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Hoje em dia vivemos numa sociedade em que nos deparamos com dilemas que, muitas vezes, têm a ver com a forma com que os jovens encaram o mundo. Contudo existem maneiras de conseguirmos contornar esses obstáculos, tentando perceber a origem de cada aluno e, principalmente, tentar juntamente com este encontrar-lhe um rumo. Na presente proposta a discente desenvolveu um conjunto de ideias, que acredita que se forem concretizadas poderão dar frutos, defendendo sempre que tudo começa no ensino, e que mais do que nunca temos que ser criativos, encontrar formas criativas de interação com os alunos e fazê-los perceber e acreditar que existem muitos caminhos que poderão dar certo. Tendo como premissa a questão, Que contributo pode ter o designer de moda para a melhoria do método de ensino - aprendizagem no perfil do aluno do ensino profissional, procurou-se encontrar o método mais adequado que permitisse dar resposta à sua problemática. Adotou uma metodologia mista (intervencionista e não intervencionista), que foi obtida através da experiência de estágio e de pesquisa. A proposta é dividida por capítulos, sendo que no primeiro será feita uma contextualização do estudo, é apresentado o diagrama de enquadramento teórico que leva o leitor até à envolvência do projeto. É também apresentado o desenho de investigação, o organograma, os objetivos, os benefícios e a estruturação do trabalho. No segundo capítulo é feita uma recolha de informação bibliográfica que vai ao encontro da questão de investigação. No capítulo seguinte é apresentado uma contextualização da Escola Artística e Profissional Árvore, no quarto capítulo é realizada uma análise ao questionário feito aos profissionais da área de design de moda com o intuito de detetar as lacunas dos alunos do ensino profissional. No quinto capítulo é retratado o desenvolvimento do estágio e por fim no sexto capítulo são apresentadas as conclusões e recomendações para estudos/ projetos futuros. A resposta à questão é sustentada pela experiência prática do estágio, pela contextualização bibliográfica e por questionários.
Será possível a marca Carlos Gil diferenciar-se no mercado com o Desenvolvimento de uma Campanha para uma Coleção com recurso às novas tecnologias? Foi a questão que se colocou para o arranque do Projeto para conclusão do Mestrado em Design do Vestuário e Têxtil. A questão surge e os objetivos definem um conjunto de metas que se pretendem atingir e que se irão desenvolver ao longo do trabalho. O objetivo principal do trabalho é o de acrescentar valor à criação de uma nova campanha de coleção para a marca Carlos Gil por via do recurso às novas tecnologias digitais. Ao longo do desenvolvimento do projeto surgiram diversos conceitos importantes para explorar que se foram desenvolvendo em vários capítulos, nomeadamente, definição da marca Carlos Gil, Estratégia de comunicação, Diferenciação e inovação, Campanhas de marca, moda e tecnologias. A Criação de uma campanha para a Coleção Portugal SS21 tornou-se um desafio para a marca e para o designer quando procurou diferenciar-se de tudo o que, até ao momento, tem vindo a realizar para promoção das diferentes coleções em cada estação. O maior desafio é o procurar aliar a moda às tecnologias. Desenvolveu-se uma campanha com realização de fashion film e de lookbook que integra na sua estrutura recurso a realidades aumentadas. O reforço das tecnologias é feito em toda a divulgação da coleção, nas redes sociais e passa também pela construção de ilustração 3D original e em movimento. Os resultados finais demonstram que é possível a marca diferenciar-se no mercado pois, através desta campanha, o designer vê reconhecido o seu trabalho e reforça o impacto da marca em mercado internacional.
Nas últimas décadas, o parto na água tem ganho importância junto da comunidade, principalmente das grávidas/casal, apesar da existência de algumas incertezas no que diz respeito à segurança do recém-nascido. Atualmente, relativamente ao nascimento na água, constata-se que existe uma grande controvérsia entre os profissionais de saúde, nomeadamente entre enfermeiros e médicos. A evidência não demarca ao certo os riscos da imersão em água durante o trabalho de parto e nascimento (Camargo, et al., 2018). Contudo, a maioria dos autores associa a imersão em água quente durante o trabalho de parto e parto a um aumento do relaxamento e diminuição da dor para a parturiente, tornando a mulher mais ativa e assim o parto mais humanizado, combatendo a vertente atual em que este é cada vez mais medicalizado. O parto humanizado requer que os cuidados prestados sejam focados nas necessidades da mulher e não nos procedimentos e normas técnicas (Porto, Costa, & Velloso, 2015). Deste modo o objetivo geral definido é compreender a relação entre o parto humanizado e o parto na água, verificando-se uma lacuna no que diz respeito ao conhecimento e compreensão relativamente às experiências das mulheres que optaram por este tipo de parto, sendo que a revisão da literatura efetuada teve por base a vigilância pré-natal, o plano de parto, o parto humanizado e o parto na água (Lewis, et al., 2018). As mulheres com gravidez de baixo risco, em muitos países, podem optar por este método não farmacológico. Muitos dos investigadores concluíram que os dados sobre o parto na água são insuficientes para concluir os benefícios e riscos desta prática, contudo as evidências acerca desta ser segura são cada vez maiores. A imersão em água durante o primeiro estadio do trabalho de parto pode estar relacionada com uma redução da dor, do uso de analgesia e da duração do trabalho de parto. Contudo, a segurança e eficácia no que diz respeito ao período expulsivo não foi bem estabelecida. Alguns autores afirmam que este tipo de parto deve ser considerado um procedimento experimental (American Academy of Pediatrics, 2014). O parto na água requer que sejam cumpridos protocolos rigorosos, que haja uma adequada seleção das gestantes, limpeza e desinfeção do material utilizado e uma monitorização da mãe e do bebé em intervalos apropriados. A principal meta no parto na água é alcançar a segurança da parturiente e recémnascido durante o parto (American Academy of Pediatrics, 2014; Pereira, 2016).
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Textil