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A Gestão do Design apresenta um pensamento cria􀆟vo e possibilita soluções inovadoras para as mais variadas instâncias organizacionais. Dessa forma, busca-se demonstrar aos gestores e empresários os bene􀄰cios de um plano de Gestão do Design eficaz e, neste caso, a sua relação com o ponto de venda. A concorrência mercadológica permite que o visual merchandising seja uma ferramenta de diferenciação e conquista do consumidor. Portanto, este ar􀆟go busca identificar a relação existente entre a Gestão do Design e o Visual merchandising aplicado a um estudo de caso de uma boulangerie da cidade de Florianópolis – SC e qual o entendimento do proprietário sobre estes assuntos. Através de levantamento bibliográfico sobre os dois temas-chave, entrevista com o empresário e visitas ao local é descrita a pesquisa proposta. Por meio do comportamento da organização em estudo e, como objetivo secundário, será compreendida em que nível se encontra a preocupação com o ponto de venda enquanto ferramenta da Gestão do Design e contato direto com o consumidor e como as ações da marca se refletem neste espaço.
Anualmente, empresas como a Interbrand anunciam um ranking das marcas mais valiosas. Nesta análise, a empresa leva em consideração factos como a capacidade de a marca influenciar e fidelizar o consumidor. Neste sen􀆟do percebe-se o design como um gerador de diferenciação e valor de marcas, por meio da gestão da iden􀆟dade de marca com foco no consumidor. Neste contexto, notam-se mudanças no comportamento, tanto das empresas que passam a ver no design um meio de alavancar o potencial competitivo, como no consumidor que passa a interagir de modo diferente com as empresas e suas marcas, assim como na atuação do design. Assim, por meio de uma pesquisa exploratória com base em procedimentos bibliográficos, busca-se compreender como o papel do design evoluiu junto as mudanças na sociedade, a fim de proporcionar valor superior as empresas, por meio da identidade de suas marcas.
Estudos sobre branding mostram que as marcas devem ser criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia, valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa da marca. Este ar􀆟go obje􀆟va discu􀆟r o termo endobranding (gestão interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos, além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus públicos de interesse. O estudo se u􀆟liza de pesquisa qualita􀆟va, bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e branding. Na segunda fase, realiza revisão e crí􀆟ca literária para a definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados. Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação corpora􀆟va, diminuindo a distância entre a verdadeira iden􀆟dade da organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto, também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.