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O presente relatório surge no âmbito da conclusão do 9º Mestrado em Cuidados Paliativos (CP) da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste relatório são definidos os objetivos que visam a aquisição de competências no âmbito desta área profissional, pelo que se procedeu a uma análise crítico-reflexiva da obtenção dos mesmos através da realização de um estágio clínico numa equipa especializada de CP. Os processos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde visam o desenvolvimento de práticas centradas no doente e na resposta às suas necessidades com o maior rigor científico disponível. Para o efeito, o desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e investigação que respondam a essas demandas devem ser uma prioridade ao nível da nossa atuação profissional como complemento à tomada de decisão. A Doença Renal Crónica (DRC), pela sua complexidade e morbimortalidade, tem despoletado grandes desafios ético-clínicos aos profissionais de saúde, sendo cada vez mais relevante a importância dos CP na sua gestão. Se em determinados doentes, a instituição de técnicas de substituição da função renal (TSFR) tem trazido benefício, a verdade é que em muitos outros a sua iniciação e/ou continuidade será questionável. Por este motivo, o planeamento de um projeto de intervenção no âmbito da suspensão da hemodiálise (HD) a doentes em fim de vida com DRC teve por objetivo sistematizar os fatores intervenientes nesse processo, como contributo à tomada de decisão dos profissionais nesse âmbito. Paralelamente, foi delineado um projeto de formação na mesma área como forma de capacitar os profissionais na aquisição de conhecimentos teóricos neste domínio. Por último, procedeu-se à execução de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) subordinada ao tema: “Utilização de ferramentas prognósticas e de necessidades paliativas nos doentes com doença renal crónica” que relevou a necessidade de desenvolver mais investigação neste âmbito dado a escassez de literatura encontrada. A metodologia utilizada consistiu numa análise critico-reflexiva das aprendizagens em articulação com a aquisição de conhecimentos teóricos baseados na melhor evidência científica disponível.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias, 2022