Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Assuming the positive impact of Information and Communication Technologies on learning of students with Intellectual and Developmental Difficulties and considering the articulation of the public system and the particular and cooperative system of schooling of these students in Portugal we will seek to guide a research in a comparative perspective according to an empirical approach, framed in the Comparative paradigm.
Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.
Tomando como referência os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a sua transformação em ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) destinados a alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e considerando a articulação do sistema público e do sistema particular e cooperativo de escolarização destes alunos em Portugal procurar-se-á orientar a pesquisa numa perspetiva comparada segundo uma abordagem empírica, enquadrada no paradigma Comparativista.