das situações mais comuns. Este tema surge com o objetivo de estudar formas de colmatar estas questões. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm grande aplicabilidade para o sistema existente, pois, vindo todos eles de fora, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces em relação à entrada no ensino artístico especializado. Existe a necessidade de adoção de um método que seja rápido e ao mesmo tempo fácil. Este método tem de ser capaz de colmatar a iniciação tardia à aprendizagem do instrumento. O método apresentado neste trabalho foi criado por S. Shalman, que atualmente é professor de violino na escola especial do Conservatório de Música Rimsky-Korsakov (São Petersburgo). O autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas, com ajuda deste método, conseguem rapidamente recuperar o nível correspondente ao da sua idade. O objetivo desta investigação é verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. O tipo de investigação utilizado recai sobre uma investigação-ação, pois o método foi aplicado com três alunos. Acresce ainda um inquérito por questionário direcionado aos professores de violino do ensino especializado da música em Portugal. A verificação dos resultados passa por um cruzamento de dados entre os objetivos atingidos pelos alunos aos quais foi aplicado o método e os resultados já conseguidos pelos outros professores. O trabalho ainda contém informação sobre o que é o Ensino Artístico Especializado, o programa de violino do 1º grau bem como referência a alguns métodos mais conhecidos e mais utilizados no nosso país. Para além disso, na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório de Prática de Ensino Supervisionada efetuado na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento