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Este projeto consiste na elaboração da identidade visual e estratégia de comunicação do Café Belar. Para a realização de o meu projeto final, e no fim de calcular ao certo o que gostaria de fazer, propus ao cliente, ao dono do café e pastelaria Belar, toda a minha ideia para poder ajudar de certo modo a melhorar a imagem do estabelecimento, o SR. Domingos, o proprietário, e aceitou de imediato a minha proposta, trocámos também algumas ideias e opiniões o que ajudou bastante para a realização de todo o projeto. O projeto consiste numa identidade corporativa, numa nova imagem ´para o estabelecimento, como objetivo principal pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos na área do Design de Comunicação, ao longo destes três anos, na licenciatura de Design de Comunicação e Produção Audiovisual na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Este projeto consiste no desenvolvimento de um novo logotipo\ marca gráfica, numa nova tipografia, novos suportes e “equipamentos” para dar uma nova vida a este café\pastelaria com 54 anos de história e recordações para muita gente, uma vez que o estabelecimento já está aberto á tantos anos a sua imagem também está descontextualizada , então vou criar uma nova imagem, vou dar uma dinâmica e assim atrair mais clientes, pois também vou trabalhar um pouco na área da publicidade, criando um Website e um Instagram, apesar do que irei apresentar a nível de Website e Instagram será apenas um protótipo, pois irei continuar a trabalhar com o cliente a nível de todo o projeto mas principalmente nesta área, o próprio cliente pediu-me uma atenção especial no Website e conversando chegamos á conclusão será melhor trabalharmos nisso com calma e intensivamente
Este projeto tem como objetivo o rebranding de uma marca já existente, inserida no contexto das bandas de música eletroacústica. em particular com formação de elementos exclusivamente do sexo feminino. Assim, serão renovados os elementos de identidade visual, bem como as aplicações que se pretendem coerentes com a referida identidade visual e com a estratégia de comunicação pretendida, refletindo a linguagem de marca. Em termos de metodologia, foi realizada uma revisão de literatura sobre as temáticas associadas às palavras-chave com especial foco no branding e na identidade visual. Posteriormente, foi produzida uma análise de marcas relacionadas com o universo de música para mapear as mesmas e perceber a existência de padrões de comunicação.
Contém: vol. 1 : O bordado de Arraiolos
O presente estudo aborda a utilização de Diagramas no processo de análise de Sistemas e de linguagem de Identidade Visual das Marcas. Foi desenvolvido o estudo comparativo de casos de marcas Gastronómicas de Estrela Michelin, com intuito de compreensão do seu DNA e posicionamento em relação aos elementos de comunicação utilizados. Os resultados obtidos, permitiram perceber as diferentes linguagens visuais entre as MARCAS, desde da sua componente visual, através do nome, símbolo, tipografia, cor, passando pelos elementos complementares, imagética, formas, som entre outros. Essa relação permite-nos obter reflexões acerca das suas características e do que as difere e as aproximam permitindo ter um maior controle sobre esse universo visual, bem como sobre a implementação do seu DNA. Em suma concluímos, apesar das diferentes linguagens, as marcas mantém o seu posicionamento.
Este artigo tem como propósito discutir e explanar os beneficios de um modelo para a definição da imagética da marca, criado com base em princípios de design aplicados à semiótica da imagem, nomeadamente usados na sua interpretação. A metodologia utilizada neste trabalho de investigação tem uma base metodológica mista, fundamentada na revisão da literatura. Na perspectiva da semiótica são identificados parâmetros usados na interpretação de imagens, nomeadamente nos modelos de análise existentes, enquanto que do modelo de diagnóstico de marca são extraídos requisitos e princípios de design inerentes à imagética.Os resultados deste estudo consistem na definição de diretrizes de identificação de princípios de design e semiótica possíveis de serem aplicados a um modelo para a definição da imagética da marca. Particularmente, pretende-se identificar tipologias de códigos da imagem especificados através de parâmetros semióticos que conotem o dna da marca, que tenham escalabilidade e potencial para definir um modelo para a imagética da marca.
Os museus são fortes pilares do conhecimento moderno mas, por diversos motivos, nem todos são apelativos nem comunicam como deveriam, resultando numa passagem de conhecimento que nem sempre alcança os públicos que era suposto. Nesta nova era digital, chamada de Industria 4.0., todos somos utilizadores, seja de um serviço ou de aplicações e em qualquer das situações o utilizador espera uma experiência personalizada. Este artigo faz parte de uma investigação de doutoramento em design que pretende estudar a comunicação e o envolvimento do público com os museus, em particular com o Palácio- Museu da Pena (localizado em portugal. na região de Sintra) analisando as possibilidades que o Service Design pode oferecer (gestão, comunicação, organização do espaço, interactividade). Nesse contexto, este artigo tem por base numa revisão de literatura e lança a questão relevante a esta investigação, tece argumentos sobre qual a sua pertinência, bem como sobre a delimitação do objecto de estudo da mesma. Além disso, formula a hipótese e aborda algumas metodologias e métodos que parecem ser propícios à investigação. Assim, esperamos que os resultados desta investigação sejam um contributo para o conhecimento e definição os sistemas de service design que melhorem a ligação dos museus com os visitantes e que se tornem centros de conhecimento na sua experiência global. Para isso, pretendemos fazer uma revisão da literatura sólida sobre a temática, da qual este artigo representa uma pequena parte desse estudo. Também é objectivo estudar metodologias que aportem a fusão da prática com o meio cientifico e académico. A razão pela qual pretendemos usar o Palácio da Pena como um estudo de caso está relacionada com o acesso privilegiado a informação necessária ao sucesso desta investigação, bem como às instalações e públicos da instituição.
Este artigo tem como objetivo analisar como as marcas de moda utilizaram ferramentas de branding em sua comunicação e como essas estratégias foram importantes recursos durante os períodos de confinamento da pandemia, de forma a manter sua ligação com os consumidores e/ou atrair novos clientes para a marca. Por meio de revisão bibliográfca, pode-se observar a influência das redes sociais no fortalecimento do vínculo emocional do consumidor com a marca, mesmo esta estando com seu ponto de venda físico fechado durante o primeiro confinamento. Assim é possível compreender como uma comunicação bem construída pode trazer resultados positivos e fidelidade a uma marca de moda mesmo em períodos de instabilidade financeira
Communication design can well be framed as the heartland of effective communication. Brands are the result of a communication design exercise and their impact on lifestyles, either in terms of behaviour change or adaptation, ways of communicating, or one’s own perception of the human condition and the world, is well established. On the other hand, research fulfils the purpose of questioning, understanding, and transforming the world. This text presents a set of articles that open different perspectives on how brands can engage with ground-breaking communication design and how they transform the world we live in.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25459TFCRNA.
O vigente projeto, tem como base desenvolver e pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual. Trata-se do desenvolvimento de um projeto de Comunicação e Promoção de um comércio local, com o propósito de resolução de problemas de uma empresa, neste caso de um comércio local, nomeado de “PAULA COSTA”, uma pequena loja de roupa com bastantes dificuldades de comunicação e promoção. Serão abordadas as várias áreas estudadas, como por exemplo Design de Identidade Visual, Design de Comunicação, Tipografia, Design Audiovisual e Fotografia, entre outros, de forma a desenvolver estratégias de comunicação, que de momento são inexistentes. Este projeto passa por um conhecimento maior sobre as áreas indicadas acima, seguido de uma análise aprofundada a vários concorrentes da loja em questão, de modo a ser percetível quais as estratégias de comunicação mais indicadas para um maior reconhecimento do estabelecimento. É também realizada uma análise ao cliente, para perceber o que deve ser alterado e de que maneiras, remodelando e melhorando a sua comunicação sem perder a essência do negócio. Partindo para a parte prática e concluindo assim um projeto proposto com os objetivos cumpridos.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual