Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
O presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.