Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

21 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Descrição baseada em: Ano 1, nº 25 (07 Jul. 2000)
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Contrabaixo) e Música de Conjunto
O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante de Instrumento (contrabaixo) e Música de Conjunto orientado pelo Doutor Adriano Aguiar, docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pela Mestre Cooperante Cátia Góis Santandreu, docente no Conservatório Regional de Setúbal. Trata-se de uma reflexão da prática pessoal, onde foram introduzidos para além dos conteúdos programáticos da escola, novos elementos como a criatividade, a improvisação e a tecnologia multimédia musical no ensino de Contrabaixo no Conservatório Regional de Setúbal onde leciono. Nesta disciplina estão inscritos quatro alunos que frequentam o 1º, 2º, 3º e 5º grau do ensino básico articulado. Este trabalho foi desenvolvido durante a prática do ensino do instrumento no ano letivo de 2021/2022, onde se refletiram aspetos relacionados com a prática do ensino do contrabaixo tomando em consideração os elementos físicos, os recursos, os métodos, o programa curricular, as planificações das aulas, os critérios de avaliação, as atividades extracurriculares e a tomada de consciência em escolher os elementos mais importantes à motivação e evolução académica dos alunos. Para desenvolver este trabalho e aplicar os novos elementos extraprograma como a criatividade, improvisação e tecnologia multimédia para complementar a pedagogia do ensino do contrabaixo atrás referida, foi escolhido um aluno-chave do 1º Grau X do ensino articulado, em virtude de apresentar as características necessárias aos resultados pretendidos e de não ter quaisquer conhecimentos anteriores do instrumento e da sua pedagogia. É hoje reconhecido que o ensino instrumental tem muito a lucrar com as práticas criativas, onde se inclui a improvisação, permitindo uma maior integração, pois desenvolvem mais facilmente o discurso musical e a sua apreensão. Tocar um instrumento, conforme resulta da evidência científica, constitui um ato humano de grande complexidade. Implica, desde logo, a mobilização de um conjunto de várias competências em sincronia: auditivas, expressivas, motoras, performativas e de prática de leitura. Este facto obriga a um elevado esforço de estudo e prática individual com inúmeras repetições, persistência e vontade de corrigir o erro. Para além disto, o estudante de um instrumento musical enfrenta ainda grande ansiedade pela exposição pública em audições e concertos. Este conjunto de competências e dificuldades é, assim, bem elucidativo da importância da motivação na aprendizagem de um instrumento musical. O presente estudo tem como objetivo propor estratégias de motivação na aprendizagem de um instrumento musical em alunos do Ensino Básico Articulado, do CRS, tendo por base um questionário a professores e alunos, e a perspetiva de algumas teorias, do desenvolvimento e processos geradores da improvisação, da criatividade e da autodeterminação. Para tal, importa destacar o papel da improvisação e do apoio das tecnologias multimédia no desenvolvimento da criatividade e entusiasmo dos alunos. Para avaliar o nível de motivação, será utilizada a versão portuguesa de um instrumento de medida multidimensional, construído sob a perspetiva da Teoria da autodeterminação: o Intrinsic Motivation Inventory. Os participantes são 4 alunos de contrabaixo do Conservatório Regional de Setúbal, com idades compreendidas entre os dez e os catorze anos.
“This is a post-peer-review, pre-copyedit version of an article published in Lecture Notes in Electrical Engineering. The final authenticated version is available online at: https://doi.org/10.1007/978-3-319-91334-6_58 ”.
Production environments are becoming more complex and dynamics. This is influenced by external factors related with products’ characteristics and costumers’ requirements and internal factors related with processing times variability, machine failures, setup times, between others. To face this increasing complexity and dynamics, it is crucial to have effective production control methods, considering Interoperability Enablers for Cyber-Physical Systems. However, production control methods most in used today, are focused on centralised decision-making and planning, and considered inadequate to deal with the increasing dynamics of these systems. Autonomous Production Control (APC) may be an adequate alternative to face this complexity, allowing flexible and rapid reaction to possible disturbances that may occur in the production system. However, as APC is the relatively new concept, there are no existing surveys. Therefore, we review and discuss the literature on APC methods to bring more attention to this promising topic of research, highlighting future research directions.