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A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.
Pretende-se refletir sobre o papel atual do Design de Informação, salientando a sua importância na difusão de mensagens úteis e utilizáveis para os indivíduos, numa Era cada vez mais caracterizada por excesso de informação. O Designer de informação apresenta-se desta forma, como “transformador” da informação, “tradutor” daquilo que é real, pois tem primeiro que compreender e depois saber explicar os fenómenos, o que supõe determinados procedimentos mentais e técnicos. É necessário reduzir o “ruído” que invade o nosso meio ambiente, impor a informação e fazer com que esta seja transformada pelos indivíduos em conhecimento, através da comunicação visual. A metodologia apresentada, incide sobre o estudo de referências, autores e infografias, que explicam noções e princípios fundamentais, procurando justificar porque o Design de informação se distingue de outras áreas afins e se afirma como uma disciplina própria, sendo responsável por converter de forma inequívoca, dados em bruto, em informação e conhecimento, melhorando a nossa qualidade de vida, o nosso acesso ao conhecimento e a forma como por vezes agimos no dia-a-dia.