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Trabalho apresentado para dissertação da tese de Mestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto
Dissertação apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Doutor em Design
Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto.
Tese apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Doutor em Design.
Vol. 4 : Português-inglês : G-Z
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
O relatório apresentado é o resultado de um projeto realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Design Gráfico e Design de Multimédia, com o objetivo de mostrar uma síntese da aprendizagem e competências adquiridas ao longo dos três anos letivos da licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta Unidade Curricular é de grande importância, pois permite aos alunos o contacto com o meio profissional. Através deste projeto pretende-se que se aplique os conhecimentos apreendidos de forma útil. O seguinte relatório diz respeito ao desenvolvimento de toda a Identidade Visual do Centro de Recolha Animal de Castelo Branco bem como da exploração dos vários meios de comunicação. Com o trabalho desenvolvido nos último anos o Centro necessita da adaptação de novas estratégias. Este projeto pretende dar resposta a um problema de coerência de design de comunicação com benefícios diretos para as pessoas que têm interesse em proteger e adotar animais de companhia, sendo estes o principal público-alvo. Após identificar a existência de um problema, o foco central do projeto é resolvê-lo e desenvolver soluções para a comunicação do Centro de Recolha Animal de Castelo Branco, cuja missão visa recolher, tratar e recolocar em novos lares os animais de companhia abandonados na região da Beira Baixa.
No presente projeto o objetivo era criar uma identidade corporativa para um negócio de hortifruticultura. O projeto será para a Quinta São Valentim situada em castelo novo. Numa primeira análise constatei que sendo a Quinta um novo negócio não possui qualquer tipo de identidade visual. A partir daí entra o meu trabalho enquanto designer. Entrei em contacto com o gerente da Quinta São Valentim, o senhor João Sousa e a partir das necessidades que a Quinta apresentava propus a realização dos seguintes tópicos: - Criação de logotipo; - Criação de cartão-de-visita; - Guias e faturas; - Embalagens; - Rótulos (para as embalagens de compotas, mel, azeite e ovos). Após ter criado tudo o que referi, decidi elaborar uma linha de merchandising com canetas e t-shirts, que servem também de uniforme, e além disso, um cartão de identificação para os funcionários da Quinta.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5569
Documento disponível na Biblioteca da ESART
O presente relatório tem como finalidade principal o redesign da empresa ClickMed. Para que esse processo seja elaborado de forma mais assertiva são postos em retrospetiva vários conceitos de Design Gráfico necessários e cruciais para o bom desempenho de um Redesign de Marca/Empresa. O relatório está constituído em duas partes, em que a parte inicial se centra em instruir os conceitos de design e explicar a sua definição. A segunda parte do relatório é a aplicação destes termos na prática do Redesign da empresa em questão, neste caso, a ClickMed.
O presente relatório designa-se a demonstrar todo o trabalho desenvolvido na área do design de comunicação, este trabalho passa por um desenvolvimento de toda uma nova identidade visual de uma marca de mel situada em Azeitão. Pretende-se por à prova todas as capacidades adquiridas na Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual. Neste caso, será mais no âmbito do design de comunicação pois trata-se de uma identidade de marca na qual se pretende reformular a mesma derivada às suas fracas capacidades comunicativas atuais. A identidade visual de uma marca é um dos fatores mais importantes na estratégia de qualquer negócio e deve ser vista como uma prioridade pois quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de conversão por parte dos clientes a dar a devida atenção aos produtos. Como então o processo de identidade visual assume um papel tão importante na marca pretende-se que em conjunto com a empresa desenvolver uma nova identidade para a marca e fazê-la distinguir-se dos seus concorrentes elevando o seu grau de qualidade ao mercado atual. Com este projeto espera-se conseguir alcançar todos os objetivos pretendidos tanto pela empresa como pela forma de conseguir implementar da melhor feição todos os conhecimentos adquiridos ao longo desta licenciatura e poder fazer o melhor proveito de todos os meios de comunicação que se irão criar para o sucesso deste projeto. Vão ser solucionados todos os problemas atuais da marca face ao tempo e disponibilidade existente, vão ser cridas todas as condições necessárias para que este projeto seja concebido perante todos os objetivos impostos pelo cliente. E esperar que os resultados finais sejam satisfatórios relativamente à realização de todo o trabalho.
Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A presente proposta remete para o Redesign da Identidade Visual Corporativa da Empresa Lenda da Beira, que tem como propósito solucionar os problemas associados à sua identidade visual e divulgação da mesma. Divide-se em três fases, investigação, análise/diagnóstico e conceção, responsáveis pelo fundamento teórico, o estudo e o produto final, constituído pelo logótipo, rótulo e suporte publicitário.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5565
O projeto consiste no redesign da identidade visual corporativa, para o restaurante. Restaurante Europa, localizado na Foz do Arelho. O objetivo principal é colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na área do Design de Comunicação, ao longo destes três anos, na Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual na Escola Superior de Artes Aplicadas. O projeto subdividiu-se nas fases de pesquisa, análise e diagnóstico. O projeto consiste no desenvolvimento de uma nova marca gráfica, novos suportes e equipamentos, dando uma nova vida ao restaurante com mais de 20 anos de história.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5545
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5243
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
The project developed aims to respond to the communication needs of a Portuguese agri-foods company called MEPS. The project emerges as a profitable opportunity for both parties (student and company) as the communication sector is often sidelined by small and medium-sized companies, due to the high cost that a communication department requires, and in this way (degree project) they do not need to invest, and the student has the chance to experience a more professional exercise. MEPS, despite being a company founded around 1920, did not present a communication that appealed to a defined public, it did not have a coherent visual identity and its digital media are out of step with current technology, so it was necessary, through a methodology, to create a new, coherent way of communicating that unifies the means of communication. It was necessary to make an analysis of the brand's competitors, from more direct competitors to inspirational cases, as well as the analysis of the current brand itself, in order to determine which aspects of communication to change, to maintain, which are the strengths, weaknesses, threats and opportunities to explore, thus helping to define the brand's concept and positioning. Having the positioning well defined, it was possible to develop some sketches of the graphic brand. These sketches would later be improved to arrive at a better graphic branding option, which in turn would be tested in terms of visibility. With the selected graphic brand, the remaining elements of the visual identity were also selected, such as textures, colours, shapes, fonts, 5th element, imagery, and graphics, organized in the form of a stylescape. After defining the visual identity, the brand book was developed as a way to standardize the applications that followed, such as product packaging, website mockup, merchandising, product´s catalog, uniforms, car fleet and stationery. It was also necessary to develop the final arts for the printing of the applications, and respective costs, which together with the labour costs, totalled the project´s price, if it was paid and applied
Este documento representa todo o conhecimento adquirido no culminar da Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual, frequentado no ano de 2018 a 2021, sob responsabilidade da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O Projeto aqui apresentado resulta do trabalho desenvolvido ao longo do último semestre da licenciatura. No presente discurso propõe-se transportar para a realidade do que é a tatuagem como um processo de materialização estética, tendo como argumento a ligação que a mesma tem com corpo e com a identidade da pessoa. Resolver ainda assim o problema do cliente apresentando todas as etapas até chegar ao resultado final. Pretende-se dar notoriedade à marca Oldboy Tattoo.
Dissertação de Mestrado em Design Gráfico apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Relatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Este trabalho de projecto visa a reflexão sobre as mudanças e possibilidades que os meios e suportes digitais trazem à prática da Ilustração, no contexto do Design de Comunicação. Com a evolução dos dispositivos móveis, a edição digital de livros ilustrados para crianças surgiu como um novo meio de comunicação, apresentando novos desafios aos criadores. Esta temática é abordada a partir de um projecto teórico-prático que reflecte sobre a Ilustração aplicada aos formatos digitais, sendo o principal foco de estudo a forma como a Ilustração pode aproveitar as potencialidades dos meios e suportes digitais para a construção de objectos e conteúdos narrativos para o público infantil. Este trabalho propõe uma metodologia de investigação qualitativa mista: não-intervencionista, que consiste na análise de casos de estudo e entrevistas a profissionais da ilustração, animação e edição; e intervencionista, que compreende o desenvolvimento de um álbum ilustrado (livro) e da sua respectiva história digital ilustrada (aplicação). A componente com carácter experimental intitula-se "Um Peixinho Fora de Água & Outras Histórias" e tem como objectivo a criação de um universo visual e narrativo que se adeque a diferentes formatos. Pretende-se ainda que este trabalho sirva como contributo para novo conhecimento na área da Ilustração, em termos de transmedia e particularmente da ilustração em media digital.
Diariamente um canal de televisão utiliza o motion graphics para expressar a sua identidade, sendo possível observar a sua incorporação nas autopromoções, programas, blocos informativos, reportagens, entre outros. São criados pacotes gráficos para incorporar o que o canal pretende transmitir. Em Portugal, nenhum dos quatro canais generalistas prescinde de usar motion graphics porque permite dar visibilidade aos conteúdos e captar a atenção de um número de telespectadores maior. A presente dissertação trata de o motion graphics e da sua relação semântica com a identidade corporativa de um canal de televisão. Esta investigação visa descobrir como o motion graphics contribui para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão, compreendendo a adoção de diversos “tons de voz”. Para tal, através de uma metodologia qualitativa e não intervencionista, propõe-se o recurso ao estudo de casos da Rádio Televisão de Portugal 1, com recolha, seleção, análise e síntese critica de informação. Assim sendo, a investigação fica dividida em três partes. Na primeira parte apresenta-se o contexto de histórico sobre o motion graphics, onde são definidas as áreas de aplicação e os seus componentes. Na segunda parte faz-se uma análise sobre a identidade visual, o que a define, onde se aprofunda a composição da identidade visual televisiva. Na terceira parte tem-se o objetivo de analisar a identidade do canal RTP1 através do motion graphics. Deste modo poderá compreender-se o processo de construção de uma identidade visual e as suas principais caraterísticas. Perceber a relação entre o grafismo, identidade e a autopromoção. Pretende-se que a investigação analise também se o som e o movimento trazem vantagens à identidade de um canal. Procura-se, portanto, perceber de que formas pode o motion graphics contribuir para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão.
Esta investigação tem como propósito contribuir para o conhecimento em Design de Comunicação, especificamente, sobre a perceção pública da Identidade Visual de Produtos Alimentares. O projeto de investigação surge da necessidade de identificar quais as características gráficas da Identidade Visual (IV), de um produto agroalimentar que contribuem para o seu reconhecimento e compreensão pública. Foi selecionada uma metodologia mista, compreendendo uma componente de investigação não intervencionista, que consiste no estudo de casos descritivos, na revisão da literatura e inquéritos; e investigação ativa, baseada no estudo de casos exploratórios, onde se procede ao redesign da identidade visual de marcas alimentares. A investigação centra-se em marcas portuguesas do setor agroalimentar, especificamente, azeites e queijos da região centro do país, considerando a classificação da NUTS II - segundo nível da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, constituído por sete unidades, das quais cinco no continente e os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No setor agroalimentar, tem-se verificado um investimento em processos de inovação ao nível da produção e da comunicação do produto. Em particular, os azeites e queijos têm sido objeto de processos de inovação a par de esforços para enfatizar características intrínsecas, como a origem, a tradição e o processo de fabrico enquanto fatores de diferenciação. No entanto, no contexto da crise económica dos últimos anos, o grande investimento centrou-se, particularmente, na otimização dos processos de transformação da matériaprima contrastando, com a aposta ao nível do design de comunicação. Uma vez que a investigação assenta no processo da comunicação, os dados resultantes serão relativos a códigos e fatores culturais e menos sobre o levantamento das marcas existentes num determinado mercado. Nesta medida, os resultados da investigação pressupõem um contributo direto de auxílio ao designer, no processo de desenvolvimento da comunicação - promoção e posicionamento, das marcas de azeite, num mercado, permitindo-lhe dar uma resposta mais assertiva relativa ao tema, num curto espaço de tempo.
