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Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 741 - 5488
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5161
A moda é um tema conhecido por todas as pessoas. A moda pode ser observada através da roupa que compramos, pode ser lida ou escrita, quando se fala de tendências e pode ser sentida, quando existe um propósito maior, para além da criação. DESPOIN foi pensada como marca de autor, de moda feminina, que conta uma história e transmite uma mensagem, em cada elemento que a compõe. O objetivo é criar valor para a cliente, fazer com que a cliente se identifique com a marca e compre, por se sentir especial. São explorados conceitos como o slow fashion, o upcycling e os valores inerentes à marca. Todo o conceito da DESPOIN e, do projeto em si, é focado na identidade do ser humano, na essência que o acompanha e na personalidade que constrói.
O presente projeto foca-se na análise de fatores que influenciam a indústria têxtil, de modo a obter uma solução dos desperdícios da produção em massa. Resolve-se criar uma coleção cápsula, cujos coordenados são criados a partir da técnica upcycling no intuito de impedir que haja desperdícios. O objetivo é o reaproveitamento do material denim jeans através de uma transformação que faz as peças serem exclusivas aumento, desta forma, o seu ciclo de vida útil.
O projeto apresentado neste relatório consiste na criação de compartimentos em tote bags, permitindo mais arrumação e evitando, desta forma, a desarrumação e a complicação que esta nos causa diariamente. É um projeto focado na sustentabilidade, pois as mesmas serão confecionadas com calças inutilizadas. Serão tote bags criativas e diferentes do que já é feito atualmente. Assim, neste relatório serão explicados todos os processos de construção e elaboração das tote bags e dos produtos finais. Este projeto foi um desafio, mas muito gratificante e compensador depois de finalizado.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
A etnografia, no âmbito do conceito de tradição, revela um conjunto de bens culturais, como os costumes, crenças e valores, práticas culturais, comportamentos, memórias que são transmitidas de geração em geração no seio de uma comunidade, preservando-os. Nos dias de hoje, são notórias determinadas manisfestações, no que respeita ao Design de Moda e Têxtil, na criação de vestuário e acessórios, permitindo uma maior visibilidade de uma forma contemporânea e modernizada. Devido a uma decadência, assim como a perda de determinados aspectos relativos à tradição de determinadas zonas, surge a necessidade da sua recuperação, através da criação de produtos que evidenciam e valorizam características culturais, com o fim de atrair e cativar o público, aumentando o interesse e a procura de produtos com estas particularidades. A instituição “Os teares do Estreito”, apoiada pela Junta de Freguesia do Estreito Vilar Barroco, concelho de Oleiros, consciente da declinação da prática da tecelagem na zona e da preocupação com falhas identificadas a nível da procura de produtos com características culturais e tradicionais, propôs gerar soluções para tais problemas que teimam em pressistir. Perante a deteção das necessidades, delineou-se um projeto que visa a criação de um produto ou coleção, no âmbito do Design de Moda e Têxtil, recuperando e valorizando a utilização de técnicas em teares de forma contemporânea, da zona do Estreito, concelho de Oleiros. Na sequência da elaboração de um diagrama projetual, reuniram-se as diversas fases da investigação para dar uma resposta qualitativa, e formularam-se questões de partida: 1. De que modo o Design Têxtil pode evidenciar e valorizar os costumes e tradições, neste caso, na zona do Estreito, concelho de Oleiros? 2. Qual o contributo e benefício do Design Têxtil para a instituição “Os teares do Estreito”, na conceção e produção de um produto ou coleção? 3. De que forma é possível a integração de conceitos, métodos, costumes e tradições, da zona do Estreito, num produto moda? De um modo experimental, surge a necessidade de recorrer a uma metodologia de investigação mista - não intervencionista e intervencionista, procurando dar resposta às diversas questões e apresentação de um argumento. Na investigação não intervencionista, procurou-se provar as questões de partida, mediante a aplicação de diversas técnicas, tais como a pesquisa documental e entrevistas. A investigação intervencionista resume-se a uma componente projetual, aliada à conceção criativa no âmbito do Design de Moda e Têxtil e Marketing de produto
O trabalho académico apresentado tem como objectivo relatar um estágio e um projecto teórico-prático, fazendo um correlação entre eles. O relatório de estágio visa descrever as actividades desenvolvidas durante quatro meses na marca de moda têxtil, Steven Tai, localizada em Londres, Inglaterra. Assim como aprofundar alguns conceitos e temas, relatando as experiências aprendidas que permitem aprofundar matérias que ajudam a criar e a justificar o projeto teórico-prático, do qual se denomina como: Iniciação da marca Marianonô e pintura em tecido. Ou seja, a experiência na marca Steven Tai, permitiu perceber como pôde funcionar uma marca de moda têxtil, sendo útil esta experiência para a formação de uma nova marca de moda neste caso a Marianonô, que se identifica pela pintura usado no tecido. O tema principal é Moda e Arte, enquadrando-se na área do design de moda e da arte. Abrange conceitos como criatividade e inovação, valores, identidade e processos criativos no desenvolvimento de coleções de moda. Marianonô é uma marca de vestuário do setor feminino com evidência da pintura feita em tecido, sendo esta feita em base de tingimentos e pinturas manuais, em que cada traço é feito sobre uma técnica específica. A pintura que é feita em tecido na marca é reconhecida pela mistura da técnica usada com o traço único Humano, com os seus temas da Natureza.
