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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
O presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo de 2016/2017. A primeira parte foi realizada no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e expõe a prática de ensino supervisionada que ocorreu durante esse período. Foram escolhidos dois alunos de piano para análise das aulas individuais e um trio de violino violoncelo e piano para análise das aulas de conjunto. A segunda parte explicitou o desenvolvimento do projeto de investigação, englobando a fundamentação teórica do estudo, as entrevistas, e o desenvolvimento de partituras adaptadas para o nível de iniciação de piano. O projeto consistiu, numa primeira fase, no levantamento de dados para determinar a necessidade de desenvolver um método que tenha por base melodias folclóricas. Na segunda fase, procedeu-se à adaptação de melodias tradicionais para partituras adequadas ao nível de iniciação.
Contém: 42 peças : color., plástico, azul, amarelo, vermelho, verde
Dissertaçäo de Doutoramento apresentada para obtençäo do grau de Doutor no ramo de Didáctica na especialidade de Didáctica das Ciências
Lição apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a Área Científica de Supervisão e Didáctica das Ciências.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do grau de Doutor no ramo de Didáctica na especialidade de Didáctica das Ciências
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Resumo O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. O relatório divide-se em duas partes. Na primeira apresenta-se a descrição e reflexão crítica do estágio de natureza profissional, resultante do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto na Escola de Artes do Norte Alentejano em Portalegre e no polo de Sousel, respetivamente, durante o ano letivo de 2013/2014. Apresenta-se a caracterização do meio, das escolas e das turmas e, também, planificações e reflexões das respetivas aulas, por disciplina, para ilustração da prática de ensino supervisionada desenvolvida. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de investigação que se centra na análise da importância da disciplina de Formação Musical no contexto do Ensino Artístico Especializado da Música. Este estudo emergiu do contexto da prática, pela perceção, por um lado, do desfasamento entre os desatualizados programas da disciplina e a realidade atual desta, no âmbito da aprendizagem do instrumento nos cursos básicos, por outro, pelo facto de o ensino da música é ser procurado por muitos alunos, para quem o objetivo não é o de se tornarem profissionais na área da música mas apenas o de adquirirem alguma formação básica. Com vista a evidenciar a importância que é atribuída à Formação Musical no contexto do Ensino Especializado da Música, estabeleceram-se, como objetivos do estudo, identificar o papel da formação musical no Ensino Especializado de Música; identificar as razões que levam as crianças e seus encarregados de educação a optar pelo ensino Especializado da Música; identificar, junto dos docentes de várias comunidades educativas, as problemáticas e as necessidades mais prementes para o sucesso da disciplina; analisar o grau de satisfação dos discentes no âmbito da Formação Musical; estabelecer um paralelo entre a forma como se ensina e a forma como se aprende. Consideramos que a Formação Musical deve contribuir para que os alunos tenham a oportunidade de contactar, de conhecer e de adquirir uma visão universal da música, que lhes permita ter consciência da diversidade cultural. Contudo, existem vários problemas envolvidos que têm de ser ultrapassados. Nos programas da disciplina de Formação Musical, os diferentes géneros musicais não estão explicitamente assinalados, pelo que dependem da valorização que lhes é atribuída por cada um dos professores. Assim, os professores são os agentes do sistema de ensino cuja ação é determinante na escolha do repertório estando esta ação condicionada pela formação que tiveram.