Este projeto tem como propósito refletir sobre o contributo do design de identidade visual e da estratégia de comunicação de marca de produtos agroalimentares no contexto das pequenas e médias empresas, melhorando o modo como comunicam com os seus públicos. Este processo investigativo tem como tema o design da identidade visual, na valorização de produtos agroalimentares através da criação de uma estratégia de comunicação coerente. O projeto tem como objeto de estudo a empresa produtora de sal artesanal e flor de sal, Rui Simeão Tavira Sal, a única certificação DOP a nível internacional, facto que não foi suficiente para que esta não apresente problemas de comunicação, nomeadamente ao nível da identificação, diferenciação e notoriedade da marca. Deste modo, este processo investigativo propõe-se indagar sobre qual a identidade visual e estratégia de comunicação mais adequada para as marcas em causa, bem como se é possível contribuir para a origem de uma cultura de design nesta PME. Deste modo, o projeto também tem como finalidade o reconhecimento dos produtos a nível nacional e uma imagem corporativa seja mais eficiente e que sejam criadas diretrizes para uma gestão de design. A resposta ao problema será dada através da aplicação de uma metodologia mista, isto é, não intervencionista através da análise de casos de estudo sobre marcas concorrentes ou similares e intervencionista através da realização do projeto de design. Os resultados consistem num estudo de contexto da empresa e no design de um sistema de identidade visual, que inclui os principais meios de comunicação global e particular das submarcas e gamas de produto. Pretende-se demonstrar a importância do papel do design gráfico dentro das empresas, nos produtos e na forma como comunicam para haja um aumento do seu valor no mercado.
O projeto que aqui se desenvolveu teve como principal objetivo entender como se pode asseguar a coerência entre a identidade visual de uma pequena empresa com a sua identidade de marca, considerando os requisitos dos mercados em que opera. Para tal escolheu-se a "Aromas do Valado", uma empresa que se dedica principalmente a fabricar perfumes e produtos de higiene e cosmética com certificação biológica, que desenvolve a partir da extração dos óleos essenciais obtidos das plantas autóctones da região onde está situada, o território do Geopark Naturtejo. Considerou-se que a forma mais efetiva de proceder será utilizando uma metodologia de investigação mista, tanto intervencionista como não intervencionista, e com base qualitativa. No caso da investigação não intervencionista utilizou-se o método de estudo de caso, enquanto que na intervencionista a abordagem foi a de caso de estudo exploratório onde se desenvolveu, depois de analisar a empresa ao nível da sua identidade, identidade visual corporativa e estratégia de comunicação, umprojeto de melhoras da marca existente e a criação de uma nova para a linha de produtos comercializados pela empresa.
O presente relatório versa sobre a realização do estágio que decorreu na empresa Creative Lemons – Films & Design e propõe uma análise sobre o processo de criação de personagens. Esta investigação insere-se no campo científico do design gráfico, com foco no design de personagens, especificamente, para ilustração e motion graphics, com o objetivo de refletir sobre o seu papel e os seus intervenientes. O tópico investigativo presente neste trabalho incide nos processos usados no design de personagens e, nos seus componentes e métodos usados na empresa. No âmbito deste relatório, é necessário realizar um estudo para contextualizar as várias criações existentes, perceber o processo, o seu percurso. É importante, também, fazer uma recolha de informação relacionada com os vários processos de criação no geral. Ao longo do relatório realizado abordam-se as várias técnicas para a criação de personagens, observadas através de uma metodologia mista de base qualitativa, aplicando métodos não intervencionista e intervencionista. Foi feito um enquadramento teórico, uma contextualização dos temas cruciais ao pensamento e fundamentação da atividade projetual em contexto de estágio e dos fundamentos que norteiam o trabalho prático. Na fase seguinte, procedeu-se à descrição e explicação de todo o trabalho realizado durante o estágio, em particular sobre o desenvolvimento dos processos de design de personagens para ilustração e motion graphics.
Ao longo da história recente, verifica-se uma natural evolução do design gráfico português, tanto na sua forma prática como teórica. O presente relatório versa sobre a realização do estágio que decorreu na empresa Design Station – agência de design e comunicação, e propõe uma análise sobre o impacto da era digital no design editorial, como estudo de caso a revista elaborada pela empresa, a Revista RUA. Esta investigação insere-se no campo científico do design de comunicação, com foco no design gráfico e especificamente no design editorial, com o objetivo de refletir sobre o seu papel junto da sociedade e dos seus componentes. Para iniciar este estudo, no qual foi utilizada uma metodologia mista, começou-se por aprofundar o conceito de design editorial, focando as revistas, de maneira a perceber os seus intervenientes e componentes. Segue-se uma aprofundada história do design de revistas, de maneira a contextualizar o trabalho e a perceber as principais correntes que se sucederam e o que contribuiu para o seu desenvolvimento. O tópico investigativo presente neste trabalho incide sobre a questão da atualização necessária do modo de comunicação, construção e de criação dos conteúdos para revistas- e outras publicações editoriais, no âmbito era digital. Posto isto, concretizou-se uma análise à Revista RUA e os seus meios digitais à luz de teorias estudadas. No decorrer do relatório evidenciam-se algumas transformações ao nível da comunicação em meio digital e o impacto que a internet teve no Design Editorial, examinadas através de uma metodologia mista de base qualitativa, aplicando métodos não intervencionista e intervencionista. Primeiramente, existe uma correspondência à análise do enquadramento teórico, nesta fase é feita uma contextualização dos temas cruciais ao pensamento e fundamentação da atividade projetual em contexto de estágio e dos fundamentos que norteiam o trabalho prático. Na segunda fase, procede-se à descrição e explicação de todo o trabalho realizado durante o período de estágio, em particular sobre o desenvolvimento de projetos de design gráfico e de conteúdos de comunicação visual. Ao longo do trabalho concretizado, e detalhado neste relatório, é possível entender e destacar o investimento nos meios digitais como meio de articulação, valorização e eficácia para uma melhor comunicação interna e externa da empresa, contribuindo para o seu desenvolvimento e evolução.
O presente relatório versa sobre a realização do estágio que decorreu na empresa PortugalRur – Mediação Imobiliária, Ltdª e propõe uma análise sobre a valorização do design enquanto ferramenta estratégica na gestão da comunicação visual da marca. Este relatório de estágio tem como base o estudo do design enquanto ferramenta para a gestão e comunicação visual da marca e aborda diversas questões relacionadas com a gestão de design e dos meios, e de que forma estes contribuem positivamente para a construção de uma comunicação integrada eficaz e coesa da PortugalRur. Ao longo do relatório abordam-se as temáticas da comunicação visual e a gestão do design, observadas através de uma metodologia mista de base qualitativa, aplicando métodos não intervencionista e intervencionista. Numa primeira fase, que corresponde à análise do enquadramento teórico, é feita uma contextualização dos temas fulcrais ao pensamento e fundamentação da atividade projetual em contexto de estágio e dos fundamentos que norteiam o trabalho prático. Já numa segunda fase, procede-se à explanação de todo o trabalho realizado durante o período de estágio, especificamente sobre o desenvolvimento de vários projetos de comunicação visual. Através do trabalho realizado, e detalhado neste relatório, é possível entender e valorizar o investimento em design como meio de articulação, valorização e eficácia da comunicação interna e externa da empresa, contribuindo para o seu desenvolvimento e consolidação identitária.
As marcas fazem parte do quotidiano da sociedade contemporânea, promovendo comportamentos e mediando a relação entre pessoas e grupos. São esses elementos que geram conhecimento ao nosso redor, para que todos possamos nos conectar uns com os outros. A Gestão do Design tem o importante papel de articular pessoas, departamentos, de alinhar estratégias, optimizar métodos, processos e decisões para incrementar a qualidade dos produtos/serviços e o valor de marca. No âmbito desta investigação pretende-se estudar o contributo do Design para a eficácia e melhoria da comunicação empresarial, nomeadamente pela sua gestão e alinhamento com os objetivos organizacionais. O processo investigativo foi desenvolvido em contexto de estágio ao longo de seis meses, na associação ITGA -International Tobacco Growers Association, pela realização de projetos ao nível do Branding e Identidade Visual Corporativa ou de Marca, Design Editorial e interface para Web Design. A investigação baseia-se numa metodologia mista, combinando métodos intervencionistas e não-intervencionistas. A componente não intervencionista visa o enquadramento teórico e a explanação de conceitos na esfera do Gestão de Design. Relativamente à investigação ativa, esta consistiu na realização de estudo de caso de tipo exploratório, correspondendo aos projetos elaborados em contexto de estágio. Com este trabalho investigativo foi possível constatar o modo como a Gestão do Design é relevante para a integração do Design na empresa e para a competitividade organizacional, especificamente em termos de qualidade e desenvolvimento de novos produtos, suportes de comunicação e da própria proposição de valor. A experiência de estágio serviu como um agregador de conhecimento e permitiu aplicar métodos de Gestão do Design com sentido estratégico, correlacionando-os com a revisão da literatura. A introdução do departamento de Design na associação gerou benefícios ao nível da qualidade e eficácia da comunicação institucional, na sua gestão. Além disso, o novo departamento de Design permitiu reduzir os custos com a comunicação e rentabilizar o investimento
O presente processo investigativo versa sobre a adequação do design e linguagem estilística em função da arquitetura de marca, tendo como base a análise de projetos desenvolvidos em estágio na empresa Central Lobão, localizada na cidade de Santa Maria da Feira. Para o estudo, foi adotada uma metodologia mista, que se subdivide numa componente não-intervencionista nomeadamente em termos de enquadramento teórico através da revisão da literatura, compreendendo também atividades de observação direta e a análise em contexto de estágio. A segunda etapa da metodologia foi intervencionista e corresponde às atividades práticas em contexto estágio. O estágio decorreu na área de design e comunicação no departamento de marketing e design da empresa Central Lobão. No sentido de analisar o papel do design numa empresa com diversas submarcas, foi definido um tópico investigativo – Quais os contributos do Design Gráfico na adaptação do discurso da marca corporativa Central Lobão e das suas respetivas submarcas? Neste relatório é detalhado o contexto de estágio, faz-se o enquadramento teórico da temática em estudo e são descritas as atividades de estágio, nomeadamente as diferentes estratégias, métodos de divulgação e apresentação da marca e submarcas da Central Lobão.
Os elementos gráficos são fundamentais na elaboração de uma identidade visual. Assim sendo, supõe-se, que ter um grupo de elementos gráficos comuns a todos os suportes de comunicação realizados para uma marca, ajuda a garantir uma identidade visual forte e coerente. Este estudo foi realizado no campo de design de comunicação e tem como tema identidade visual. Sendo que o tópico investigativo é “Qual é o papel dos elementos gráficos definidos na identidade visual na criação dos suportes de comunicação de uma marca?”. Este estudo também foi baseado em projetos realizados durante um estágio de seis meses na Hilarious Digital Agency, em Bruxelas, Bélgica. O objetivo principal deste relatório é perceber como os elementos gráficos de uma identidade visual ajudam, não só no desenvolvimento de suportes de comunicação da marca, mas também a manter a coerência visual da mesma. É ainda importante tentar perceber a influência que um manual de normas, pode ou não apresentar, em termos de conservação da coerência de uma determinada marca. Para este estudo, foi produzido um enquadramento teórico, baseado em literatura, de forma a melhor entender conceitos e o estado do conhecimento do tópico investigativo. Este estudo, também, consistiu na análise elementos gráficos pré-definidos, permitindo assim, uma avaliação, de igual forma, entre diferentes projetos e clientes, que foram desenvolvidos durante o estágio. Posteriormente, estes resultados foram confrontados com enquadramento teórico com o intuito de responder ao tópico investigativo. Com este estudo concluiu-se que os elementos gráficos definidos na identidade visual são a coerência que uma marca necessita aquando da criação de novos suportes de comunicação. É ainda possível concluir que as guidelines são benéficas para as empresas que pretendem preservar coerência e familiarização com a marca em todos os suportes de comunicação. Em conclusão, este estudo contribuiu para um melhor conhecimento de marcas e a sua comunicação, assim como para a compreensão da importância de uma identidade visual de marca coerente.
O termo design é um elemento fulcral, considerado uma interface social e cultural que, estabelece a mediação entre pessoas e marcas, empresas ou objetos quotidianos, no modo como informa, orienta, comunica e persuade comportamentos e ações. Deste modo, o design é considerado importante pois cria o contexto, o processo de comunicação e a forma da mensagem, no meio mais pertinente para determinado destinatário, promovendo a facilidade no acesso, a fruição da informação e a boa experiência de uso. Assim, este relatório de estágio tem como tema o design como interface tornando-se um estudo fulcral para a compreensão da perspetiva do design enquanto parte ativa do processo de criação de um projeto de design, bem como das agências enquanto intermediárias do cliente com o projeto final. Este estudo tem como objetivo responder às solicitações da empresa, de acordo com o briefing e nas existentes, procurando assegurar a qualidade no design; gerir a informação e adequar os dados de modo a assegurar um bom resultado para a inCentea e os respetivos clientes e seus públicos e desenvolver projetos concretos em diferentes meios, adaptando processos e procedimentos às necessidades de design para cada caso. O tópico investigativo para este estudo surgiu com um elo de ligação a uma investigação relativa ao design interface, deste modo foram realizadas diversas pesquisas sobre o tema mencionado e uma análise pormenorizada de diversos projetos realizados ao longo dos meses de estágio na empresa inCentea M.I.. Com a conclusão da investigação pode-se verificar que muitos clientes põem os seus gostos pessoais acima dos interesses da eficácia da comunicação corporativa, sendo prática comum na empresa a validação destes gostos, para não comprometer a conclusão do trabalho ou o arrastar do projeto. Assim, é importante demonstrar os contributos que os conteúdos do cliente e do público condicionam o design enquanto “interface” aqui destacado pelos briefings incompletos e pela falta de feedback construtivos e críticos, com resultados negativos para a equipa de design.
Este estudo está direcionado para a temática do Design de Comunicação de âmbito glocal, tendo como objetivo compreender o processo de adaptação da comunicação visual das marcas da escala global para local e vice-versa. Adicionalmente, procura-se entender padrões existentes dentro do universo das Marcas Gráficas e embalagens rótulo de marcas do setor alimentar. Para isto recorreu-se a uma metodologia de investigação não-intervencionista, que consiste na revisão da literatura, seguida de uma análise sintática e semântica de marcas do setor alimentar. Primeiramente analisaram-se marcas alimentares nacionais, internacionais e globais dos setores enlatados e conservas, lácteos, congelados, bebidas e refrigerantes, e chocolates, recorrendo a uma tabela com a decomposição dos elementos constituintes das Marcas Gráficas e embalagem rótulo, permitindo entender padrões existentes dentro de cada setor. Numa fase posterior recorreu-se ao estudo de casos, onde foram analisadas as marcas Coca-Cola, Olá, Gallo e Branca de Neve tendo como base o diagrama de Oliveira (2015), que permitiu analisar a identidade visual destas marcas e compreender de que forma estas adaptam a sua comunicação e posicionamento perante públicos de diferentes culturas, ou como gerem a identidade local da marca. Os resultados deste trabalho indicam que o design de comunicação projetado numa escala global, se adapta a uma escala local ao compreender que um conceito global pode ser adaptado localmente a diferenças culturais e regionais de um público local. Ao projetar em escala local para adaptar ao global, possibilita às marcas gerar uma identidade local que projeta características exclusivas, agregando valor à marca. Assim, o design de comunicação permite às marcas compreender as características específicas e preferências do consumidor através de processos, viabilizando assim ligações de confiança e preferência sólidas fundamentadas em associações culturais e individuais.
Persiste a ideia errada de que o branding é somente uma questão de identidade visual, porém este engloba toda a parte de gestão da marca. O branding é visto como um desafio estratégico complexo delineado pela criação e preparação de uma marca capaz de enfrentar a concorrência no mercado onde se irá inserir. É assim importante entender o papel do branding perante uma marca em fase de rebranding. Este projeto, tem como campo de investigação o branding, investigando as áreas do rebranding, design de comunicação e marketing. Este projeto, passa por entender as interseções entre o design de comunicação e o marketing no âmbito do rebranding, em específico da marca G3. Pretende-se com este projeto, desmitificar o papel do design de comunicação no processo de rebranding de marcas inseridas no setor desportivo. Em específico, compreender como pode o design de comunicação e o marketing, clarificar, definir e orientar o rebranding da marca G3, de que forma pode uma nova estratégia de comunicação e de marketing adequada à marca, criar impacto. A metodologia é mista e de carácter qualitativo, é aplicada ao longo do projeto exploratório. É pensada desta forma, com o objetivo de conseguir amplificar os métodos de estudo a aplicar sobre o tema principal. Neste projeto são abordados todos os pontos cruciais ao design de comunicação e marketing, desde a criação de uma estratégia de comunicação até à criação de raiz de uma marca e a validação desta. Todos estes pontos fundamentados de forma teórica e prática para uma melhor compreensão do “porquê?” da aplicação de cada.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Técnico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Tese de Doutoramento em Medicina Dentária, Universidade de Coimbra, 2005
Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Universidade de Coimbra, 2005
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual