Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
O presente trabalho pretende abordar os principais aspetos técnicos a ter para um bom desenvolvimento e consciencialização do aparelho vocal num estudo de caso. Está estruturado em três capítulos principais. O primeiro expõe a metodologia usada, baseada na teoria de aprendizagem por modelagem de Albert Bandura. O segundo capítulo faz referência aos principais aspetos fisiológicos e técnicos da produção vocal. Por fim, no terceiro capítulo, são abordados os vários aspetos técnicos essenciais à voz e ao seu desenvolvimento, bem como a estruturação da consciencialização técnica. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de uma aluna de educação vocal, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, recorrendo a imitação de gestos e a sua transcrição simbólica escrita nas partituras.
O presente trabalho apresenta uma análise interpretativa e performativa de ciclos e canções de Gabriel Fauré em que são utilizados textos de Paul Verlaine, num período específico de sete anos, entre 1887 a 1894. As obras a serem trabalhadas são: Clair de Lune op.46 nº2; Spleen op. 51 nº 3; Cinq melodies de Venise op.58; La bonne chanson op. 61; Prison op. 83 nº 1. Ao longo do trabalho é proposta uma fundamentação de análise musical, análise poética, organização temática e estrutura das canções e ciclos, criando assim uma preparação performativa do mesmo, sendo que será apresentado de forma cronológica.