Este relatório é referente ao estágio curricular desenvolvido pela mestranda no ano letivo 2016/2017. Este foi realizado em Amesterdão, Holanda, na marca de alta-costura Viktor&Rolf. Com uma duração de 6 meses, o estágio teve início no final de Agosto de 2016 terminando em Fevereiro de 2017. Com este estágio a mestrando pretendeu investigar os diferentes mercados que marcas de alta-costura utilizam como alternativa para abranger outros públicos. Desta forma, são também objeto de estudo estratégias de marketing. O trabalho estará dividido em duas partes. Primeiramente, um enquadramento teórico ao tema onde consta toda a pesquisa e análise de informação relativa ao tópico investigativo. Numa segunda fase é então apresentado o trabalho desenvolvido durante o estágio, o qual demonstrará exemplos relacionados com o estudo desenvolvido anteriormente. O estágio foi desenvolvido no departamento de Styling (Design) no atelier Viktor&Rolf, permitindo à mestranda acompanhar de perto e participar em todas as etapas do processo de design. Desta forma, foi também possível encontrar respostas às questões de investigação.
Será possível a marca Carlos Gil diferenciar-se no mercado com o Desenvolvimento de uma Campanha para uma Coleção com recurso às novas tecnologias? Foi a questão que se colocou para o arranque do Projeto para conclusão do Mestrado em Design do Vestuário e Têxtil. A questão surge e os objetivos definem um conjunto de metas que se pretendem atingir e que se irão desenvolver ao longo do trabalho. O objetivo principal do trabalho é o de acrescentar valor à criação de uma nova campanha de coleção para a marca Carlos Gil por via do recurso às novas tecnologias digitais. Ao longo do desenvolvimento do projeto surgiram diversos conceitos importantes para explorar que se foram desenvolvendo em vários capítulos, nomeadamente, definição da marca Carlos Gil, Estratégia de comunicação, Diferenciação e inovação, Campanhas de marca, moda e tecnologias. A Criação de uma campanha para a Coleção Portugal SS21 tornou-se um desafio para a marca e para o designer quando procurou diferenciar-se de tudo o que, até ao momento, tem vindo a realizar para promoção das diferentes coleções em cada estação. O maior desafio é o procurar aliar a moda às tecnologias. Desenvolveu-se uma campanha com realização de fashion film e de lookbook que integra na sua estrutura recurso a realidades aumentadas. O reforço das tecnologias é feito em toda a divulgação da coleção, nas redes sociais e passa também pela construção de ilustração 3D original e em movimento. Os resultados finais demonstram que é possível a marca diferenciar-se no mercado pois, através desta campanha, o designer vê reconhecido o seu trabalho e reforça o impacto da marca em mercado internacional.
O relatório que se segue foi elaborado com o intuito de dar resposta ao tema escolhido para o mesmo, a dinâmica necessária para promoção de coleções de marcas e criadores portugueses, em contexto de showroom E para este fim, a aluna realizou um estágio na Showpress uma agência de comunicação de moda que tem diversas marcas de moda no seu espaço. Ao longo deste estudo serão documentados todos os processos realizados pela autora do projeto durante o s eu estágio. E serão feitas menções a diversos autores que a mesma leu, para solidificar a sua pesquisa e validar as conclusões a que chegou com esta experiência de investigação.
As novas exigências dos consumidores, adaptadas à evolução tecnológica, agiram em conjunto para que as marcas se fossem ajustando às imposições do mercado. Para isso, estas repensaram estratégias com o objetivo de potenciar a relação com o consumidor. Neste sentido, atualmente, a sociedade vive da partilha de conteúdos, experiências e novas formas de produção e consumo de informação através das plataformas digitais (Torres, 2009). Nesta nova realidade, o digital é a ferramenta utilizada pelas marcas para se difundirem com impacto e rapidez, mas também, um meio seguro e de pouco investimento utilizado para perceber as necessidades do consumidor e, assim, se posicionar eficazmente no mercado (Faustino, 2019). O estágio foi realizado com o seguinte objetivo de estudo: a análise da estratégia de marketing digital, a implementação no lançamento de uma coleção de moda para a marca KIAI, de forma a perceber o potencial do marketing online e conferir a sua contribuição para o sucesso de uma marca no contexto digital. Na empresa, KAMAE RT, pretende-se partilhar e absorver conhecimentos através da participação em master classes, no desenvolvimento de propostas relacionadas com a criação de conteúdos para as redes sociais e de estratégias de comunicação digital. Nesse sentido, pretende-se compreender o modo de funcionamento da empresa através de uma metodologia mista de base qualitativa. Na primeira fase, recorre-se a uma análise e recolha de informação aplicando-se, portanto, uma metodologia não intervencionista. Numa segunda fase, aplicam-se os conhecimentos adquiridos recorrendo a uma intervenção ativa, que consiste no desenvolvimento de aptidões adquiridas na primeira fase. Com o estágio, pretende-se ganhar novas competências e, assim, crescer pessoal e profissionalmente para ganhar uma nova visão de uma área distinta, mas que se complementa, do Design de moda.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Textil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Este projeto consiste na criação do fardamento, para os estafetas, da empresa The Xico´s. Uma vez que a empresa transmite a mensagem de divertimento e profissionalismo, ao mesmo tempo, a inspiração para este projeto foram os anos 80, de modo a dar ás peças conforto e praticidade. Criar peças que fossem confortáveis, protegessem pela totalidade o estafeta. Para o desenvolver deste projeto foi feito um estudo de ideias, uma procura intensiva de materiais, diversos esboços, de forma a ser melhor cada pormenor da peça, antes desta ser confecionada. Uma das ideias foi criar o formato de macacão, podendo dar ao estafeta uma peça só. Porém a peça final escolhida foi um casaco largo e umas calças largas. A ideia apresentada anteriormente para o projeto, foi estudada ao pormenor, assim como outras ideias, para que se seja exclusiva e utilizável.
Com este trabalho pretende-se elaborar um estudo de criação de marca, e assim explorar todas as áreas necessárias para que uma marca seja criada, através de pesquisas como branding, marketing, público-alvo e pesquisa sobre tendências. Desenvolvimento de um lookbook para completar a marca mostrando o tipo de produtos produzidos pela marca.
Documento disponível na Biblioteca da ESART
Este projeto consiste na conceção e publicação de uma revista de moda, visando os seguintes conteúdos: entrevistas a profissionais da indústria da moda e talentos das áreas: design de moda, criação de figurinos, ilustração, produção de moda e sustentabilidade; editoriais de moda e maquilhagem, cuja temática inerente está relacionada com os direitos humanos. A revista apresenta um conceito que estará sempre presente em todas as edições: os 5 sentidos. Sendo que a primeira edição visará a audição. Posto isto, ambicionamos criar uma plataforma onde possamos dar a conhecer profissionais da indústria da moda, novos talentos e expressar a nossa individualidade através da parte gráfica e criativa da criação e conceção da revista. Nos capítulos seguintes, será apresentado o conceito, toda a estrutura criativa e processo inerentes ao projeto.
Documento disponível na Biblioteca da ESART
A unidade curricular de projeto tem como objetivos aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura em Design de Moda e têxtil, optando pela criação de um Catálogo de moda para dar a conhecer o trabalho dos criadores recém- licenci-ados, através de uma das mais enriquecedoras formas de divulgação, a fotografia de moda. O catálogo englobará distintos tipos de peças de coleções finais outono/inverno 2018/2019 com as mais variadas tendências dos futuros designers. Através das mais abrangentes coleções serão escolhidas diversas peças de várias tendências, mostrando assim styling através dos coordenados.
Este projeto foi criado para dar valor às empresas portuguesas, pois devido ao grande mercado da moda, existem mundialmente marcas que, mesmo com a qualidade que as marcas de moda portuguesas oferecem, conseguem ultrapassá-las a nível do marketing. Assim sendo com este projeto, queremos oferecer um local onde, não só será possível conhecer marcas nacionais, como também, coleções e trabalhos de jovens designers.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Este projeto consiste na publicação de uma revista de moda, com conteúdos diversificados. E que estes, por sua vez, sejam transversais aos dois públicos-alvo identificados. Contém temas relacionados com tendências, novas tecnologias, sustentabilidade e património cultural, bem como entrevistas com profissionais da indústria da moda. No seu interior existe um separador dedicado ao desfile Castelo Branco Moda’19, com todas as suas informações. Queremos com isto criar uma plataforma de partilha, e relações entre estes dois lados do setor da moda portuguesa, e também que o alcance da informação fosse vasto, sendo que para isto foi criada uma rede social. A revista apresenta ainda conteúdos visuais, entre eles dois editoriais e uma secção dedicada ao streetstyle. Em termos de layout, a revista apresenta-se de uma forma ruidosa e clean em simultâneo, que comunicará com os públicos-alvo, sendo este um ponto forte na edição.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil