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Relatório Final de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Formação Musical e Música de Conjunto.
Este relatório encontra-se dividido em duas partes que contemplam a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo 2018/2019. A primeira parte refere-se à Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música e Artes do Centro. O estágio foi realizado com uma turma de 5ºano/I grau, de Formação Musical e uma turma de 6º ano/II grau, de Classe de Conjunto Vocal. Nesta secção é realizada uma contextualização do meio escolar, incluindo aspetos históricos e geográficos, bem como uma apresentação de toda a oferta formativa da instituição. Os sumários, as planificações, os relatórios de aula e as reflexões da prática de ensino supervisionada na disciplina de Formação Musical e na disciplina de Classe de Conjunto Vocal estão incluídos nesta secção e relatam todos os passos tomados na prática pedagógica. A segunda parte é direcionada para o projeto de investigação, no qual a escolha do tema por parte da investigadora está relacionada com o seu percurso musical enquanto estudante e, agora, enquanto docente. Considerando que a improvisação não tem um lugar central na aprendizagem de um músico, a investigadora pretende promover o desenvolvimento de competências musicais, especialmente competências rítmicas, melódicas e expressivas, através da criação de jogos de improvisação nas aulas de Formação Musical. A metodologia utilizada foi a investigação-ação e a análise dos dados foi feita através de escalas de avaliação realizadas para o efeito. A fim de elaborar os jogos de improvisação, foi realizada uma pesquisa em torno de pedagogos como Orff, Gordon e Dalcroze. Por último, foram extraídas as conclusões do estudo no qual são apontados os aspetos positivos da investigação realizada, bem como as suas limitações.
Located in the historic area of Covilhã (Portugal), the Church of Santa Maria Maior has its origins in the Medieval era and was rebuilt in the 16th century. It underwent changes over time, and was, by the end of the 19th century, subjected to profound works that changed its typology. In the following century, more precisely in 1942, it was again profoundly restored. In 1943, its roof collapsed. Following its repair, a set of commissioned ceiling paintings were carried out by Professor António Esteves Lopes - also known as “Lopes da Covilhã” - a painter and promoter of multiple artistic areas in the Portuguese Beira Baixa region. The paintings comprise, to this date, ten different scenes with musical iconography, depicting musician angels, who play various instruments (chordophones and aerophones). Despite the epoch in which they were made - the 20th century -, these images try to recreate environments from the Middle Ages and the Renaissance. It is the goal of this chapter, to describe, analyze, and ichnographically/iconologically study these paintings, applying a historical and organological framing. The painter's aesthetic options and the medievalist and renaissance influence present in this artwork will also be addressed.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
Este trabalho de investigação tem como objetivo a elaboração de um compêndio de técnica vocal coral, que possa ser usado por todo o tipo de coros. A criação deste compêndio provém da constatação de um problema: a inexistência de um compêndio, manual ou guia de aquecimento vocal em português a que os maestros ou diretores de coros possam recorrer. O compêndio foi construído com base em manuais e guias de aquecimento vocal já existentes, embora noutras línguas, complementado pela criação de novos exercícios. Está distribuído e organizado pelos diferentes tipos de vozes: Vozes iguais (femininas, masculinas ou infantis) e vozes mistas. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada, onde é apresentada a cidade da realização da prática de ensino supervisionada, as instituições envolvidas na mesma e as turmas de trabalho, acompanhados de alguns planos e reflexões de aula. Por sua vez, a segunda parte é direcionada à técnica vocal coral, sendo referidos não só aspetos relevantes aos ensaios, maestros, a voz humana e a prática coral como também a análise dos programas de Coro existentes e dos inquéritos realizados na prática de ensino supervisionada. Nesta segunda parte é apresentada a proposta de Compêndio de técnica vocal Coral, acompanhada da sua validação por parte de profissionais da área.
O presente relatório recai sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante de Formação Musical e Classe de Conjunto. Numa primeira parte é apresentado o contexto escolar, as turmas com as quais foi realizado a Prática de Ensino Supervisionada, assim como todo o trabalho para a realização deste estudo, como, planificações e descrições sobre as aulas dadas, tanto da Formação Musical como da Classe de Conjunto. Numa segunda parte é apresentado o Estudo de Investigação, cujo tema abordado “Estratégias e Metodologias Aplicadas á Prática Coral”. É relevante que a técnica vocal é importante para uma preparação antes da prática coral, assim como para uma melhoria na qualidade vocal e respiratória. Concluindo, as metodologias e estratégias aplicadas neste estudo, aparentam ser apropriadas tanto para a melhoria vocal, como proporcionar ao aluno o gosto pela Prática Coral
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto