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Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto
Em sequência dos projetos individuais de investigação levados a cabo por seis docentes da ESART no programa doutoral em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e após desenvolvimento das diversas atividades de investigação conjuntas, a 23 de novembro de 2017 é formalmente constituído o ReThink - Grupo de investigação em Design para o Território, sediado na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB e integrado no CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Ainda no contexto dos mestrados em associação, entre o IPCB/ESART e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, nomeadamente o Mestrado em Design Gráfico e o Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil, relevando a qualidade do trabalho de investigação aplicada e desenvolvimento experimental dos estudantes e docentes, surge o convite para a constituição de um Pólo do CIAUD em Castelo Branco, o qual viria a ser acolhido no IPCB/ESART e protocolado a 30 de janeiro de 2018.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O presente relatório é o resultado de um projeto realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Design de Comunicação e Audiovisual, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos três anos letivos da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este projeto é extremamente importante no desenvolvimento pessoal de cada aluno uma vez que através do mesmo os alunos desenvolvem-no em contexto real de trabalho, dando a oportunidade de identificar e solucionar problemas reais. Através de uma breve análise sobre a empresa Trilhos do Zêzere e sobre a sua área de atuação, foram encontradas diversas lacunas. Assim sendo, o nosso papel com a realização deste projeto enquanto alunos finalistas, passa pela resolução dos mesmos e pela proposta de novas soluções que visem o crescimento da empresa ao nível da comunicação.
O trabalho que aqui apresento, pretende solucionar um problema existente na marca de um serviço pertencente à empresa EVOX Technologies, denominado H2O optimax, que consiste num sistema capaz de efetuar a deteção de fugas de água nos sistemas da rede pública. Com as necessidades evidentes que a EVOX Technologies apresenta a nível de uma estratégia de comunicação, surge a oportunidade de desenvolver um projeto de final de curso, que para além de possibilitar a realização de um trabalho multidisciplinar, permite ter contacto com a implementação real de um projeto. Em primeiro lugar foram analisados os problemas relacionados com a marca em estudo e a sua estratégia de comunicação, e de modo a dar resposta ao problema existente, foram estudados conjuntos de elementos associados ao Design de comunicação. Estes estudos foram fundamentados por uma investigação através de uma base sustentada, recorrendo a metodologias especificas de trabalho, com a intenção de selecionar as melhores soluções para a obtenção de um bom resultado. A finalidade deste projeto centrou-se na elaboração de elementos distintos dos que já se encontravam implementados. Neste sentido elaboramos a reestruturação da Identidade Visual da marca bem como a estratégia de comunicação de forma coerente com as suas necessidades.
O presente projeto consiste na criação de um Sistema de Orientação para os diversos Pontos de Interesse de Castelo Branco, tendo este como principal objetivo o incentivo à correta utilização dos espaços desta cidade. O Sistema de Orientação permitirá a qualquer cidadão ou turista orientar-se em qualquer um destes Pontos de Interesse com maior facilidade. Na criação deste novo Sistema servirá de base inspiracional a atual marca gráfica do município de Castelo Branco, assim como as placas de orientação já existentes. Este Sistema de Orientação divide-se em duas vertentes: a vertente orientativa e vertente informativa. A vertente orientativa tem como função orientar o utilizador no espaço, auxiliando-o na tomada de decisões. A vertente informativa tenciona informar o utilizador de como usufruir do espaço, dando a conhecer as várias atividades disponíveis no mesmo. Pretende-se com a elaboração deste trabalho, aprimorar as habilidades adquiridas na área do Design Gráfico do curso de Design de Comunicação e Audiovisual e também o reforço de conhecimentos na área do Design de Informação.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O presente projeto surge no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Design de Comunicação e Audiovisual, do 3.º ano da Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este projeto tem como objetivo a criação de uma rota gastronómica da cidade de Viseu, com intuito de divulgar a rica e variada oferta gastronómica, atraindo mais visitantes e turistas à cidade. Para a concretização dos objetivos do projeto, foram aplicados dois tipos de metodologia, a metodologia intervencionista e a metodologia não intervencionista. Na fase não intervencionista, foram aplicadas metodologias qualitativas, como a análise bibliográfica e a observação direta do caso de estudo. Na fase intervencionista, foi desenvolvida a investigação ativa, partindo da análise e diagnóstico até aos esboços desenvolvidos, terminando na apresentação dos resultados finais. O desenvolvimento deste projeto começou por pensar e analisar as pesquisas e análises, bem como a realização da fundamentação teórica, terminando com o desenvolvimento dos meios de comunicação impressos e digitais.
Disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5239
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5229
O presente projeto surge, devido a uma visita às instalações do CHUC em visita de um familiar, deparando com muitas coisas mal ao nível da sinalética. Desde a sinalética exterior como a sinalética interior. O CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) é a junção de 6 hospitais, que tirando as unidades de saúde da capital portuguesa e da cidade invicta, é o melhor e maior centro hospitalar do país, sendo o que tem mais importância na região centro do pais. Sendo o CHUC um dos hospitais mais evoluídos e sempre à procura de novos métodos e novas curas, como é possível que a sinalética não acompanhe este crescimento? Cada vez, centenas de pessoas se deslocam às instalações do CHUC por diversos motivos, e para grande deceção, não o encontram no seu melhor ao nível da sinalética, pois muitas vezes optam pelo caminho mais longo e mais demorado. Em suma, no decorrer deste projeto, com ajuda de diversos estudos de casos e pesquisas, querendo sempre mantem o rigor, serve para que o CHUC não esteja na lista dos hospitais mal sinalizados do país.
O presente projeto aborda um caso de estudo, em que se desenvolveu um estudo teórico ao nível de designações e definições de acordo com a temática do tema, e um estudo de projetos idênticos, onde foi analisado vertentes necessárias para a realização do própria tais como: marca gráfica, sinalética, cor, tipografia e a sua interpretação. Após estes estudos concluídos passou-se à fase da conceção do projeto em sim, começando por analisar o caso, em seguida realizar pequenos esboços sobre marca gráfica, e pictogramas. Em último passo foi realizada a conceção digital da marca gráfica e pictogramas, com o máximo rigor, usando uma grelha modular, após a realização de testes, deu-se por concluído, realizando os mockups, e realizar o manual de normas gráficas para me certificar que a marca gráfica vai ser usada devidamente.
O presente documento constitui uma síntese explicativa de todo o projeto final de curso desenvolvido durante o último semestre do 3º ano de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual. Este integra-se no âmbito do design gráfico e editorial e consiste na produção de um livro, acompanhado por um marcador e um layout de uma página web, recordando o marco e as memórias que deixou às gentes da terra, dando também a conhecer aos forasteiros a história por detrás daquele edifício situado aos pés da Serra da Gardunha. O conceito deste projeto é baseado na enorme relevância que o Colégio de São Fiel teve naquela época, tendo sido uma das mais prestigiosas instituições de ensino básico e secundário, nas últimas décadas do século XIX. Este teve e tem nos dias de hoje, um grande peso histórico na freguesia e na comunidade e encontra-se ao abandono após ter cessado a sua atividade no ano decorrente 2003. O Colégio, tem um grande potencial turístico passado todo este tempo.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5555
Disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5227
Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5575
O Santuário de Fátima, formalmente construído pela Igreja Católica dedicado à Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova de Iria, Fátima. Todos os anos a devoção e a fé́ convidam imensas pessoas a passarem pelo mesmo, quer seja em peregrinação, quer seja apenas para encontrar um momento de paz. Atualmente o Santuário de Fátima é o maior destino turístico religioso de Portugal. O Santuário foi construído, como já́ anteriormente foi referido, em honra da Nossa Senhora que apareceu aos Pastorinhas em 1917, comemorando em 2017 o centenário das aparições. Ano que proporcionou ao Santuário grande desenvolvimento. Graças ao Santuário, toda a zona da Cova de Iria e arredores ficou brutalmente desenvolvida. Na Cova de Iria, encontramos também, a uns metros do Santuário, a Via Sacra, também chamada de Via Sacra Hungra, que se inicia na rotunda Sul (conhecida também por rotunda dos Pastorinhos) e que termina junto à casa dos Pastorinhos em Aljustrel. Na Via Sacra encontra-se várias passagens, quer da vida de Cristo, quer dos Pastorinhos, resumindo todo o caminho da mesma é o caminho que as três crianças faziam para chegar a casa. Dentro o Santuário encontramos museus e vários espaços de oração. No seu redor existe uma enorme área comercial e hoteleira. Há ainda a possibilidade de uma visita a toda a estas áreas anteriormente referidas, quer seja a partir do comboio turístico querO Santuário é um espaço de fácil acesso, no entanto foi encontrado um problema de comunicação derivado ao excesso de informação desatualizada e não legível. Este espaço tem muito aderência principalmente de um público alvo específico e já com uma fragilidade a nível de compreensão/descodificação de imagem. Pretende-se com este projeto elaborar soluções para diferentes problemas, para isso é elaborada uma pesquisa prévia extensa, abordando vários pontos relevantes à realização do projeto. É elaborado também um estudo de casos, fundamentais para o desenvolvimento da solução do problema em causa, é abordado casos semelhantes ao projeto, deste modo proporciona-se uma facilidade à solução do problema. Tenciona-se então uma melhoria e redução de informação, de modo a realçar a clarificação dos caminhos e informação, a partir de um design atual/contemporâneo. Os resultados deste processo originam numa mudança a nível da atual brochura, uma proposta de um símbolo guia e um melhoramento a nível de sistema sinalético que irão ao encontro das necessidades do público alvo. seja de Tuc Tuc ou táxi.
O seguinte projeto foi concebido no âmbito do Design de Informação, e seguiu um conjunto de fases específicas, desde a planificação até à elaboração de várias ideias, com vista ao melhoramento das condições de seleção dos produtos que podem consumir, para os doentes celíacos e intolerantes ao glúten. Este trabalho foi baseado, sobretudo, numa complexa fase de investigação, a qual gerou um conjunto de ideias, que mais tarde vieram a dar soluções. Este projeto consiste numa “tradução pictórica” da informação de produtos isentos de glúten, e sua aplicação em alguns suportes físicos, como embalagens. O que se propõe é que a pessoa, portadora de doença celíaca, tenha ao seu dispor um leque de ferramentas que lhe permita compreender as informações contidas nos rótulos. Neste conjunto de soluções, serão apresentados os seguintes itens: pictograma ilustrativo dos produtos sem glúten, e aplicação do mesmo, posteriormente nas embalagens. Em suma, todo um conjunto de aplicações que caso sejam implementadas, poderão vir a ser preponderantes no dia-­‐a-­‐dia de uma pessoa com doença celíaca, intolerância ao glúten ou síndrome do intestino irritável.
O presente relatório apresenta um rebranding e estratégia de comunicação para a Junta de Freguesia de Castelo Branco. Após realizada uma pesquisa e análise à marca e aos seus concorrentes, desenvolvemos uma proposta não só dedicada à marca gráfica, mas também aos seus meios de comunicação. Numa primeira fase foi utilizada uma metodologia não interventiva, onde recolhemos informação sobre a marca e o mercado atual, para numa fase mais prática aplicarmos uma metodologia interventiva, assente no desenvolvimento da marca gráfica, diversas versões da mesma, criação de objetos gráficos de apoio e estruturar uma estratégia de comunicação integrada. Para alcançar estes objetivos foram criados layouts de cartazes, bem como variantes dos mesmos para cada área de ação, um layout de livro dedicado à submarca editorial da Junta de Freguesia, brochuras informativas e um mapa das principais atrações da zona histórica. Com o presente projeto pretendemos modernizar não só a marca gráfica da entidade, assim como melhorar a sua comunicação, tornando-a coesa, integrada e simplificada, mantendo sempre o objetivo de alcançar uma comunicação mais eficaz entre a comunidade e a Freguesia.
Este projeto de Design foi concebido com o intuito de criar uma estratégia de comunicação integrada do clube de futebol, o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar. Para a comunicação do clube neste projeto foram desenvolvidos elementos como re-design da marca gráfica, estacionário, site e também a comunicação nas redes sociais. Mais tarde, já a meio do projeto foi proposto também a realização de um re-design da marca gráfica que foi realizada pelo clube para a academia que o mesmo vai criar
Este documento representa o culminar da Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual frequentado entre os anos 2017 e 2020, sob responsabilidade da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O Projeto aqui exposto vai resultar do trabalho desenvolvido no Gabinete de Design em Comunicação e Audiovisual (DCALab), presente na Escola Superior de Artes Aplicados do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O desenvolvimento do projecto vai ter um grande foco na criação de uma linha gráfica para o curso em Design de Comunicação e Audiovisual, onde será criada uma linguagem própria para uma comunicação interna e externa, de forma a aumentar o número de alunos inscritos no curso e uma melhor compreensão pelos alunos a frequentar o curso. Esta linha criada vai definir algumas regras a cumprir de como se vai comportar a marca do curso, bem como a ambição de levar esta linha gráfica aos restantes cursos da ESART e posteriormente a todas as escolas do IPCB. Vai ser realizada uma pesquisa profunda sobre o que existe nas outras escolas semelhantes e filtrar uma solução que permita ser irreverente e salientar do que se melhor pratica e se faz na ESART, para posterior idealização e estratégias e levar a cabo um plano de atuação para a realização das estratégias definidas. No final, o principal pressuposto do projecto é potenciar a promoção dos cursos existentes na ESART, utilizando estratégias de comunicação previamente estabelecidas.
Este projeto de final de curso procura mostrar as capacidades adquiridas ao longo dos últimos três anos na Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual, na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É um projeto de design de informação, design gráfico e audiovisual, que tem como objetivo a criação de uma rota gastronómica e vínica do concelho de Arruda dos Vinhos. Esta região, é conhecida por ter uma gastronomia muito vincada, nomeadamente carnes de capoeira, e uma paisagem marcada pelas vinhas e vales. Com intuito de divulgar a rica e variada oferta gastronómica e vínica, a rota surge para atrair mais visitantes e turistas ao concelho, com o objetivo de lhe dar o devido destaque junto de outras localidades e ajudar no seu crescimento tanto turístico como económico. Este projeto teve a necessidade de ser dividido em várias fases. A estrutura do presente relatório acompanha essas mesmas fases, de forma a facilitar a compreensão do trabalho desenvolvido e das decisões tomadas. Começou-se por pensar, analisar e compreender as pesquisas iniciais, e pela realização da fundamentação teórica. Foram analisadas todas as componentes teóricas e, em especial, os casos de estudo, os seus meios de comunicação e suportes. Essa análise auxiliou no momento do desenvolvimento gráfico deste projeto. Por fim, foi feito o desenvolvimento gráfico, com meios de comunicação impressos e digitais, e as suas conclusões.
