Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

26 records were found.

Dissertação de mestrado em cuidados paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2013
Contém: vol. 1 : Tópicos de aritmética
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
O planeamento metódico do território permite, extrair o potencial de cada região e preservar os recursos naturais. Os municípios do Crato e de Portalegre, apresentam boas condições edafo-climáticas para a de um mel de prática agrícola, apresentando uma floração sucessiva e diversificada, o que conduz à produção de excelente qualidade. A área de estudo encontra-se na Zona Controlada sob gestão da Apilegre. Este estudo enquadra-se no seguimento de outros trabalhos anteriormente desenvolvidos pela mesma equipa e pretende integrar vários parâmetros biofísicos, através de uma metodologia de análise espacial, para apoio à tomada de decisão na instalação de apiários. As cartas de zonas com potencial apícola e as zonas interditas são elementos importantes no apoio ao ordenamento apícola e que podem ser melhorados com a integração de novas variáveis, tais como: a influência do uso de pesticidas na agricultura e a proximidade a fontes de radiação eletromagnética.
A gestão eficaz da actividade apícola de uma região só é possível se existir um mecanismo de ordenamento dessa mesma actividade. Por outro lado, os Sistemas de Informação Geográfica são uma ferramenta indispensável para o planeamento e gestão do território. Os Concelhos do Crato e de Portalegre, apresentam boas condições edafo-climáticas para a prática apícola, apresentando uma floração sucessiva e diversificada, o que conduz à riqueza da flora melífera na região e à produção de um mel de excelente qualidade. A área de estudo encontra-se na zona Controlada sob gestão da Apilegre – Associação dos Apicultores do Nordeste do Alentejo. Neste contexto, pretende-se integrar os parâmetros biofísicos, através de uma metodologia de análise espacial, para elaborar uma carta de potencial apícola, identificar possíveis conflitos na localização geográfica de apiários e ainda representar a distribuição espacial da ocorrência de doenças nas colmeias. As cartas de zonas com potencial apícola e as zonas interditas são elementos importantes no apoio ao ordenamento apícola. Neste estudo foram identificados nove apiários em zona interdita.