A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
História do Reino Unido
Literatura russa
Política científica
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Relatório de Estágio a apresentar ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em educação pré–escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho final apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco) para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Relatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música ‐ Instrumento e Classe de Conjunto.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Didáctica.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O relatório de estágio profissional foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta prática foi realizada com uma turma de Formação Musical de 5º Grau e com uma Classe de Conjunto - Orquestra, com alunos entre o 4º e o 8º grau, pertencentes ao Conservatório de Música Choral Phydellius, em Torres Novas, no ano letivo de 2015/2016. Este relatório está dividido em duas partes distintas: A primeira parte diz respeito ao trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentada a caracterização do contexto e da escola Conservatório de Música Choral Phydellius bem como das turmas dos alunos nas quais desenvolvemos essa prática pedagógica. Apresentam-se, também, para ilustrar a sua concretização, algumas planificações de aulas e respetivas reflexões (relatórios de aula), bem como algumas reflexões sobre o estágio profissional. A segunda parte apresenta o estudo de investigação que desenvolvemos durante a Prática de Ensino Supervisionada, sob o tema “Canções Portuguesas da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX aplicadas ao ensino especializado da música (Formação Musical de 5º grau)”. São apresentadas algumas partituras de canções trabalhadas com os alunos durante a investigação e a análise do inquérito aplicado aos alunos do Conservatório de Música Choral Phydellius e de outros conservatórios do país, com o objetivo de aprofundar o conhecimento deste reportório e de compositores por parte dos alunos ao nível do 5º Grau do Ensino Especializado da Música.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Musica, variante de Formação Músical e Classe de Conjunto. Na primeira parte do relatorio aborda-se o trabalho desenvolvido na pratica de ensino supervisionado, apresentando a caraterizaçao das escolas e do meio envolvente em que o estagio foi realizado e, tambem, uma síntese da pratica pedagogica, quer de Formaçao Músical, quer de Classe de Conjunto, onde sao incluídas as planificaçoes, os objetivos gerais, as metodologias de avaliaçao e os relatorios das turmas, bem como uma reflexao pessoal acerca do trabalho desenvolvido durante a pratica de ensino supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta o estudo de investigação cujo tema e “O contributo do repertório de instrumento para a Iniciação Musical”. Esta tematica surge no sentido de procurar favorecer uma articulação entre o repertório de Instrumento e os conteúdos abordados na aula de Iniciação Musical. Questionávamo-nos acerca da necessidade de articular as disciplinas entre si, no sentido de facilitar, por um lado, a aquisição dos conhecimentos e, por outro, o conhecimento do repertório. Assim, este desafio colocou-nos perante as seguintes questões de investigação: (i) Como implementar estratégias utilizando repertório do instrumento, como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Iniciação Musical? (ii) Qual a receptividade dos alunos ao repertório dos instrumentos na Iniciação Musical? (iii) Qual a opinião dos professores de instrumento face à aplicação deste repertório, no desenvolvimento do aluno? Através de uma metodologia de índole qualitativa, o estudo permitiu-nos concluir que e importante a aplicação de repertório de Instrumento na aula de Iniciação Músical. A motivação dos alunos e notória e os resultados ao nível do seu desempenho as diferentes disciplinas e muito mais agregador
Este relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.
Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba duas partes. A primeira parte apresenta a prática de ensino supervisionada, assim como todos os seus elementos, seja a caracterização da instituição que a acolheu seja o meio envolvente e a escola de ensino artístico de música, seja a caraterização das turmas e o plano anual das aulas. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas, quer de Instrumento quer da Classe de Conjunto. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob o tema O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no Contexto Local e Nacional e no Ensino da Guitarra Clássica que pretende analisar o festival em si mesmo, perante a comunidade e enquanto incrementador do ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica. Já que o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, a caminho da terceira edição no corrente ano de 2017, organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e no qual temos estado envolvido, surgiu pela necessidade de colmatar a falta de oferta a nível formativo para os alunos de Guitarra Clássica do Centro Cultural de Amarante e pretendeu estabelecer-se como um evento guitarrístico de referência em Portugal, nada faria mais sentido, para nós, do que tomarmos como questão condutora do estudo: Qual o impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, no contexto de aprendizagem de guitarra no Centro Cultural de Amarante e no contexto guitarrístico local e nacional? A investigação que desenvolvemos pretendeu também constituir-se como reflexão sobre o percurso do festival até agora, servindo, nomeadamente, como “barómetro” para as futuras edições e sobre o seu papel no ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica, na instituição que o acolhe.
O presente relatório foca a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, assim como o trabalho de investigação levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Estes dois âmbitos, apesar de estritamente interrelacionados, são apresentados em duas partes sequenciais. A primeira parte é dedicada à Prática de Ensino Supervisionada, na qual se caracteriza o meio e contexto da escola, a própria escola e as classes em que desenvolvemos ensino de Instrumento – cravo e de Música de Conjunto, bem como se explanam as aulas e se apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido e denominado: O Papel da Improvisação no Ensino de Música de Câmara Antiga e a sua Aplicação no Ensino Básico. A improvisação sempre esteve muito presente na música ocidental até meados do século XIX; a sua cisão com a interpretação desde esta época parece querer perdurar, ainda que esta vertente seja, comprovadamente, um elemento essencial da música, enquanto criação, juntamente com a performance e a audição. Pretendeu-se, assim, estudar a aplicação dum método de improvisação com alunos de música do ensino básico no âmbito de música de câmara, tendo como principais finalidades o enriquecimento musical e a complementaridade à interpretação.
A avaliação é uma problemática em constante debate no mundo da educação. No que à performance musical diz respeito, esta problemática adensa-se devido à complexidade e características específicas do seu objeto. A avaliação da performance musical é uma tarefa que sofre influência de imensos fatores, musicais e não musicais, e sobre a qual existem noções e práticas imensamente díspares entre estabelecimentos de ensino e ainda distantes das conceções que podemos encontrar nas teorias e literatura relacionadas com a mesma. Como deve ser avaliada uma performance musical? Que aspetos deve contemplar? Que aproximação deve ter? Que ferramentas de avaliação existem especificamente aplicadas à performance musical? São algumas das questões colocadas neste estudo além da reflexão feita relativamente a esta dimensão da educação que, apesar de essencial, divide opiniões e é fonte de dúvidas entre os docentes e investigadores.
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas planificações e reflexões de aulas observadas, lecionadas e partilhadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, assim como com uma reflexão final sobre a mesma. Em relação à unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi abordar o impacto que estímulos musicais têm no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. Esta abordagem foi criada através da implementação e análise de uma série de estímulos, inicialmente apenas sonoros, prosseguindo e evoluindo para estímulos musicais e de géneros variados. Os resultados foram obtidos através de observação direta aquando a implementação do estímulo, sendo este analisados através da demonstração de prazer ou relaxamento por parte dos sujeitos. Por último foram retiradas conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspetos positivos e resultados da investigação realizada.
O presente relatório insere-se no Mestrado do ensino da música do ano letivo 2017/2018 e inclui duas partes complementares. Na primeira parte apresentam-se evidências do desenvolvimento da Prática do Ensino Supervisionada em Ensino de Música (Estágio Pedagógico), que decorreu na Academia de Música de Alcobaça e, em articulação deste com o Colégio Frei Cristóvão, no conselho de Caldas da Rainha. Apresenta-se a contextualização da Prática, a caracterização das turmas e exemplos de planificações, desenvolvimento e reflexão de um conjunto de aulas lecionadas sob orientação e supervisão. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de cariz investigativo que tem como objetivo implementar uma metodologia específica do ensino do ritmo nos 1º e 2º graus de Formação Musical do Ensino Especializado de Música, recorrendo a manuais já existentes como também à nossa experiência pessoal e prática pedagógica no ensino de Música. A metodologia didático-pedagógica que foi implementada pretende formar e consolidar as aprendizagens dos alunos relativamente aos conteúdos rítmicos, para que consigam ultrapassar as suas dificuldades recorrendo a esta metodologia, individualmente ou sempre que for necessário, com a ajuda do docente.
O presente Relatório organiza-se em duas partes interligadas de modo a traduzir a realidade experienciada ao longo do ano de Estágio Pedagógico (Prática de Ensino Supervisionada) no qual se desenvolveu um estudo de investigação. Se na primeira parte se contextualiza o meio, a escola, as turmas e a própria planificação e prática desenvolvida e refletida, na segunda parte apresenta-se o estudo de investigação dela emergente. O estudo que desenvolvemos apresenta uma visão pedagógica de promoção do sucesso e da motivação na disciplina de Formação Musical, através da identificação e discussão de vários pontos estratégicos de trabalho dentro da didática da disciplina de Formação Musical. Iniciando pela abordagem ao papel do professor e pela apresentação de teorias educacionais e motivacionais, o tema foi fundamentado através de outros conceitos associados à aprendizagem musical, como a auralidade e/ou o termo “bom músico”. De modo a enquadrar teoricamente a investigação, referenciou-se um estudo de casos no âmbito da Formação Musical, servindo para despertar a discussão e reflexão do tema que abordamos. Desenvolveu-se uma metodologia de investigação de índole qualitativa descritiva, baseada na técnica de inquérito, com uma versão para professor e outra para aluno, com a qual se pretendeu conhecer e compreender quais as práticas pedagógicas aplicadas na disciplina, relacionando-a com os níveis de sucesso e motivação. Após a análise dos dados do estudo, onde participaram 140 inquiridos (52 professores e 88 alunos), concluiu-se que existem algumas alterações que podem ser feitas no panorama da Formação Musical, pois, de acordo com 62% dos professores a disciplina não é motivante. A essência das práticas adotadas nas aulas pelos professores evidencia-as como uma das origens de problemas, sendo que o professor, de acordo com os alunos inquiridos, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma aprendizagem musical motivada e bem-sucedida. Desta forma, defendemos vários pontos de vista, em cada um dos capítulos, que podem alicerçar a aprendizagem da disciplina através da sua reflexão, baseada em publicações sobre a pedagogia e a psicologia da música. A conjugação entre as várias pesquisas citadas e o estudo de casos da investigação, foram um complemento essencial para o desenvolvimento deste Relatório, contribuindo, significativamente, para a apresentação de uma visão pedagógica de promoção do sucesso e motivação na disciplina de Formação Musical.
A primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos.
Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes, refletindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O propósito da primeira secção passa por descrever o estágio pedagógico, completado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este decorreu durante o ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Castelo Branco. A segunda parte do Relatório incide sobre um estudo de investigação de natureza experimental, realizado no escopo da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. O mesmo pretendeu examinar e compreender a conexão entre a improvisação no jazz, a autoeficácia, a autoconfiança e a motivação. Devido a, na esfera do jazz, ser expectável que os músicos improvisem, afigurou-se que seria uma mais-valia abordar este assunto através de uma tentativa de otimizar a performance dos sujeitos da amostra neste domínio da música. Foi então aplicado um modelo de treino coletivo da improvisação, que visou levar os indivíduos a experienciar um nível mais alto de confiança nas suas aptidões musicais, tornando-os consequentemente mais motivados para improvisar. No fim, foi de facto possível confirmar a existência de uma relação causa-efeito entre os constructos supramencionados.
O presente Relatório Final do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB) é constituído por duas partes distintas. A primeira parte, denominada de Prática de Ensino Supervisionada, apresenta, descreve e reflete o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de prática de ensino realizado na Academia de Música e Dança do Fundão [AMDF], orientado e supervisionado, respetivamente, pelo Professor Carlos Branco e pelo Professor Doutor Adriano Aguiar. Nesta parte, é feita a caracterização da escola e do meio onde esta está situada, a cidade do Fundão, apresenta-se a caracterização dos alunos envolvidos no nosso estágio, bem como a descrição das atividades realizadas com os mesmos durante as aulas de instrumento e as aulas de classe de conjunto. A segunda parte, denominada “Linhas de Orientação para uma Abordagem Pedagógica ao Contrabaixo Barroco”, reúne um conjunto de informações orientadoras para a iniciação do estudo e interpretação do instrumento Contrabaixo no âmbito da Música Antiga. Engloba o contexto da interpretação dos reportórios dos séculos XVI, XVII e XVIII, as características da sua linguagem e os alicerces que permitem uma aproximação a uma abordagem pedagógica com características históricas. Sendo direcionado para o Contrabaixo, o trabalho foca a principal linha de interpretação deste instrumento versando a conceptualização da realização de um baixo contínuo. Tenta, igualmente, explanar a origem da designação do instrumento bem como as características dos materiais para a sua prática musical.
A primeira parte deste documento consiste num Relatório de Estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Música de Santa Cecília, centrando-se o relatório na contextualização da escola e do seu modelo de ensino seguido da descrição das práticas educativas e breve reflexão crítica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte deste documento apresenta um estudo assente num Projeto de Investigação concebido e desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. O nosso estudo teve como objetivo aprofundar e analisar a experiência que está a ser realizada com os alunos do 7º e 8º ano da AMSC do Ensino especializado da música na disciplina de Formação Musical. Com esta experiência pretendíamos aumentar os níveis de motivação para a disciplina procurando encontrar novas abordagens e estratégias, podendo estas fomentar uma interligação mais concreta com a disciplina de instrumento através da prática instrumental nas aulas de Formação Musical. Nestas novas abordagens passam a existir trabalhos individuais e em grupo de caráter criativo, incidindo estes nas matérias do programa da disciplina, permitindo aos alunos ter uma relação intrínseca com as mesmas, seja ao nível da exploração de ferramentas informáticas musicais, seja ao nível da improvisação e performance das suas composições. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção das estratégias foi avaliada com a realização de um inquérito aos alunos envolvidos no projeto e consequente análise de dados. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de abordagens e estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da disciplina.