Documento disponível na Biblioteca da ESART
O presente Projeto surge no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Design de Comunicação e Audiovisual, do 3.º ano da Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este Projeto tem como objetivo a reformulação da identidade visual e a criação de meios de comunicação para a Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota sedeada em Castelo Branco, de modo que a comunicação seja coerente em todos os suportes e consequentemente fará com que a Instituição se destaque da concorrência. Para a concretização dos objetivos do Projeto foi aplicada uma metodologia mista, numa primeira fase não intervencionista e, no desenvolvimento prático foi aplicada uma metodologia intervencionista. Na fase não intervencionista, foram aplicadas metodologias qualitativas, partindo da observação participante, revisão bibliográfica e estudo de casos. Já na fase invencionista foi desenvolvida a investigação ativa, através do desenvolvimento prático do projeto e respetiva apresentação de resultados. Com o presente Projeto foi possível desenvolver o re-design da marca gráfica da Associação, bem como a sua normalização gráfica, bem como desenvolver um conjunto de meios muito diversos que contribuíram para preencher lacunas de comunicação detetadas e ainda uniformizar a imagem gráfica de outros meios em uso. O Projeto permitiu desenvolver uma identidade visual coerente, adaptada a diversos públicos e contribuir para uma comunicação corporativa integrada da Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota.
Trabalho apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Este projeto surge para dar seguimento ao projeto desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Projeto, da Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual. Neste foi feita uma investigação acerca do aumento, em Portugal, do número de casos de doentes celíacos. Estas pessoas sofrem de uma reação imunológica ao glúten (proteína presente em diversos cereais). A única forma de facilitar o dia a dia não só dos doentes celíacos, mas também das pessoas portadoras de outras alergias ou intolerância alimentares é melhorar a informação presente na rotulagem dos alimentos de forma a diminuir o número de casos de ingestão acidental assim como de facilitar a escolha dos mesmos. O seguinte projeto será concebido no âmbito do Design de Informação e segue um conjunto de fases específicas desde a planificação à elaboração de várias ideias, com vista ao melhoramento das condições de seleção dos produtos que podem ou não ser consumidos por portadores de alergias e/ ou intolerâncias alimentares. Este projeto consiste numa tradução pictórica da informação de produtos que contêm determinados alergénios e sua aplicação em embalagens. Para o seu desenvolvimento será utilizada uma metodologia mista intervencionista, através da observação ativa de inquéritos e testes de compreensão e não intervencionista fazendo uma vasta recolha de dados quer sobre o assunto estudado (alergias e intolerâncias alimentares).
A presente investigação descreve e analisa a temática da Gestão de Projetos de Design, observando a importância deste tema para a melhoria no desenvolvimento de projetos desta área, para a obtenção de melhores resultados e para a valorização do design enquanto ferramenta estratégica - desenvolvendo-se para cumprimento de tais objetivos, um modelo de Gestão de Projetos de Design Gráfico, com base em matérias teóricas, metodologias e modelos defendidos por outros autores, publicações e experiências pessoais da autora. Para além da investigação inserida numa metodologia não-intervencionista, houve também uma investigação ativa com metodologias mistas (intervencionista e não-intervencionista) realizada em contexto de estágio na empresa Dielmar, durante seis meses, sobre o qual se observaram e manipularam matérias relativamente ao Design Gráfico, tendo-se - respetivamente - observado o fluxo de trabalho interno, as metodologias aplicadas e as falhas/oportunidades dentro do departamento em questão, e realizado projetos de diversas naturezas. Através da avaliação do Estado da Arte, do comportamento empresarial Dielmar e do Estudo de Casos, procurou-se comprovar a pertinência e importância desta área nas organizações e particulares, sejam de design ou não.
O presente relatório de estágio pretende divulgar os projetos desenvolvidos na empresa Dielmar, bem como novos métodos e estratégias de divulgação da marca implementados pela equipa pioneira de design gráfico. Encontrando-se no mercado há cerca de cinquenta anos, a Dielmar, situada em Alcains, Castelo Branco caracteriza-se por uma empresa de vestuário masculino de segmento médio/alto. Apresentando-se como a única empresa de alfaiataria por medida do país, com mercados internacionais, pretende divulgar uma imagem única, moderna e inovadora. Como tal, o presente estágio contribuiu para o desenvolvimento de projetos que possibilitaram uma imagem mais apelativa da empresa, divulgando os serviços prestados por esta. A Dielmar teve como objetivo delinear um projeto inovador, que começa pela criação de uma equipa de design gráfico nunca antes existente na empresa. O plano delineado começa pelo redesign dos elementos gráficos existentes na empresa e a introdução de formas inovadoras e mais apelativas de comunicar um produto ou serviço sem perder a sua identidade. Paralelamente ao programa de estágio, foi desenvolvido um estudo sobre a temática “comunicação corporativa integrada”: foi efetuada uma análise de como é elaborada a comunicação de uma empresa ligada ao design de moda no setor masculino. Neste estudo, foi realizada uma análise dos meios de comunicação utilizados para divulgar o produto têxtil masculino, isto é, as cores e os elementos a utilizar, a linguagem, a forma de captar a atenção dos clientes, entre outros aspetos. Sendo a Dielmar o tema principal de estudo, ao realizar uma investigação das suas estratégias de marketing e comunicação e o impacto que criam no público, destacaram-se alguns aspetos positivos e negativos, como tal, foi necessário analisar os mercados concorrentes de forma a obter informações acerca dos métodos mais eficazes na divulgação de uma marca, produto e serviços.
Este projeto, focado para o Município de Belmonte, foi desenvolvido com a finalidade de responder a um problema comum em muitas localidades: o problema de orientação dentro das zonas históricas e atrativos culturais. Compreendemos assim a importância de ser criado um sistema de sinalética no Município de Belmonte. Com os inúmeros museus e zonas históricas existentes no concelho, é necessária uma orientação, para guiar os visitantes, tornando a sua visita mais confortável e completa. Neste trabalho, serão realizados os estudos prévios para ser possível a realização do projeto de Sinalética no Município de Belmonte, respondendo assim às necessidades dos habitantes e turistas que visitam a vila.
O presente documento resulta da realização de um estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design Gráfico, ministrado pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O estágio decorreu na empresa Matobra - Materiais de Construção e Decoração, S.A., servindo como fundamento da investigação que se pretende desenvolver paralelamente ao mesmo. Com o estágio pretende-se enfatizar o contributo do Design de Comunicação para a gestão estratégica das empresas, independentemente do seu setor, bem como, explorar o papel do Design Gáfico na obtenção de uma comunicação eficaz e uniforme. Para tal ter-se-à em conta uma metodologia mista de base qualitativa, na qual serão desenvolvidos métodos intervencionistas, como a Revisão Literária, a análise de casos de estudo e a investigação ativa. Esta investigação tem ainda como propósito resultar num projeto coerente e integrado que melhore a comunicação (interna e externa) da empresa selecionada para objeto de estudo. Neste sentido, foram estudados temas como a Gestão de Design a Comunicação Integrada, o Design de Comunicação e as Redes Sociais, sendo que, no decorrer do estágio foram desenvolvidos projetos práticos que pretenderam validar o Argumento da Investigação e o tema em apreço. Em suma, pretende-se com este estudo comprovar a impotância da Gestão de Design numa empresa, bem como o contributo do Design Gráfico para a coerência da Identidade Visual Corporativa, favorecendo a comunicação integrada.
O presente projeto surge da necessidade verificada de desenvolvimento e uniformização de múltiplos meios de comunicação do HDAM - Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé e Príncipe e consequentemente para o Ministério da Saúde e Governo de São Tomé e Príncipe. Pretendeu-se criar uma estratégia de comunicação e desenvolver um sistema de informação e orientação que fosse de encontro ao contexto cultural, aos valores socias e às necessidades de comunicação de um público heterogéneo. Para a resolução dos problemas de comunicação detetados, encontrou-se no design de comunicação, em específico na identidade visual e no design de informação as disciplinas de base para criação de um sistema coerente que permitirá aos utentes a descodificação da informação e a circulação autónomas em espaço hospitalar. A elaboração deste projeto na área do design gráfico constitui um enorme desafio, no sentido de mostrar a influência que este poderá ter na imagem e na comunicação do Governo de São Tomé e Príncipe e no HDAM, bem como na uniformização de todos os meios visuais que vão desde a marca gráfica à sinalética. O objetivo geral centra-se na criação de um projeto de caráter prático, focado no desenvolvimento da identidade visual do Governo e na comunicação interna e externa do Hospital. Neste projeto foi aplicada uma metodologia mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa. Com este projeto espera-se alcançar melhorias na comunicação interna e externa que melhorem a imagem do país para os seus visitantes e uma maior autonomia no acesso à informação e mobilidade dos utentes.
A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular, na qual apresentou um estudo de caso, que consistiu no Design e na Gestão de Projetos, ou seja, pretendeu-se criar, um método que não só impulsionasse a produtividade da equipa, mas que demonstrasse os contributos que o design de comunicação possibilita na produção de projetos de curta duração. Pretendeu-se ainda compreender, da melhor forma o método do design criativo e avaliar se de facto, este projeto potencia e contribui para o processo do resultado final de um projeto coerente. Com isso a investigação partiu do tema que tem como ponto de partida, os projetos que foram desenvolvidos durante o contexto de estágio curricular, num atelier de design de comunicação visual, Alba Design, permitindo assim retratar uma visão mais próxima, detalhada e verídica de todo processo envolvido, desde a etapa dos primeiros esboços à implementação dos produtos finalizados. A realização do estágio teve como principal objetivo a aquisição de experiência a nível pessoal e profissional, através da realização de projetos reais e contato direto com os clientes e acima de tudo com o atelier. Para este estudo propôs-se uma metodologia de natureza mista de base qualitativa, sendo que, em simultâneo com a realização do estágio, fez-se a análise e recolha de informação sobre o tema, o qual se aplicou uma metodologia não intervencionista de base qualitativa, revisão de literatura. com base em matérias teóricas, metodologias e modelos defendidos por outros autores, publicações e experiências pessoais da autora. Para além da investigação inserida numa metodologia não-intervencionista, houve também uma investigação ativa com metodologias mistas (intervencionista e não-intervencionista) realizada em contexto de estágio no atelier ALBA Design, durante sete meses, sobre o qual se observaram e manipularam matérias relativamente ao Design de Comunicação, tendo-se - respetivamente - observado o fluxo de trabalho interno, as metodologias aplicadas e as falhas/oportunidades dentro do atelier em questão, e realizado projetos de diversas naturezas. Através da avaliação do Estado da Arte, do comportamento da agência ALBA e do Estudo de Casos, procurou-se comprovar a pertinência e importância desta área nas organizações e particulares, sejam de design ou não.
Com o presente documento, apresenta-se o projeto final para a obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. Propõe a criação da identidade visual da rede “Museus de Idanha – Rede Museológica de Idanha-a-Nova” composta por um conjunto de núcleos museológicos e espaços expositivos na dependência do Município de Idanha-a-Nova composta. Devido à inexistência de uma identidade visual que identifique a rede, surge a oportunidade de estudar e projetar uma identidade visual. Para executar o projeto definiu-se uma metodologia mista, caracterizada pela recolha de informação através de pesquisa literária e estatística, observação direta, entrevistas, análise de estudos de caso e a conceção do projeto da identidade. Prevê-se que o Município de Idanha-a-Nova adote a identidade visual resultante deste projeto.
O presente relatório refere-se ao estágio curricular na Bindopor e ao estudo das metodologias usadas na empresa no desenvolvimento dos projetos de sinalética. Com este estágio pretende-se desenvolver projetos relacionados com a sinalética para tentar contribuir para uma maior coerência gráfica, assim como uma melhor definição na localização da sinalética, uma vez que nos dias de hoje é notória a falta de estudo dos fluxos de movimentação dos utilizadores. Os objetivos gerais propostos são melhorar o fluxo de pessoas nos espaços através da sinalética e, ao mesmo tempo, mostrar a importância que o design e a coerência gráfica têm nos sistemas de sinalética. A metodologia mais apropriada para o desenvolvimento deste estudo é a metodologia mista (intervencionista e não intervencionista) qualitativa.
A crescente aposta sentida pelas empresas e marcas em comunicação digital resultou também numa gradual necessidade sentida por parte dos designers em ter noções de programação para desempenharem o seu trabalho e consequentemente a um problema que é a falta dessas mesmas noções de programação por parte dos mesmos. Na perspetiva de solucionar este problema pretende-se primeiramente perceber se existe realmente uma necessidade por parte dos designers de comunicação em terem noções de programação, realizando um estágio na empresa Hi-interactive, empresa reconhecida nas áreas de design de comunicação, UX/UI design e desenvolvimento de experiências, localizada em Lisboa. Para além disso pretende-se perceber também de que forma a programação condiciona e influencia o processo criativo e perceber que bases da programação serão as mais importantes um designer saber, avaliando também os métodos de aprendizagem já existentes e explorando algumas alternativas mais simples de o poderem fazer. A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e não intervencionista. Cruzando assim os dados obtidos através do desenvolvimento prático, através dos projetos elaborados durante o estágio, o estudo do caso Hiinteractive e a analise da informação obtida. Com esta investigação pretende-se chegar a uma conclusão no que toca à existência real desta necessidade e no caso de existir pretende-se entender qual o método mais fiável de o poder solucionar.
A presente investigação surge no âmbito do Mestrado de Design Gráfico e por interesse do autor, para entender a ligação que existe entre o design gráfico com o marketing digital, nomeadamente nas plataformas digitais Facebook e Backoffice. Visando esta abordagem, foi do interesse do discente e, por parte da empresa ONE Design, realizar um estágio curricular para consolidar todas as aprendizagens, aprender outras, assim como abraçar novos projetos, bem como acompanhar todas as suas fases até ao produto final, explorando sempre o tema em questão. Assim, pôde verificar-se a importância e influência que a profissão de um designer exerce com os projetos que foram entregues e pela repercussão que deles vieram. Nomeadamente, perceber a relação entre designer/cliente, observar e analisar a forma como se cria a interação para o público-alvo através dos seus meios de comunicação e como criar soluções para uma estratégia de marketing sólida para cada marca ou empresa. A fim de cumprir todos os objetivos desta investigação, empregou-se uma metodologia mista, ou seja, procedeu-se, por um lado, a uma investigação intervencionista que corresponde à parte prática (estágio curricular) e, por outro, a uma investigação não-intervencionista no que concerne à contextualização teórica. Deste modo, foi possível perceber o funcionamento de uma empresa de design em contexto de trabalho, ajudar e aprender com a equipa de trabalho sobre as matérias do design gráfico e do marketing digital, complementando o enquadramento teórico da temática em estudo.
Este projeto visa o desenvolvimento de uma proposta de metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, que tem como objetivos evidenciar a importância da aplicação da investigação em design de comunicação em contexto da prática profissional, a criação de novo conhecimento científico, enfatizando a valorização da visão holística e da gestão de design, e compreender de que forma a gestão de projeto pode auxiliar quer na compreensão da visão holística do problema, quer na respetiva solução. Foram utilizadas metodologias não-intervencionistas e intervencionistas. No caso das metodologias não-intervencionistas, foram utilizados os métodos exploratórios de revisão da literatura, entrevistas exploratórias e estudo de casos. No que concerne às metodologias intervencionistas, foram utilizados os métodos generativos de investigação ativa, triangulação da informação e matriz ponderada. Em último lugar, utilizou-se o método avaliativo de análise dos resultados. Com a finalidade de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos de investigação em design de comunicação, foram analisados cinco estudos de caso relacionados com as áreas de desenvolvimento de produtos agroalimentares, desenvolvimento de produtos de cosmética/farmacêutica; investigação cultural, e promoção e divulgação ambiental. Além disso, também foi efetuada a revisão da literatura, considerando os autores de referência das várias disciplinas no âmbito do projeto, nomeadamente a investigação em design de comunicação, gestão de design, gestão de projeto, design thinking, visual design e design de comunicação visual. No âmbito do desenvolvimento do presente projeto, também foi realizado um estágio curricular no grupo de investigação RETHINK, tendo sido fundamental para obter uma perspetiva do contexto de prática profissional, e assim complementar as perspetivas dos autores de referência, desenvolvendo um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação.
O presente projeto insere-se no âmbito do curso de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com foco no design de comunicação. Foi aplicada uma metodologia mista, não-intervencionista (observação e pes-quisa) e intervencionista (investigação ativa). A metodologia não intervencionista consistiu na revisão da literatura, enquanto a investigação intervencionista provém do caso de estudo exploratório, concretamente, um estágio. Esta proposta de desenvolvimento de investigação centrada no design de comu-nicação visa alcançar dois objetivos: Primeiramente a simplificação na transmissão de informação relativa à economia circular, enquanto método de gestão de recursos, servindo tanto empresas como empresários, mas também o público em geral no co-nhecimento do processo e modo de aplicação nas suas vidas pessoais, contribuindo para um melhor controlo de recursos e uma redução de resíduos no meio ambiente. Em segundo lugar pretendeu-se comunicar o Laboratório Colaborativo Idanha FoodLab/Food4Sustainability de forma diferenciada no contexto da investigação agroalimentar, através do desenvolvimento de um sistema de identidade visual e múltiplos suportes. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para a melhoria da transmissão de conceitos complexos e da comunicação científica, relevando o papel do design gráfico na definição da identidade visual e estratégias de comunicação no setor agro-alimentar, em específico na economia circular.
O crescimento do design tem influenciado, cada vez mais, tudo aquilo que nos rodeia, tendo um papel influenciável no atual crescimento das empresas através de uma abordagem à comunicação e à forma como a mesma é, efetivamente, exposta nos seus produtos e serviços. O presente projeto pretende desenvolver a identidade visual corporativa da Associação Empresarial da Beira Baixa, de modo a atualizar e implementar uma estratégia de comunicação prestigiada para a associação. Após um primeiro contacto com a AEBB, foram destacados alguns problemas na atual estratégia de comunicação, resultando em necessidades de melhorar a mensagem a ser transmitida pela mesma, através do design. Desta forma, e feita uma análise inicial dos concorrentes da associação, procurou-se compreender de que forma o setor é presenciado aos olhos dos seus atuais e potenciais associados. É importante destacar a relação da associação para com os seus associados, o que engloba um vasto público alvo, nomeadamente em género, idade e estatuto social. Findo isto, a associação procura apoiar e representar, regionalmente, os interesses dos empresários e dinamizar o tecido empresarial. O projeto apresenta o redesign da marca gráfica da associação, que representará a primeira abordagem para com as empresas associadas. É importante que este feito represente os valores da Associação Empresarial da Beira Baixa e outros fatores importantes sobre a mesma. Posteriormente, e de forma complementar, foram desenvolvidos suportes de comunicação, impressa e digital. É importante salvaguardar que o mesmo foram previamente definidos com a associação, procurando sempre adaptar a estratégia de comunicação aos seus métodos de trabalho e às suas necessidades, pelo que neste caso o papel do designer passa por compreender a abordagem pretendida pela AEBB e apresentar soluções coerentes e acessiveis. Por fim, salientar também a importância do projeto como fator essencial à conclusão e obtenção do grau de mestre em Design Gráfico, pela Escola Superior de Artes Aplicadas e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
A presente dissertação intitulada “Design Thinking em contexto empresarial” efetua o seu estudo no domínio do Design Thinking, retratando um processo investigativo realizado no âmbito de um estágio curricular que aconteceu na agência de comunicação e publicidade Dice, sediada em Matosinhos. Esta dissertação documenta um processo de investigação sobre a temática do Design Thinking, uma metodologia desenvolvida com base no processo criativo dos designers, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver problemas. Apesar de nos tempos recentes se ter verificado a existência de um esforço para compreender e incentivar a prática do Design Thinking, quer na área do design, quer em áreas exteriores ao design, ele é por vezes ainda pouco compreendido, mal aplicado ou até mesmo considerado como uma ferramenta incompatível com o ritmo de trabalho dos profissionais que exercem funções na atualidade. Assim, com esta investigação propomos analisar diferentes abordagens e interpretações do Design Thinking e, simultaneamente explorar sobre a sua aplicação em contexto profissional como uma ferramenta para auxiliar o processo criativo. Para tal, faremos uso de uma coleção bibliográfica diversificada e dos resultados provenientes do estudo exploratório realizado na empresa Dice, que possibilitou observar com proximidade os hábitos de trabalho dos profissionais criativos (com algumas implicações relacionadas com a prática de regime de teletrabalho), e veio permitir uma melhor compreensão do processo criativo e das principais adversidades enfrentadas no desenvolvimento de projetos de design.
A presente investigação resulta de um estágio desenvolvido nas Edições Valentim de Carvalho, na área do design gráfico para a indústria fonográfica e comunicação musical, tendo como tema o design gráfico das capas dos discos de vinil, o qual teve como objetivo compreender o contributo do design gráfico no desenvolvimento das capas e promoção dos discos da empresa, mas também de que forma o sistema gráfico contribui para a transmissão de conceitos e conotações. Para o presente projeto de investigação foi aplicada uma metodologia mista, intervencionista e não-intervencionista de base qualitativa. Para a metodologia não-intervencionista foram aplicados métodos de revisão da literatura, observação direta e análise documental. A metodologia intervencionista foi aplicada no contexto de desenvolvimento de tarefas de design associadas ao estágio, através da realização de atividades criativas e técnicas. Com a investigação desenvolvida foi possível obter resultados ao nível do design gráfico aplicado ao processo de design e restauro de capas de discos musicais, seja no contexto de conceção de capas e da sua promoção, seja através do restauro de capas de discos antigos de vinil e até da análise do sistema gráfico das capas de discos. O Estágio permitiu compreender processos, métodos e tarefas associadas ao design, produção e restauro de capas de discos, analisar capas de discos em determinados contextos e com múltiplas expressões gráficas, bem como contribuir para a integração do design na indústria discográfica.
A presente dissertação tem como base o desenvolvimento de uma melhor comunicação das empresas junto dos seus clientes, nas redes sociais e websites, utilizando o contributo do Design Gráfico para a Comunicação Digital. A mestranda para justificar este argumento, teve, como ponto de partida, um estágio no Departamento de Design na React., uma agência de design gráfico situada em Aveiro. Para além do desenvolvimento deste projeto, a mestranda realizou outros trabalhos requeridos pela mesma. A realização do estágio permitiu à mestranda adquirir novas experiências profissionais, através da inserção da mestranda no mercado de trabalho. Esta dissertação engloba três fases em que são utilizadas metodologias mistas com base qualitativa, a Fase Exploratória, a Fase Generativa e a Fase Avaliativa Na Fase Exploratória é definido o Tema, Título, Subtítulo e Tópico Investigativo. Seguidamente, foi utilizada a Revisão da Literatura, que é uma metodologia que consiste em pesquisa, análise, seleção e síntese crítica, servindo para uma recolha de informação e bibliografia. Na segunda fase, a Fase Generativa, é desenvolvida pelo argumento e pela utilização da metodologia não intervencionistas e intervencionistas com base qualitativa. O Caso de Estudos, onde se realizou uma investigação sobre metodologias de gestão em projetos de design. A metodologia de Estudo de Caso, que auxiliou para fazer uma recolha e exploração de projetos desenvolvidos pela agência. E por último, a Investigação Ativa, onde foram incluídos os projetos realizados para argumentar esta dissertação e todos os outros trabalhos elaborados no decorrer do estágio, onde a mestranda conseguiu aplicar o seu conhecimento nesta área. A terceira e última fase, a Fase Avaliativa, consiste na avaliação do projeto. O resultado desta dissertação foi positivo, uma vez que conseguiu contribuir para uma melhor divulgação da agência e dos seus clientes, através de uma comunicação mais coerente e apelativa.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Contém ref. bibliográficas
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design gráfico
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual