Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Piano) e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
O presente trabalho é constituído por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais de alunos de piano e de aulas de música de conjunto opção coro, que decorreram no Conservatório Regional de Castelo Branco. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo objetivo principal incide sobre a aprendizagem de piano de uma aluna com Dislexia.
A dislexia, ou seja, a condição que se evidencia principalmente no simples ato de aprender a ler, põe em causa o rendimento dos alunos e por vezes a sua inclusão na sociedade. Sendo a comunicação uma competência básica de vida, esta ficaria em risco. Quem tem este problema apresenta um esforço redobrado para distinguir letras, formar palavras e compreender o seu significado. Esta investigação tem como objetivo apurar quais os fatores que condicionam a aprendizagem de uma aluna portadora de dislexia. Posteriormente procurará estabelecer um plano estratégico para que um professor de piano, possa aplicar no seu dia-a-dia quando se depara com um aluno com esta perturbação, mas também, o querer ajudar pais e professores a compreender e a lidar melhor com estas crianças ao longo do seu percurso musical, criando um estudo metódico mas ao mesmo tempo dinâmico enfatizando o desenvolvimento técnico e musical, a motivação e a sua postura.