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Contém referências bibliográficas
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Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada á Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada á Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Clássica
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto Educativo dividido em duas partes. A primeira parte apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Ensino Artístico Especializado do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, durante o ano letivo 2017/2018. Esta apresenta a contextualização escolar, planificações, relatórios de aula e descrição das atividades desenvolvidas. A segunda parte comtempla o Projeto de Investigação sob o título, “A eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor em Guitarra Clássica”. Nesta investigação procuramos aferir os benefícios em complementar o estudo de uma obra através de exercícios técnicos específicos. Enumeramos ainda os problemas e objetivos do Projeto de Investigação assim como a fundamentação teórica essencial para o desenvolvimento do projeto. Contempla também pesquisas bibliográficas relacionadas com a técnica guitarrista, com métodos e estudos técnicos complementares para guitarra, idiomatismo-instrumental e mecânica-instrumental. A metodologia de investigação baseou-se na recolha de dados através de questionários efetuados a professores de guitarra, observação direta, preenchimento de grelhas de observação e planificações de estudo. Procurando aferir a eficácia da utilização de estudos técnicos para a preparação de uma obra do mesmo compositor, foram utilizadas as mesmas obras mas com metodologias diferentes. O projeto foi desenvolvido em contexto de aula e teve a colaboração de dois alunos, com caraterísticas idênticas, do IV grau de guitarra do Curso Básico de Música e efetuada a respetiva recolha de dados comparativa. Para o efeito, ambos os alunos prepararam as mesmas obras, Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, de Mauro Giuliani e Barcarolle de Emílio Pujol. No entanto, o aluno A preparou a obra Dodice Monferrine op.12 nº 1 e nº 2, com auxílio de estudos técnicos específicos, do livro Studio per la chitarra di Mauro Giuliani, opera 1ª enquanto o aluno B preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. Num segundo momento, o aluno B preparou a obra Barcarolle de Emílio Pujol com auxílio de estudos técnicos específicos, dos livros Escuela Razonada de la Guitarra libro segundo e tercero, enquanto o aluno A preparou a mesma obra sem auxílio de estudos técnicos específicos, foram explicados só os fundamentos técnicos que suportam a obra. No final foram analisados e verificados os resultados.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Proveniente do ex-Centro de Documentação Europeia do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Partie IV: Esthetique, fonctionnalite et desirabilité de la ville durable
Descrição baseada em: nº 15 (Nov/Dez. 1995)
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Introduction: The practice of Physical Activities is a cultural habit and as such it must be acquired in childhood so that there is a greater probability of being continued throughout life. Physical Activities on a regular and duly regulated basis, even if they are at ages where this component is absolutely fundamental, not only for their motor development but for their socialization and creation of healthy lifestyles. Objective: The study aims to evaluate the levels of Physical Fitness of middle-school students, between students who practice Physical Education and those who, in addition to this, performed a training programme. Methods: Participated 32 students of both genders aged between 10 and 11 years old divided into two groups with the same number of students (16): the Training Group which, in addition to attending Physical Education classes, benefited from a training programme and the other group that only attended the physical education classes. The Fitnessgram battery tests was applied for flexibility, strength and aerobic capacity. Results: Through this study, it was presented that the use of a physical training programme, eight weeks before the final moment, allowed the training group to obtain significant differences, in the tests results, from the initial moment to the final moment in terms of physical fitness when compared with the group that only attended physical education classes. Conclusions: This study allows us to understand that the fact that the Training Group benefited from a Physical Skills Training, improved the performance levels of the students in this group at the final moment.
Contém referências bibliográficas
Obesity is the most common childhood illness in developed countries and its prevalence continues to increase. The objective was to analyze the influence of obesity on the motor coordination of children between 6 and 9 years old. Equipment and Methods: A number of 52 pupils of both genders participated for evaluation of the prevalence of obesity using the measurement of the abdominal perimeter and the Body Mass Index (BMI) categorized as Normal-Weighted, Excess Weight and Obesity. The assessment of motor coordination was performed by the KTK test. SPSS (version 19.0) was used for statistical purposes. Results: Girls had lower levels of performance rather than boys, and the pupils presented worse levels of motor performance as the age progressed. Regarding the prevalence of obesity, the two-gender obtained high mean values for the Normal-weighted category, whereas 25% is overweight. Regarding the level of motor coordination, 57.7% of the pupils had Normal Coordination and 40.4% had coordinative difficulties. Pupils with higher values of BMI and abdominal perimeter obtains lower results of motor coordination.
O objectivo deste artigo é efectuar uma análise comparativa de normas no dimensionamento de estruturas offshore com foco em elementos circulares tubulares em aço. Pretende concluir-se acerca do conservadorismo associado a dois grupos de normas: offshore vs. construção. Para tal, a capacidade resistente obtida pela ISO 19902 será confrontada com a obtida pelo Eurocódigo 3 (que não contém indicações específicas para estas estruturas) através da parte 1-1 e 1-6. Por fim, estas resistências serão comparadas com uma análise numérica para esforços de compressão e pressão hidrostática, concluindo-se que ambas as partes do EC3 podem, de uma forma geral, ser aplicadas a estruturas offshore.
O desenvolvimento sustentável na atualidade, está intrinsecamente associado ao crescimento populacional e á relação de habitabilidade – espaço urbano; tendo como objectivo a preservação do meio ambiente e a correta gestão de recursos naturais. Por tal motivo a América Latina é uma região com grandes desafios e capacidades no âmbito do desenvolvimento sustentável, isto deve-se á presença de uma das maiores taxas de urbanização do mundo. Nas últimas décadas, as comunidades Latino americanas incorporaram ideias e programas cuja finalidade foi impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e salvaguardar o património. Sem embargo ainda se apresentam problemas sem solução, como a contaminação, a deterioração ambiental, o detrimento dos factores sociais, a pobreza extrema, entre outros. Grande parte desta situação, deve-se á maioria das propostas impulsadas, não promovem soluções que alcancem abordagens viáveis que logram perceber as necessidades reais de estas comunidades; portanto, esses programas não conseguem atender ou resolver todas as exigências da sociedade. Para contribuir na busca de soluções e projetos que detonem o desenvolvimento sustentável na América Latina, este artigo foi criado, que funciona como um guia para suscitar a reflexão sobre a forma de vida destas comunidades e promove uma visão pragmática através de um conhecimento mais profundo das necessidades, carências e problemáticas que atualmente se criam nestas sociedades. Apresentando como caso de estudo a cidade de Santiago de Querétaro, México para mostrar e exemplificar as problemáticas expostas.
No presente artigo apresenta-se o comportamento mecânico de ligações de perfis tubulares comumente utilizados em estruturas offshore. As normas Norsok N-004, ISO 19902 e Eurocódigo 3 (EC3) Parte 1-8 são utilizadas para a determinação da resistência das ligações. Diferentes configurações de ligações planares são utilizadas, nomeadamente X, Y e K. Uma análise elásto-plástica das ligações é efectuada recorrendo a um software comercial de elementos finitos, determinando-se curvas força/deslocamento e momento/rotação. Este estudo permite concluir que as normas determinam valores conservadores para reduzidos valores de esbelteza dos tubos e que a utilização do EC3 está condicionada aos limites indicados na norma.
Este estudo teve como objetivo analisar a correlação entre as variáveis de composição corporal e as variáveis de aptidão física funcional na população idosa. A amostra reuniu 114 sujeitos. Para avaliar a Composição Corporal utilizou-se uma balança de bioimpedância Inbody 270. Mediu-se a altura com um estadiómetro e calculou-se o Índice de Massa Corporal. Para a aptidão física utilizou-se a Bateria de testes de aptidão motora Rikli e Jones (1999) que avalia a capacidade funcional, consistindo esta na capacidade para realizar atividades diárias de forma natural e segura, sem existir uma fadiga exagerada (Nunes & Santos, 2010). Ao correlacionar as variáveis de composição corporal e aptidão física concluiu-se que que quanto melhor a condição corporal melhor a capacidade física. O Índice de Massa Corporal e Massa Gorda e Percentagem de Massa Gorda com Massa Gorda foram as correlações mais fortes entre variáveis de composição corporal. Nas correlações entre variáveis de composição corporal e testes de aptidão física evidenciou-se a correlação entre Levantar/Sentar e Flexão do Braço. Os resultados do estudo mostram que a aptidão física tem influência na composição corporal permitindo uma melhor qualidade de vida.