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Tese de mestrado em Gestão, Universidade da Beira Interior, 1996
Antropologia cultural
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29165TFCA.
A primeira parte deste relatório apresenta o trabalho desenvolvido pelo estagiário, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvido nas turmas de segundo grau de Formação Musical e Música de Conjunto-Coro A do primeiro e segundo grau do Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2019/2020. Contextualizamos a escola e o ensino e apresentamos as descrições reflexivas da prática letiva nas disciplinas de Formação Musical e Música de Conjunto- Coro, assim como as planificações de aula, recursos pedagógicos utilizados nas aulas práticas e supervisionadas e a descrição de outras atividades extracurriculares desenvolvidas durante o estágio. Na segunda parte, é apresentado o relatório do Estudo de Investigação, enquadrado na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, abordando a seguinte temática: “O Teatro Musical, como veículo de aprendizagem no Ensino de Música: Formação Musical”, desenvolvido na turma de Primeiro grau de Formação Musical do Conservatório Regional de Castelo Branco, polo de Proença-a-Nova, durante o ano letivo 2019/2020. Esta investigação incide sobre a utilização do Teatro Musical na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado de Música. A problemática que se pretendeu investigar está relacionada com o desenvolvimento de novas abordagens criativas no ensino da Formação Musical, percebendo de que forma é que o Teatro Musical, através da canção, movimento e interpretação, contribui, como recurso pedagógico na implementação de estratégias, para promover competências, interesse e motivação na aprendizagem musical. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, os inquéritos por questionário aplicados aos alunos, os resumos reflexivos das aulas e as grelhas de observação de aula, produzidas através das observações diretas registadas na sala de aula. De acordo com as evidências apresentadas ao longo do estudo, as estratégias adotadas revelam uma melhoria significativa das competências e conhecimentos musicais dos alunos, contribuindo positivamente para a sua motivação e interesse na exploração dos conteúdos musicais. Neste sentido, entendemos que os resultados obtidos ao longo do estudo, revelam que a aplicação prática do Teatro Musical nas aulas de Formação Musical pode ser um recurso pedagógico bastante significativo, melhorando substancialmente a aquisição de conhecimentos, o interesse e motivação para a aprendizagem musical.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Este trabalho visa mostrar o processo de criação e produção de um projeto audiovisual. Para este foi desenvolvido um vídeo experimental com uso de video mapping como ferramenta de apoio. Neste relatório é descrito todo o processo criativo, desde o enquadramento teórico que aborda o video mapping e o processo audiovisual, a descrição de todo o processo de criação do video experimental, desde a criação dos efeitos, testes, gravação e a sua pós-produção do video mapping e a sua eventual distribuição.
This research focuses on the application of Musical Theatre in the subject of Music Theory, in specialized Music Education. The issue to be explored is related to the development of new creative approaches in Music Theory Education, showing how Musical Theatre, through song, movement and performance, can contribute, as a pedagogic resource, to the implementation of strategies to promote musical, conceptual, attitudinal and motivation skills in musical learning. The methodology applied was action research, taking a first-grade Music Theory class as the target population. In addition to bibliographical research, use was made of research instruments such as surveys through questionnaires, reflective summaries of classes and observation grids. According to the evidence presented in the course of the study, the strategies adopted reveal a significant improvement in students’ musical skills and knowledge, despite the limitations caused by Covid-19, positively contributing to their motivation and interest in the exploitation of musical content. In this sense, we conclude that the results obtained throughout the study reveal that the practical application of Musical Theatre in Music Theory classes can be a very significant pedagogical resource, substantially improving knowledge acquisition, interest and motivation for musical learning.
Proveniente do fundo do ex-CDE existente no IPCB