Surge o presente trabalho no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), sob a orientação da Professora Doutora Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão e do Professor José Filomeno Martins Raimundo. Está dividido em duas partes: I) Prática de Ensino Supervisionada e II) Projeto de Investigação — O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado. Na primeira parte apresenta-se uma síntese e reflexão crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas em estágio de natureza profissional decorrido na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Observaram-se e orientaram-se aulas das disciplinas de Formação Musical e de Classe de Conjunto (Orquestra) do Projeto Orquestra Geração. Na segunda parte — estudo de investigação aplicada com o título O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado — apresenta-se como produto final um referencial da oferta de préiniciação musical no âmbito do ensino artístico especializado. Esta apresentação decorre de um plano de investigação assente na aplicação de questionários dirigidos a docentes das escolas de ensino artístico especializado de música da Área Metropolitana de Lisboa, que visa responder às seguintes questões de pesquisa: Q1. Qual a pertinência da existência de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? Q2. Qual/quais a(s) disciplina(s) ou área(s) disciplinares que deve(m) ser constituinte(s) de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar?; Q3. Qual/quais a(s) metodologia(s) a adotar, na lecionação de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? O plano de investigação foi precedido de uma revisão de literatura que permitiu a problematização de conceitos basilares do desenvolvimento do projeto, a saber: educação pré-escolar, educação artística, pré-escolar e subdomínio da música, ensino artístico especializado, iniciação em música, formação musical e metodologias ativas de aprendizagem.
O presente relatório vem no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto e está dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada que foi realizada no ano letivo 2020-2021 no Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum”. Nela encontram-se os diversos dados relativos a este estágio como contextualização da escola e da turma, sumários, planificações e reflexões. Na segunda parte, desenvolvemos a problemática orientadora do estudo de investigação conduzido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e tentamos, a partir da Música Tradicional Portuguesa, encontrar mecanismos e estratégias para ultrapassar a problemática do desenvolvimento da perceção auditiva dos alunos de Formação Musical. O estudo foi desenvolvido através de uma metodologia de índole qualitativa na forma de investigação-ação (I-A). Foram criados inquéritos por questionário e usadas as fichas de avaliação para analisar os resultados obtidos pelos alunos de modo a obter os resultados e deles inferir conclusões. Concluímos que é positivo o impacto do uso da música tradicional portuguesa no processo de desenvolvimento da perceção auditiva bem como na motivação dos alunos de Formação Musical.
A primeira parte do presente Relatório de Mestrado em Ensino de Música contempla uma síntese das atividades letivas das disciplinas de Trompete e de Classe de Conjunto, que integraram a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo de 2020/2021. O estágio decorreu no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, em Viseu. Apresenta-se uma contextualização da cidade e do Conservatório, uma breve caracterização dos alunos das referidas disciplinas, bem como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano letivo e uma reflexão crítica final. Na segunda parte do referido relatório, desenvolve-se um plano de investigação baseado em estudos de casos múltiplos, tendo em vista testar a eficácia pedagógica dos exercícios de buzzing no aperfeiçoamento da embocadura. A embocadura compreende o uso do sistema músculo-esquelético facial em contacto com o bocal ou boquilha dos instrumentos de sopro aquando da prática musical. Uma boa embocadura permite que o instrumentista domine a passagem do fluxo de ar, responsável pela vibração, pela qualidade sonora, pelo registo pretendido, sem causar danos no sistema músculo-esquelético que mobiliza. A embocadura inadequada acarreta prejuízos, não só a nível de execução, mas também a nível de lesões físicas e de eventuais problemas psicológicos no instrumentista. Nos instrumentistas de metal, o som é produzido através da vibração labial, sendo o instrumento apenas um amplificador das referidas vibrações. Os exercícios de buzzing (vibração labial) são considerados por muitos autores uma ferramenta benéfica na formação da embocadura, permitindo trabalhar simultaneamente todos os componentes intervenientes na prática instrumental. Para a consecução do objetivo apresentado, foi proposto aos alunos um guia de exercícios, que inclui uma tabela de apoio ao estudo. A evolução do desenvolvimento da embocadura foi aferida através de um teste inicial, um teste intermédio e um teste final à embocadura, elaborado por Colson (1998), complementado com questionários aos intervenientes na investigação. Os resultados foram objeto de análise qualitativa e quantitativa, no sentido de compreender o contributo desta prática no desenvolvimento da embocadura nos trompetistas. A referida análise permitiu concluir que dos oito casos em estudo, houve melhorias significativas em três casos, melhorias menos evidentes em dois, dois casos sem evidência de evolução (positiva ou negativa) e um caso inconclusivo.
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, especificamente, a caraterização do conservatório e do meio envolvente, a caracterização do aluno da classe de tuba, a caracterização e o acompanhamento de uma classe de conjunto, as planificações de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte, emergindo de circunstâncias e problemas da prática, é exibido o trabalho de investigação sob o título A importância dos exercícios de reforço muscular para uma melhor performance na tuba. No âmbito da prática de instrumentos de sopro, muitos instrumentistas têm contraído algumas lesões musculares ao nível da embocadura para a prática correta do seu instrumento. Neste âmbito, foi desenvolvido um Método de exercícios que fortaleçam a musculatura ao nível da embocadura dos músicos, o que veio a contribuir para a organização de uma brochura que apresenta e descreve instrumentos para o reforço da embocadura e apresenta exercícios que podem ser executados para minorar lesões provocados por instrumentos de sopro, como é o caso da tuba. Também procedemos à construção de um questionário que passámos a vários músicos que possam já ter sofrido alguma dessas lesões musculares, ou, de qualquer modo, terem conhecimento sobre o tema. Da análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que a performance musical pode ser prejudicada pelas lesões musculares, mas, também pode ser melhorada através de exercícios específicos de reforço muscular, com o objetivo de fortalecer a embocadura
A primeira parte deste documento consta de um Relato rio de Esta gio no a mbito da disciplina de Formaça o Musical, enquadrada na unidade curricular de Pra tica de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Mu sica de Almada, centrando-se o relato rio na contextualizaça o da escola e do seu modelo de ensino, descriça o das pra ticas educativas e breve reflexa o crí tica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte do documento apresenta um Estudo de Investigaça o realizado no a mbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artí stico. Neste, partiu-se da criaça o de um material dida tico e lu dico para a iniciaça o a leitura musical, concebido como jogo de utilizaça o aberta, com vista a aplicaça o e experimentaça o em contexto escolar – o LerAoCubo. Foi intença o que o material contivesse, na sua ge nese, as qualidades de versatilidade e de ludicidade. A qualidade de versatilidade pretende trazer a possibilidade de reutilizaça o do material e da utilizaça o do mesmo para va rios fins, reduzindo assim o seu impacto ambiental. A qualidade de ludicidade pretende, a trave s do jogo e do riso, envolver a criança no processo de aprendizagem, permitindo que se crie um ví nculo com o material. O jogo foi utilizado e experimentado em contexto de aula por um conjunto de alunos e professores, com o objetivo de aferir a sua efica cia pedago gica e de observar a recetividade dos alunos, que registaram a sua experie ncia numa entrevista, posteriormente analisada.
A primeira parte deste documento consiste no trabalho elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, componente de Formação Musical e Música de Conjunto. Esta atividade letiva, pormenorizada no presente trabalho, ocorreu entre o anos 2018 e 2019, na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), em Lisboa. O documento começa por apresentar a contextualização da escola e o seu modelo de ensino e, posteriormente, são descritas as práticas educativas e apresentada uma breve reflexão crítica ao trabalho desenvol-vido com as turmas em que decorreu o nosso estágio pedagógico. A segunda parte deste documento apresenta um estudo assente num Projeto de investigação concebido e desenvolvido no âmbito da unidade curricular projeto de Ensino Artístico e emergente da Prática. O estudo incide sobre um projeto de investi-gação-ação de caráter qualitativo que abrange a aquisição de dados, observação dire-ta e recolha de dados orais, assim como questionários aplicados aos participantes. Este Projeto de Investigação fez parte do Projeto Interdisciplinar Conta-me um segre-do dos alunos do 1º ciclo da AMSC. Começou-se por explorar as capacidades criativas dos alunos, através de atividades ligadas à improvisação rítmica e melódica. Segui-damente, desenvolveu-se um trabalho de composição de melodias para quadras ela-boradas no contexto da disciplina de Português, pelos alunos, em pequenos grupos. Por fim, realizou-se uma apresentação da disciplina de Coro, com a colaboração de todas as disciplinas envolvidas. A experiência realizada teve como principal objetivo observar e verificar se existe ligação entre a realização criativa e a motivação e, simul-taneamente, explorar novas estratégias que fomentem uma inter-relação entre a cria-ção e os conteúdos da aula de Formação Musical. No final, foram analisadas as respostas ao questionário realizado aos alunos, com o objetivo de compreender a importância da participação neste projeto, no que toca à motivação dos alunos no âmbito da disciplina de Formação Musical. A realização deste projeto poderá contribuir para a elaboração de projetos futuros que tenham como objetivo envolver os alunos no processo criativo e, deste modo, ser facilitador do seu desenvolvimento musical e humano.