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O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta de livro de materiais pedagógicos para o primeiro grau do ensino básico para a disciplina de Formação Musical do Ensino Especializado da Música. Foi construído tendo em conta a análise de manuais já existentes no mercado, as teorias da aprendizagem musical de vários pedagogos da música e necessidades de professores e alunos da área. Este trabalho de investigação encontra-se separado em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada e a segunda à construção do livro acima mencionado. Na primeira parte são apresentadas a cidade da realização da prática supervisionada, as instituições envolvidas na mesma e as turmas com as quais o mestrando trabalhou. Serão apresentados alguns planos de aula e relatórios, através dos quais serão retiradas conclusões sobre que práticas de ensino são mais ou menos efetivas tendo em conta as turmas trabalhadas. Por sua vez, na segunda parte, encontra-se uma reflexão sobre os métodos de investigação, a forma como funciona ou deveria funcionar o ensino sob o ponto de vista de várias individualidades e, como não poderia deixar de ser, o trabalho intrínseco à criação do livro de materiais pedagógicos. Quanto à construção do livro, esta servir-se-á da análise de livros e manuais existentes, da execução e análise de um inquérito a preencher pelo máximo de indivíduos ligados à comunidade musical e na análise das teorias da aprendizagem musical de pedagogos de renome. Após a construção do livro, este será enviado a profissionais e especialistas da área a fim de ser validado. Além da realização do livro em questão, este trabalho visa promover uma reflexão sobre o sistema de ensino, nomeadamente o ensino da música. Ao longo da história, a escola foi das instituições que menos evoluiu e, salvaguardando as diferenças tecnológicas, não se notam grandes evoluções no que diz respeito ao seu funcionamento desde os últimos cinquenta anos. Deste modo, é feita uma reflexão sobre até que ponto o sistema de ensino realmente prepara os alunos para o futuro e a forma como deve funcionar num tempo em que a informação é criada a um ritmo nunca antes visto na história da humanidade. Toda essa discussão sobre a forma de como o funcionamento do ensino pode ou não estar a preparar os alunos para o futuro é transposta para a música. A reflexão deste ponto é feita no sentido de tentar entender se os conteúdos devem ser passados da forma que a tradição dita ou se, por outro lado, devem ser passados de modo a que os alunos possam evoluir de acordo com as suas capacidades e trabalho individual, fornecendo-lhes, além dos conteúdos, as ferramentas necessárias para, de acordo com o seu interesse e capacidade, poderem ir em busca de mais conhecimento, conseguindo autonomamente decidir se esse conhecimento é ou não válido. Este é o verdadeiro objetivo deste trabalho. O livro que dele resultar deve ter como base o cumprimento destes requisitos. Deste modo, espera-se a obtenção não de um livro de teoria musical nem de um livro de exercícios, mas sim um livro de materiais pedagógicos, ferramentas com as quais os alunos poderão evoluir para além da informaçãoque o livro em questão fornece.