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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório elaborado sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro e sobre a unidade curricular de Metodologias de Investigação intitulado O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. As duas unidades curriculares integram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo 2021/2022. No primeiro capítulo do documento é apresentada a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Contém a contextualização histórica, caracterização escolar, projeto educativo, novas metodologias de ensino, plano anual de atividades e as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Inclui as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e caracterização da aluna e da turma. Para terminar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de uma aula realizadas em dois períodos, bem como, uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionadas. No segundo capítulo é exposto, através da unidade curricular de Metodologias de Investigação, o projeto O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. Este projeto teve como principal objetivo dar a compreender aos alunos a desconstrução das peças solo a fim de ser inserido nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi realizado uma observação direta de aulas dos alunos do curso básico música. Através da recolha de partituras, foi realizado uma análise técnica formal das obras para determinar, através do programa mencionado na disciplina de Ensemble de Guitarras, o arranjo criado estaria de acordo com as exigências técnicas dos graus em cada naipe. Um dos objetivos deste trabalho foi, através da criação de arranjos de peças a solo para ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos alunos. Assim sendo, surge os capítulos sobre Motivação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Papel do professor na Música de Câmara e Benefícios da prática da Música de Câmara. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma a música de conjunto promove as diversas aptidões, assim como, conhecer diversas estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática, bem como alguma escassez de reportório para ensemble de guitarra de acordo com as capacidades dos alunos, surge o capítulo Arranjos para Ensemble de Guitarras. Este capítulo apresenta a realização de alguns arranjos de peças a solo, que aponta debater a problemática acima mencionada. Por fim, termina com apresentação das Motivações e Limitações da Investigação, uma Reflexão da Investigação, Conclusão, toda a Bibliografia que sustenta o projeto e os Anexos que contém os arranjos criados para ensemble de guitarras.