Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Acordeão) e Classe de Conjunto
O presente relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas, contudo relacionadas entre si. A primeira parte insere-se no contexto de lecionação no Conservatório Regional de Castelo Branco, abordando questões relacionadas com a disciplina de instrumento e classe de conjunto. Aqui serão explanados todos os documentos fundamentais que servem de base à prática da docência, como planificações, relatórios, atividades e outros documentos que complementam a compreensão do trabalho que foi desenvolvido junto dos alunos. Na segunda parte poderemos encontrar todo o processo de desenvolvimento da investigação em torno da problemática sugerida pelo título: “Convergências e Divergências no ensino do acordeão em Portugal”. Desta forma identifica-se claramente a questão central que aqui se coloca: será o ensino do acordeão em Portugal caraterizado predominantemente por convergências ou divergências? A investigação assume um carácter de estudo de caso num plano predominantemente qualitativo, embora com recurso a estratégias quantitativas. A recolha de dados foi realizada através de questionários a alunos, professores e diretores de escolas e entrevistas dirigidas aos professores do ensino superior de acordeão em Portugal. Primeiramente foram analisados os resultados provenientes das várias fontes e posteriormente cruzaram-se estes dados, na procura pelas conclusões finais da investigação. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento dos dados, tendo sido utilizadas técnicas específicas como o caso de grelhas de categorização. O sentido genérico deste estudo remete para uma investigação bastante abrangente, aprofundando matérias de diversas índoles, desde programas curriculares, repertório, abordagens e tipologias de instrumento. Em última análise estes dados foram reportados à realidade do ensino superior em Portugal, na procura das possíveis implicações visíveis a este nível. Através das diferentes técnicas que foram aplicadas, viabilizou-se uma recolha significativa de dados, que permitiu identificar os diferentes pontos convergentes e divergentes no ensino do acordeão em Portugal. Se por um lado observamos a procura generalizada pela diversidade de repertório trabalhado, tratando-se de um dos pontos convergentes mais significativo, por outro constatamos a existência de divergências ao nível de metodologias, repertório e diferentes abordagens no ensino, que consequentemente são visíveis no acesso ao ensino superior. Poderá este estudo ser um ponto de partida para uma reflexão posterior por parte de todos os agentes participativos neste tipo de ensino, bem como para a criação de estratégias de melhoria ou solução. Apesar destas duas partes distintas, objetiva-se uma visão global das convergências e divergências no ensino do acordeão, primeiramente num campo mais restrito, em contexto específico de uma instituição do ensino especializado artístico, e por outro numa perspetiva geral do país.